14 agosto 2007

Minha visão do Subprime, FED & outras coisas

Bom dia pessoal,

Agora que passou o furacão, as coisas começam a ficar mais claras.

A primeira coisa que quero dizer é que não acredito em "Credit Crush" como falou a Mirian Leitão no "Bom dia Brasil".

Na minha opinião, o problema que assistimos é de liquidez "Liquidity Crush" especialmente focado nos tais pacotes securitizados com as hipotecas (MBS).

Lendo alguns sites gringos, é fácil perceber a diferença, pois não existe ainda um problema de crédito no mercado americano. Bancos continuam emprestando dinheiro e continuam fazendo suas hipotecas.

A diferença é que agora, o tomador é qualificado, ou seja, tem condições de pagar pelo empréstimo. Nada parecido com o subprime que nada mais era que um empréstimo feito a um tomador não qualificado.

Bom, mas então qual é o problema? Por que tanto barulho?

Por uma simples razão, estimativas contam que há hoje no mercado aproximadamente U$ 2 Trilhões de MBS, que de uma hora para outra perderam a liquidez, ou seja, os bancos que normalmente negociavam esses instrumentos deixaram de aceitar os MBS como garantias para novos empréstimos.

A razão na verdade é muito simples, depois de tanto cortar, remodelar, re-empacotar os créditos em instrumentos complexos e alavancados, ninguém sabe direito o que cada pacote contém e por isso na verdade, ninguém sabe dizer quanto cada pacote vale de verdade, esse é todo o problema.

Sem saber quanto valem os "pacotes" os fundos sequer conseguem 'valorar' eventuais saques (eg. PNB Paribas), o que aumentou o nervosismo dos mercados.

É nessa hora que entram em ação os bancos centrais do mundo todo. Diga-se, fazendo o papel que se espera de um banco central, que é dar estabilidade ao sistema financeiro.

Se há uma crise de liquidez, é papel dos BC's prover essa liquidez, justamente para evitar que uma situação pontual, transforme-se numa catástrofe.

Quem se interessa pelo assunto pode estudar a crise de 1929 pra saber porque os BC's querem garantir a liquidez dos mercados.

Bom, mas o que os BC's estão fazendo então? Estão emprestando dinheiro justamente para os culpados por essa doideira toda?

A resposta é não, os BC's estão somente dando liquidez ao sistema de MBS, pois no momento atual ninguém consegue valorar esses instrumentos e por isso ninguém os está negociando.

Os BC's então emprestam dinheiro de curtissímo prazo (3 dias) aos bancos e/ou instituições financeiras, aceitando as MBS como "colateral".

O resultado é que todos conseguem comprar o ativo mais importante em momentos de crise: TEMPO.

E com tempo, é possível encontrar o valor correto dos MBS, o que permitiria o retorno gradual da liquidez nesse mercado.

Isso estando resolvido, o mercado passa a ter espaço para novas valorizações, com muitos ativos a preços pra lá de convidativos.

Caso o problema persista por muito tempo, talvez seja necessária uma intervenção de maior vulto.

Para o bem de todos nós, é melhor pensar na primeira alternativa. :-)

Bom dia a todos.

[]'s

DrFox

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Fox,
Gostei da tua analise. Você poderia divulgar tuas fontes de informações gringas, pois este assunto me interessa, e já percebi que por aqui na há analises tão consistentes.
Um abraço,
Julien

DrFox disse...

Oi Julien,

Primeiramente obrigado pela visita.

Quanto as fontes, não tenho uma base fixa, vou navegando conforme São Google vai mostrando o caminho.

Não tem outro jeito, tem que pegar a picareta e garimpar muito pra conseguir construir um raciocínio, sem esquecer que tem muita porcaria na net.

Uma sugestão para as primeiras pesquisas: "carry trade"

[]'s

Anônimo disse...

Dr. Fox para Ministro da Fazenda!! :)

DrFox disse...

Oi Pedro Henrique,

Menos, menos! rsrs

Obrigado pela visita, mas deixando essa coisa de ministro de lado, que tal colocar algum contra-ponto?

Eu gosto de debater idéias e as minhas estão longe de ser perfeitas ou corretas, preciso ainda lapidar bastante.

[]'s

Anônimo disse...

Fox,

Esse período de turbulências me fez aprofundar os estudos sobre a movimentação do mercado de ações na Bolsa SP. Antes eu guiava meus posicionamentos seguindo apenas a escola dos grafistas. Confesso que percebi uma certa confusão nessa prática de compra em retração de 62% de Fibonacci, resistência, preconizada pela escola grafista. Em um dia é Stop e dois dias depois compra estratégica.

Utilizando o Metastock nos últimos meses, passei a adotar a seguinte estratégia: observar sempre os gráficos semanais e mensais, confiando do Stochastic Oscilator, MACD, e nas MM50 e MM200, conforme você observa sempre em seus gráficos.

Parabéns pelo Forum.

Dreamliner.

DrFox disse...

Olá Dreamliner,

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Acredito que é por ai mesmo, AT/AF são apenas ferramentas, cabe a nós aprender a utilizar todo o potencial que elas oferecem.

No mais, acho que nada substitui uma boa gestão nas empresas e isso, com um pouco de trabalho de pesquisa não é tão dificil de ser feito.

[]'s