14 agosto 2007

Vitória dos Ursos (clap clap clap), mas e dái?

Boa tarde pessoal,

Hoje finalmente os ursos conseguiram arrastar os níveis de preços abaixo dos suportes tanto no Dow Jones quanto no IBOV.

Pra muita gente o dia de hoje representou perdas reais, por duas razões:

1) Por estar concentrado em um único ativo e 100% investido, i.e., sem margem de manobra.

2) Por saber operar apenas de forma cartesiana.


A primeira razão, é resultado de uma alocação de capital insuficiente para operar na bolsa, fato que apesar de verdadeiro, ainda é desconhecido da maioria.

Invariavelmente, esse 'novato', que tem pouco dinheiro, pouca paciência e pouca informação acaba bandeando para as opções, na ESPERANÇA (falsa é claro), de obter ganhos rapidamente.


A segunda razão, decorre também da falta de recursos em quantidade adequada e também da enorme desinformação reinante em nosso mercado.

O investidor que pretende sair do plano cartesiano, tem que seguir uma romaria até entender como as coisas realmente funcionam. Muitos detalhes e ninguém interessado em explicar.

Corretora então, só quer a sua grana e que você faça milhares de trades, de preferência perdendo, assim é mais fácil te convencer a fazer mais uma burrada.
=======================================

Tá! Mas e o "...e daí?" do título.

Bom o "... e daí?" é que para aqueles que conseguem cumprir esse calvário todo, existe sim recompensa no final do arco-iris.

Então voltando ao pregão não só de hoje, mas de alguns dias, quando a retomada da alta falhou e eu tracei minha estratégia.

Nesse momento, resolvi colocar em prática um instrumento que eu já vinha estudando há muito tempo, que testei aqui numa queda recente, que apliquei no inicio dessa queda (de forma errada), e que agora pretendo aplicar da forma certa.

Pra quem ainda não sabe estou falando de HEDGE (proteção).

Eu desenhei um operação para proteger minha carteira de VALE5, através da venda de mini-contratos futuros.

Essa região de congestão foi meu ponto de entrada e através de alguns cálculos ralacionados aos Betas, determinei uma relação de quantidade de contratos do mini que iria vender para cada lote de Vale que eu possuia.

O resultado é que apesar de assistir uma queda de 5% do ativo (sem volume compatível, digas-se de passagem), não perdi nem um centavo. Ao contrário ganhei mais vendendo o mini do que caiu a Vale.

No mais, quando se faz um hedge, a variação nominal perde importância, pois ele é feito justamente para deixar ambos flutuarem ao sabor do mercado.

Ai vem a pergunta: "Mas não seria melhor vender as VALE5 e embolsar o lucro?"

A resposta é: Depende!

Dependo de seus objetivos na bolsa e de como visualiza sua carteira e seus investimentos.

Se eu vendesse minhas Vale hoje, teria que arcar com um imposto de 7,5% sobre o capital investido no ativo, a título de IR sobre lucro.

Vendendo o mini, primeiro tenho a meu favor o fato de que não realizei nada ainda, então não há ainda imposto a pagar.

Segundo, caso venha a realizar o lucro nos mini-contratos, o lucro relativo será muito menor e com ele o IR a ser pago.

Se a operação realmente encerrar com lucro, num ponto onde a tendência pareça reverter, teria ainda a meu favor, o lucro obtido, que pode ser inclusive utilizado para comprar mais ações da Vale a um preço descontado. Excelente negócio. :)

Se e quando as ações voltarem ao patamar anterior, terei não só evitado perdas na quantidade de ações detidas (pelo IR), como terei adicionado mais ações ao lote.

Se você pensa num horizonte acima de 10 anos para sua carteira, essas pequenas diferenças, quando somadas lá na frente, serão de proporções astronômicas.

Mais uma vez, é tudo uma questão de estratégia

[]'s

DrFox

10 comentários:

Seagull disse...

Grande Fox!

A guerra está longe de terminar para alguem cantar vitória.

Na verdade, vence quem se mantém vivo no mercado...

Ganha-se algumas batalhas, perde-se em outras. O jogo não acaba nunca. O dinheiro da conta, sim!

Por isso não tenho time. Jogo com quem acredito ter mais chances de ser favorecido...

Muita água ainda vai rolar por baixo desta ponte, e entre ursos e touros, vou continuar sendo apenas um passarinho que sabe o seu tamanho nesta briga de gigantes!

Forte abraço

^v^

Anônimo disse...

gostaria que você falasse mais de como, através do beta, você define a quantidade de minis para vender.

mas acho que pode ter um risco de você perder tanto no papel quanto no índice, ou eu estaria errado. Basta que o índice vá em dire~
ao contrária do papel. Se for verdade, você precisa de marcador para decidir desmontar a operação.
Além de que precisa ter margem para operar ações, não consegui ainda que a corretora aceite minhas ações como garantia.

DrFox disse...

Oi Marcio,

Uma guerra é feita de batalhas. Essa de hoje os ursos ganharam, derrubaram um suporte que estava teimando há três semanas.

Mais importante que isso, é que o hedge funcionou e mesmo com as quedas recentes, meu capital e o ganho duramente acumulado está sendo preservado.

Será que escolhi mal o título do artigo? :-)

[]'s

DrFox disse...

Olá Wil123,

Bom te ver por aqui de novo.

Risco existe em qualquer atividade, na bolsa então, o efeito é multiplicado pois é você que gere o seu próprio risco.

Se a pessoa não consegue lidar com o risco terá dificuldades sérias em sua vida na bolsa.


A relação com os betas por enquanto é apenas uma regra de três, gosto das coisas simples.

Realmente, os existe a possibilidade de cada um andar para um lado no curto prazo, mas no longo prazo a correlação é positiva e elevada.

Como disse o Livermore: "Tomada uma posição, é o não fazer nada que te faz ganhar dinheiro."

Quem tenta pegar as oscilações de curto prazo, pode até acertar algumas, mas no final perde a perspectiva e acaba balançado pelas ondas, sem rumo e sem controle.

[]'s

Anônimo disse...

Dr.Fox,

a estratégia é interessante sem dúvida e amplamente difundida entre as carteiras de diversas corretoras e fundos, mas a questão continua se resumindo no timing.
Explico. A partir do momento que o hedge é feito exclusivamente para uma ação e para uma parcela da carteira, o momento de compra dos minis torna-se fundamental para que a operação alcance o objetivo desejado.
Fazer o hedge de uma carteira, utilizando o beta, como você mencionou, me parece o mais correto. Desde que você defina um percentual de proteção no mercado de derivativos, e o sustente independente da direção do mercado.

Caso contrário o risco embutido na trava que você fez vai continuar o mesmo, ou seja dependente do momento de compra e venda.

Grande Abraço
CHRistian
www.chrinvestor.com

Anônimo disse...

Fox

Ursos no ataque, vamos ver até onde vai esta queda, se o DJ se segura nos 12.800.

Os ganhos com as opções do mês passado foram excelentes, mas este mês minhas opiças viraram pó.

E o Yo... tentou avisar sobre ficar vendido em índice mas minha corretorazinha só me faz (DES)favores, minha culpa que estou lá ainda.

Segue o jogo
:)

Junior

Anônimo disse...

Dr.Fox

Parabéns pelo lúcido comentário.

Tapetele

Unknown disse...

Fox,

Eu acharia legal se em um post futuro você demonstrar os calculos que fez para determinar a quantidade de mini que vendeu. Mesmo que use valores fictícios eu acho bem interessante!

[]s
Atz

DrFox disse...

Caramba,

Esse post rendeu, 500 visitas ontem.

Christian, concordo com você e digo a posição é casada. Na primeira parte da queda fiquei tentando calibrar durante o pregão quanto ficar vendido, mas não gostei do resultado. A posição agora é fixa e com espaço pra oscilar no mercado, o tempo se encarregará de suavizar os efeitos.

Junior, obrigado pelos comentários, acho que estamos mesmo em direção a mm200.

Tapetele, que surpresa agradável a sua visita meu amigo.

Atz, pra calcular o beta é só aplicar a fórmula, tem no google.

Depois disso, regrinha de três básica.
[]'s

Anônimo disse...

Fox

Alguns foristas que até acredito sejam equilibrados estão quase vestindo as "Armaduras dos Cavaleiros do Apocalipse".

Realmente não esperava, esta postura, mas quem sabe como anda o EMOCIONAL nestas horas, poderiam estar muito vendidos ou alavancados, e o EMOCIONAL fala mais alto.

Entende-se, mas são pessoas que operam a tempos na bolsa, deveriam estar mais preparadas emocionalmente.

Segue o jogo

Junior (Dominium)