23 agosto 2007

IBOV - Novo teste dos suportes?

Boa noite pessoal,

Ainda me impressiono com a volatilidade não dos mercados, mas das pessoas.

Já repararam como o humor oscila da catástrofe total para o céu de brigadeiro em um piscar de olhos.

Minha percepção desses eventos que são parte da natureza humana, é de que mesmo com tanta vontade de se antecipar ao mercado, acabam por criar profecias auto-realizáveis.

Eu já há algum tempo deixei de acreditar que a bolsa é regida pelas regras do livre mercado ou mesmo na teoria dos mercados eficientes.

Existe uma massa de investidores que chamo de "qualificados" que possuem um acesso assimétrico aos recursos e informações.

Esse acesso privilegiado, somado a um enorme poderio financeiro, permite a eles de tempos em tempos "brincar" com o mercado.

Claro que sendo humanos, muitos desses investidores também erram a mão e muitos acabam quebrados, faz parte do jogo.

Hoje, vendo parte das notícias, todos falam que a situação melhorou por causa da atuação do FED na "crise" do subprime.

Chamar isso de crise é pra mim uma piada, pois esses créditos "podres" representam uma parcela tão infima da economia Americana que mesmo que houvesse 100% de default, o impacto seria de menos de 1% sobre a economia total.

A razão verdadeira desse refresco que o mercado recebeu essa semana atende pelo nome de "Yen Carry Trade" e está relacionado a dois fatores positivos:

  1. A recuperação (ainda que timida) da cotação do Yen perante o Dolar (vide gráfico)
  2. A decisão do FED Japonês em manter inalterada a taxa de juros desses empréstimos.
Como resultado desses dois fatores pode-se perceber uma retomada de novos empréstimos em Ienes, que em breve estarão aportando novamente nos mercados emergentes e mais uma vez impulsionando as bolsas locais.

Por aqui, existem duas possibilidades: A primeira de que esse dinheiro entre e puxe a bolsa já a partir do patamar atual, ou então que os preços sejam forçados a patamares mais baixos (mm200 ou 45k), para permitir uma entrada mais confortável dos qualificados.

Claro que tudo isso são apenas elocubrações (sic) de uma mente curiosa, não devendo servir de base para nenhuma decisão.

Uma boa noite.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

fala, DrFox.
concordo, subprime é um problema pequeno para o tamanho da economia americana.

mas esta crise abre espaço para pensar em como anda o mercado imobiliário. A valorização dos imóveis, de forma geral, permitiu aos americanos aumentaram seus valores tomados em hipotecas, gerando uma renda que ajudou os americanos a manter parte de seu padrão de consumo.

Abraços!

DrFox disse...

Oi Wil123,

Sempre com boas colocações, parabéns.

Concordo que para aqueles que foram atingidos diretamente, o poder de consumo irá cair exponencialmente, mas se pensarmos que o sistema é fechado, esse dinheiro que ele perdeu foi ganho por alguém que agora tem um maior poder de compra.

Então em termos gerais, o resultado é bom para a economia, pois acelerou o giro do dinheiro em mãos dos consumidores.

No mais, esse mesmo cara que hoje chora porque perdeu a casa, não pensou nisso quando assumiu um financiamento que não podia pagar.

No momento da compra, ele quis bancar o espertinho e especulou com um ativo que não deveria ou que não tinha capacidade para especular.

Nada diferente do que alguém que empresta dinheiro para aplicar em ações, se elas desvalorizam ele se ferra.

Eu vejo a situação dessa forma. Quem aceitou sua condição financeira e fez empréstimos dentro do seu orçamento, está passando sem sustos por essa crise.

Agora, quando o assunto for carry trade, ai sim eu fico preocupado, pois são montanhas gigantescas de dinheiro operadas por gente graúda.

Esse ai mete medo.!

[]'s