01 agosto 2007

Minha Visão do IBOV

Boa noite pessoal,

Os últimos dias tem proporcionado grandes movimentos em velocidades fantásticas.

Sorte dos devoradores de volatilidade que pelo jeito, fizeram a festa.

Continuo ressabiado com essa queda, afinal o IBOV perdeu mais de 5.500 pontos em apenas 4 pregões, mas o volume me pareceu baixo para uma faixa tão expressiva.

Olhando o gráfico de 5 minutos, percebe-se que somente em dois momentos a queda foi acompanhada de volume.

Interessante notar também a concentração do volume em eventos específicos ou no final do pregão. Confesso que não tenho a leitura desse fato, vou investigar e quando souber algo, volto pra comentar.

Voltando ao gráfico diário, fiquei com a impressão de que voltamos a negociar numa faixa de suporte entre 55k e 53,7k.

Tive também a sensação de que a queda pode ter encontrado seu fundo na região dos 53.000 pontos.

Claro que o movimento de reação dos touros ocorrida no final do pregão de ontem impressiona, mas ainda não permite uma definição.

Mas quem é que disse que a hora boa para entrar ou sair do mercado é quando há uma definição. O normal é que quando isso ocorre, as oportunidades reais já não mais existam.

Bolsa é investimento de risco e se você não aceita esse fato, dificilmente ganhará dinheiro significativo. É ilusão querer investir com segurança num mercado que pode mudar com tanta velocidade.

O que é possível e que realmente dá resultado, é gerir esse risco e o capital e desde que comecei a aplicar essa gestão em meus trades.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Fox bom dia, gostaria, se possível, de sua análise sobre esse tema, obrigado.

Credit Suisse avalia mercados e alerta: o apetite por risco está despencando

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=758523&path=/investimentos/

DrFox disse...

Oi Carlos,

Obrigado pela visita e pela participação.

Li a matéria que você indicou, mas ainda não tenho opinião formada sobre o assunto.

Costumo não dar bola pra esse tipo de informação, na maioria das vezes, são informações viesadas, principalmente vindo de 'partes interessadas'.

Tudo que eu publico no blog, traduz o que eu vejo efetivamente no mercado.

As opiniões que coloco, são formadas lentamente, absorvendo informação de diversas fontes.

A conclusão final é 100% minha e é nessa que me baseio, o resto, ignoro solenemente.

[]'s