31 julho 2007

Estudo de Tendência - Posição Jul/07

Boa noite pessoal,

Mais um mês termina, mais um ciclo.

Dessa vez, parece que temos novidades no horizonte com a possibilidade de que a tendência de alta, sofra uma alteração no médio ou mesmo no curto prazo.

O frio, deixou meu processo criativo um pouco dormente, então serei um pouco breve.

As carteiras continuam refletindo ganhos interessantes, mas esse mês ficou evidente a influência de carregar ativos combalidos (Gol, Tam e Natura).

A carteira de ativos em tendência de primeira linha sofreu forte baque e com isso perdendo mais de 7% do retorno médio.

Em compensação as outras duas carteiras, mesmo com essa perda recente nos vários ativos, fechou com expressiva valorização de 3% para a carteira de ativos em tendência de segunda linha e quase 7% para as Blue Chips.

As tabelas e o gráfico de permformance podem ser acompanhados ai ao lado.

Então, bom divertimento pra quem acompanha.

[]'s

DrFox

5 comentários:

Anônimo disse...

Dr Fox, parabéns pelo blog, tenho acompanhado estes últimos dias, principalmente acerca dos recentes movimentos. Não deixe o frio interromper suas postagens, rs, estou ávido por novas informações. Aprender é um processo lento mas divertido quando encontramos algo que nos incentive.
Em relação à carteira, os stops não deveriam ter sido acionados?

[]s
Renan Souza

Anônimo disse...

Olá Dr. Fox! Sou um iniciante na área e sempre que posso dou uma passadinha por aqui. Olhando a sua planilha fiquei com uma dúvida: O que é esse tal "Range da Meta" ??

DrFox disse...

Olá Renan e Marcelo,

Sobre os stops, e considerando que trata-se de um estudo de tendência, optei por não utlizar mais os stops,, pois no primeiro mês eles fizeram um belo estrago.

No mais, já vi vários ativos caindo muito e depois voltando com força para o lado do lucro.

De todo o estudo, os ativos que parecem realmente com problemas são Gol, Tam e Natura, então se fosse excluir algum ativo dos portfólios, estes seriam os eleitos.

Marcelo, sempre que entro em um trade, estabeleço uma meta, um objetivo que espero seja atingido pelo ativo.

Essa coluna, expressa esse objetivo em forma percentual. Se a meta foi alcançada, essa celula mostrará 100%.

A cor azul mais escura indica ativo positivo em direção ou acima da meta.

Verde claro, indica um ativo negativo até 39,99% do objetivo.

Amerelo indica uma queda entre 40% e 79,99% do objetivo.

Acima de 80% a celula fica laranja, dando um sinal de alerta.

Dessa forma, Gol esta 5 vezes negativa em relação ao retorno esperado, Tam 2,7 vezes e Natura, 2 vezes negativa em relação ao objetivo esperado.

Os objetivos estão na coluna "Objetivo de saída", mas novamente é só um valor referencial, pois minha intenção é deixar subir até exaurir a tendência.

Acho esse dado interessante pra mostrar a volatilidade dos ativos nas diversas carteiras.

Os mais nervosinhos estão na primeira carteira e os mais calmos nas Blue Chips.

Espero ter ajudado.

[]'s

DrFox

Anônimo disse...

Excelente!! Quando crescer quero ser igual a você!!! uauaua

Agora gostaria de uma opinião sincera. Estou iniciando nesta área incrível e por enquanto penso em aplicar só em fundos como Vale e Petro. Sou jovem, tenho um emprego muito estável e disponho de uma poupança de cerca de 50k e mais 2k livres para aplicar por mês. Vc acha interessante aplicar todo esse dinheiro em um Fundo de Açoes como o da Vale com uma visão de resgatar esse dinheiro com um prazo de 2 anos? Gostaria de uma opinião sincera. Obrigado!

DrFox disse...

Caro Marcelo,

Resolvi publicar esse seu comentário pois aparentemente resolveu se identificar (apesar do novo IP).

Sobre a sua dúvida, acredito que confundiu o meu blog com algum site de auxílio financeiro.

Entenda por favor, que o blog é feito para meu benefício, pois gosto de registrar minhas idéias.

Se os visitantes aproveitam o que eu escrevo aqui, sinto-me feliz, mas não tenho por objetivo ajudar ninguém, e sim o objetivo de debater idéias.

Se você realmente dispõe dos recursos alegados e quer fazer bom uso deles, minha recomendação é que faça a lição de casa e aceite os riscos de suas decisões.

[]'s