25 julho 2007

Minha Visão do IBOV

Bom dia pessoal,

Não tive tempo de fazer as considerações após o fechamento do pregão de ontem então, segue agora após a abertura, que aliás não trouxe surpresa pra ninguém, uma vez que o repique era esperado.

Resta saber agora se a correção já terminou e temos oportunidades de compra ou se estamos a caminho de novas correções.

É sobre isso que vou falar. :)

Como explicado no post anterior, ontem assistimos uma deterioração rápida dos preços de forma generalizada e também nas bolsas da matriz.

Como sempre gosto de estudar em detalhes essas quedas, na tentativa de compreender quais as forças em jogo.

Uma visão imediatista, me diz que o volume do pregão não acompanhou como esperado a maciça queda nos preços, causando estranheza.

Resolvi abrir o intraday, primeiro de 60, depois 30, 15, 5 e finalmente o de 2 minutos.

Novamente meu olhar foi capturado por dois eventos específicos que sozinhos responderam por 90% do volume negociado no pregão de ontem.

O primeiro precisamente as 13:58:30 horas e o segundo nos 15 minutos finais do pregão.

Aqui, fica patente a presença dos institucionais, que sozinhos foram responsáveis por 90% do pregão.

Posso estar muito enganado, mas se entendi direito, eles entraram comprando.

A queda que assistimos ontem, essa que alcançou mais de 5%, foi gerada por um grupo de sardinhas apavoradas que com medo de entregar parte do lucro acumulado, resolveram sair a qualquer preço.

O montante dessas operações (sardinha-sardinha) não chegou a 600 milhões, o resto, a parte que realmente interessa, virou comida de tubarão.

Voltando um pouco para a questão técnica, os suportes foram respeitados nos índices e futuros, bem como em seus principais componentes.

Então, até segunda ordem, pra mim trata-se de mais uma correção, uma excelente oportunidade de compra.

Não custa lembrar que todo cuidado é pouco, então não saiam de casa sem levar o guarda-chuvas.

[]'s

DrFox

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Dr. Fox ! Por isso dou uma passadinh aqui sempre que posso!

B i r d disse...

Olá DrFox. Eu de novo na parada. Estou falador hoje. Gostaria de comentar a respeito do volume aqui citado. Eu não gosto muito dos volumes divulgados durante o pregão (INTRA DAY). Não costumam ser muito fieis (não sei porque). Mas olhando no meu gráfico, cujo sinal é diferente do seu (eu uso Broadcast. Nada pessoal. Gosto tambem da Nelogica), obervo este incremento de volume no IBOV as 14:15 hs. A ordem de grandeza é em torno de 730 M, o que significa cerca de 13% do montante negociado no dia - 5,83 B se estiver certo aqui. E o outro devio da média é no final do pregão com 440 M, o que sempre costuma ocorrer em decorrência das "zeragens" de posição no leilão final. Realmente chama atenção o aumento de volume ocorrido no meio do dia, e isto acho que ocorre em decorrência de leilões públicos (posicionamentos institucionais mesmo). Mas não acredito que isto explique ou fale a favor que as instituições, os tubas ou os grandes players estão comprando e a sardinhada vendendo. Tivemos um movimento de realização importante e perdemos uma LTA nos tempos curtos. Mas para posições mais a longo prazo ainda estamos em tendência de alta - isto acho que já falei.
Um abraço

Carlos disse...

Olá,

Gostaria de seu e-mail para um contato pessoal.

Obrigado,

Carlos Fraga
cfraga@gmail.com

DrFox disse...

Olá Carlos,

Já te mandei um e-mail.

Bird, interessante essa diferença. Gostaria de ver esse gráfico que você tem se possível em 2 minutos.

Email: fox0021@yahoo.com.br

Sobre os trades, eu consultei o times & trades do Profit, pode ser que tenha algum detalhe que me escape, mas vamos ver.

[]'s

DrFox