25 julho 2007

Minha Visão dessa queda

Bom dia pessoal,

Já há alguns dias o mercado vinha comportando-se de forma estranha, com quedas abruptas e retomadas mais abruptas ainda, como numa queda de braço onde a cada hora um dos lados parecia inclinado a vencer.

O pregão de ontem mostrou que os ursos finalmente venceram essa queda de braço, provocando fortes correções pelos mercados mundiais.

Engana-se quem acredita que esses movimentos possam ser explicados por assuntos econômicos internos ao nosso país, ou que a queda foi decorrente dos problemas enfrentados pela Petrobras sobre a cobrança de R$ 1,3 Bilhões.

Outros vão dizer que tudo se originou na crise dos créditos 'subprime' do mercado imobiliário Americano.

Tudo falácias !!! (minha opinião pessoal)

Claro que cada dado negativo tem seu quinhão de influência, mas o principal componente da queda de ontem, foi o Medo.

Esse medo capaz de provocar todo esse estrago mundo afora, consumindo bilhões de dolares em valor de capitalização das bolsas, também possuí pouca relação com o mundo dos negócios.

O que realmente apavora os investidores é que esses fatores acionem o gatilho pra acabar com o grande incentivador dessa festança de altas nos últimos anos: O Excesso de Liquidez Internacional.

Liquidez essa subsidiada pelo dinheiro barato dos Carry Trades, que por possuir custos irrisórios, levou a construção de milhares de relações interdependentes, escalonadas, alavancadas e permeados em milhares de transações pelos diversos mercados mundiais.

Todos vem se aproveitando desse dinheiro barato, os mercados imobiliários, as fusões e aquisições com seus interminaveis e gigantescos LBOs, os mercados cambiais e até os comodities.

É por isso que basta uma leve balançada do primeiro dominó para que o mercado inteiro entre em estado de pânico generalizado.

Tudo é uma questão de como cada investidor monta sua carteira e seu patrimôminio.

Aqueles que focam no curto prazo e na especulação, investindo todo seu 'pouco' capital em trades curtos, na esperança de realizar um lucro 'sensacional', serão os primeiros a sucumbir quando os dominós começarem a cair.

Quem ao contrário, pensa no longo prazo, escolhe as empresas pelo que elas realmente representam e não pelo valor da última cotação. Esses tem chances de sobreviver.

O fato principal é que não importa se hoje ou amanhã ou depois.

Os dominós estão montados e um dia, o primeiro deles irá cair, não há como impedir.

Esteja preparado.

[]'s

DrFox

4 comentários:

B i r d disse...

Bom dia. Concordo e gosto de muita coisa que você escreve.

Não é a toa que vira e mexe dou uma passada por aqui.
Parabéns pela postura em relação ao comentário do POST anterior, que apesar de censurar o comentário (que não tem nada a contribuir, diga-se de passagem), você o coloca exposto e dando total liberdade ao seu autor a se posicionar.
Agora vamos ao mercado:

É claro que as notícias para explicar a queda expressiva de ontem vão aparecer. Gurus do mercado precisam de alvoroços para expressarem. Nada melhor de que um movimento destes para despejarem suas "boboseiras".

A meu ver, não podemos ignorar a forte realização acontecida, porém, por enquanto, permanecemos no canal de alta. Aliás, havíamos superado o mesmo e aina estamos nos patamares superiores deste canal. O que significa que podemos ter maiores quedas, realizações sem comprometer uma tendência de prazo maior.

Acredito piamente no efeito dominó citado. E também acredito que os maiores componentes do mercado sejam o MEDO e a GANÂNCIA. Por isto, independente do estilo que operamos (Trader, day trader, investidor), devemos ter um plano. Um plano estratégico, com objetivos claros e controle de risco (gerenciamento do capital). Com isto perdemos a chance de ficar ricos da noite pro dia numa bela tacada de 400% numa posição alavancada (sei lá quantas vezes), mas com certeza não teremos o desprazer de acordar atolados até o pescoço. Lembra muito a parábola da lebre e a tartaruga.

Bons negócios a todos.

DrFox disse...

Oi Bird,

Obrigado pelo esforço motivador.

Infelizmente hoje teve mais um engraçadinho, mas como o recado já foi dado, esse rodou anonimamente mesmo.

Concordo com você, sem uma boa gestão de risco e capital, não há como sobreviver.

Precisamos entender que nós somos formiguinhas perante os grandes players.

Se nos apresentarmos sem uma estratégia clara e aproveitando do pouco tamanho para agir de forma mais livre, seremos alvos tão fáceis quanto planctons flutuando no mar, hora levados para um lado, hora para o outro lado.

O que eu aprendi até agora, é ficar fora do radar dos grandões e aproveitar para segui-los em seus grandes movimentos, como uma remôra.

Boa gestão de risco e do capital, garantem a sobrevivência ao nos permitir várias rodadas seguidas no jogo.

Só uma coisa é fato inexorável, não importa quantas vezes ganhamos.

Um dia, teremos que enfrentar uma forte perda.

Nessa hora, quem se preparou para administrar o momento, sairá vivo e com um universo de oportunidades a sua frente.

O resto, servirá para engrossar as estatísticas que mostram que 95% dos novos traders, perdem todo seu capital em média a cada 2 anos.

Eu pretendo fugir dessa estatística, por enquanto tenho conseguido me dar bem, mas a hora do aperto, nem sequer está próxima.

[]'s

Aguimar Neto disse...

Excelente post, mudei muito minha maneira de operar o mercado de ações desde que passei a frequentar o blog.

Suas explanações são sucintas, porém vão direto ao ponto.

Continue sempre ...

DrFox disse...

Olá Aguimar,

Obrigado pela visita e por participar.

Fico feliz de saber que minhas postagens ajudem as pessoas a ter uma visão mais ampla do que é investir na bolsa.

[]'s