31 julho 2007

Porque acredito na continuidade da alta

Bom dia pessoal,

A poeira levantada na semana passada começa a baixar, permitindo aos poucos vislumbrar a real situação.

Apesar da reversão de uma boa parcela do carry trade Japonês, o mercado ainda possuí enorme liquidez.

Acredito que mesmo o FED não provocando nenhuma alteração nas taxas de longo prazo, o mercado de LBO já sente uma elevação das taxas de empréstimo, o que quer dizer que as fusões e aquisições devem continuar, só que a uma velocidade mais moderada, devido ao aumenta nas taxas de financiamento.

Entendendo que a liquidez do mercado não sofreu forte alteração, restou responder a pergunta de para onde foi o dinheiro?

Com a poeira baixando, a resposta começou a aparecer.

O mercado apesar do recente momento de alta, tinha ainda uma parcela significativa de capital nas 'sidelines', dinheiro de grandes fundos, que estavam ou aguardando uma boa oportunidade de entrada ou procurando ainda seu lugar ao sol.

Havia uma grande expectativa com a taxa dos bonds Americanos que acabou sendo frustrada pelas recentes decisões do FED, obrigando esse dinheiro a ficar 'de fora'.

Sempre que o mercado cai forte, surge a famosa pergunda sobre quem estaria comprando a queda. Dessa vez a resposta é que o comprador foi esse 'sideline cash'.

O mercado hoje é populado por uma quantidade enorme de fundos disso e daquilo, todos baseados em operações de extrema alavancagem.

A recente queda generalizada, decorrente de créditos imobiliários podres, fez emergir uma oceano de oportunidades de compra de enormes quantidades de operações tanto de crédito quanto portfólios de ações, pela simples falta de oxigênio de seus gestores e proprietários, nas famosas chamadas de margem.

Vários fundos, na tentativa de preservar o pouco que lhes restou, e para evitar a liquidação de todo o capital, venderam ou estão vendendo seus portfólios aos grupos que dispondo do 'sideline cash' podem atender as chamadas de margem, evitando assim a venda involuntária de posições que podem rapidamente tornar-se lucrativas.

As oportunidades para esses compradores é enorme, pois estão comprando titulos com um generoso desconto sobre o valor de face o que colabora para afastar maiores riscos, mesmo considerando uma elevada taxa de inadimplência dos CDOs. Em resumo, compraram muito barato e melhor, rapidamente.

Acredito que todos percebem a enorme janela de oportunidade que foi aberta, pois alocar bilhões de dolares em um investimento desse tipo, não é manobra que se faça da noite para o dia.

Momentos de liquidez suficiente e com preços deprimidos como assistimos na semana passada, acontecem talvez uma vez a cada década.

Essa é a minha visão dos fatos e a razão pela qual acredito que ainda não será dessa vez que o mercado iniciará a reversão da tendência de alta.

Na sexta-feira, adicionei posições em vários ativos que já possuo em carteira. Ontem desfiz 70% do hedge, mantendo uma pequena parte como proteção, mas pronto a aumentar a posição caso o mercado se volte contra.

Um bom dia a todos.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Stock Buster disse...

Ola DrFox!
Como você esta?

Excelente a analise deste post. Concordo plenamente com você.

Mantemos contato,
Stock Buster.

nota: Para evitar msg indesejaveis, ativei o moderador no meu blog. Acredito foi a unica forma de no receber mais mensagens com endereços de sites que nada tem com investimentos...

DrFox disse...

Olá Stock Buster,

Obrigado pela visita. Faz um tempinho que não visito seu blog, vou dar uma passada lá após o pregão.

[]'s