26 julho 2007

Sideline Cash. Afinal o que é isso?

Boa noite pessoal,

O mercado 'despencando', muita gente nervosa pra não dizer desesperada.

Sinto dizer, mas uma queda que só tocou de leve a marca dos 10% e depois retroagiu para a faixa dos 7%, está muito longe de ser uma tragédia.

Nessas horas, sempre surge a mesma dúvida. Afinal de contas, quem é que está comprando essa queda.

A resposta é simples, dois tipos de operadores:

Primeiro os especuladores que atuaram descobertos (Naked Short), que voltam comprado para zerar suas posições realizando lucros rápidos, tão rápidos, que podemos chaá-los de 'Scalpers'


Segundo, temos o bom, velho e tradicional INVESTIDOR (na minha opinião aqueles realmente espertos), pessoas ou instituições que nunca trabalham 100% investidos e que sempre mantém uma parte do seu capital de investimento livre para aproveitar as raras oportunidades de compra de bons ativos a preço de banana.

Esse dinheiro que é mantido livre, e que gira entre 15% e 20% do capital disponível, é chamado de 'Sideline Cash', ou dinheiro de trincheiras.

Ele fica ali, de butuca, só esperando uma queda como essa que estamos assistindo. Ficam observando as reações do mercado, os pontos de possíveis suportes, o momento que os 'scalpers' iniciam a cobertura das posições, uma série de aspectos.

Esses INVESTIDORES, ao contrário da maioria, não estão desesperados, nem nervosos, ao contrário, estão felizes, pois podem agora comprar bem barato, ativos que muitas vezes já possuem na carteira. São adições extremamente saudáveis ao retorno total.

Pena que poucos são esses INVESTIDORES.

Eu depois de algum tempo no inicio, em que apanhei da bolsa, hoje me sinto feliz e orgulhoso por fazer parte desse time.

Então, mesmo quando as ações da Vale do Rio Doce, caem de R$ 84,00 para R$ 76,00, só posso sentir alegria de poder comprar, como comprei ontem mais lotes para adicionar em minha carteira, fazendo preço médio de alta.

No mais, quero dizer que respeito a dor daqueles que perderam um bom dinheiro nos últimos pregões, eu por enquanto perdi só uma beirada do lucro acumulado e por isso estou tranqüilo, entendo isso como parte das regras e aceito.

Como não poderia deixar de ser, é importante lembrar que a renda variável é uma atividade de risco e se você não consegue lidar com isso, suas chances de vencer diminuem consideravelmente.

De toda essa situação, só fiquei chateado de não ter colocado em prática minha estratégia de hedge.

Há pouco tempo fiz a primeira experiência, e três dias atrás cheguei até a pensar na possibilidade, mas errei no 'timing' e perdi uma boa oportunidade de neutralizar as perdas da 'beirada' de lucro.

Mas deixe estar, esses erros fazem parte do aprendizado, lembro-me que cometi muitos deles com as ações nos primeiros trades praticados, pura falta de habilidade ou mesmo de costume.

Quanto as 'pechinchas' acredito que os gráficos falarão por si mesmos, então estão postados ai ao lado sem maiores delongas.

Um boa noite a todos e a expectativa de uma boa próxima semana.

[]'s

DrFox



Maravilha, a queda veio

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Fox!

Pela primeira vez estou vivendo essa situacao de conforto e seguranca. Agora, sou comprador! Ontem executou minha primeira ordem de compra de vale e ja tenho outra a 72.00 para reforcar a carteira. BBAS, PETR e RAPT estao com ordens para que sejam adicionadas tambem. Mas, ainda estou comprando somente 30% do capital em cash. Estou imaginando esta apenas iniciando e quero ter uma graninha para fazer adicoes paulatinamente. A duvida agora eh "qual empresa invetir?" O que antes era uma enxurrada de papeis em tendencias de alta, agora sao uma enxurrada de papeis ficando supostamente baratos. A habilidade agora eh separar as "empresas" dos "papeis".

Contamos com sua destreza!

Um abracao!

Paulo

DrFox disse...

Oi Paulo,

Primeiramente meus parabéns, você está deixando de ser 'reativo' e isso permite planejar os investimentos.

É uma enorme diferença qualitativa.

Se você possui uma carteira vencedora, minha primeira impressão é que deve focar no que já tem, ajustando os recursos e tirando da carteira papeis que após um tempo não estejam acompanhando o ritmo.

Com isso feito, e tendo uma grana sempre disponível, o trabalho é mesmo de garimpagem.

Toma tempo e exige muita leitura, muita análise e carinho.

Tenho certeza que saberá escolher bem.

No mais, entenda que o bom investidor não precisa da opinião de ninguém.

As opiniões alheias, devem servir exclusivamente para a troca de idéias e para o constante aprendizado.

O ato de investir, é algo solitário, egoísta mesmo, e devemos aprender a lidar com esse sentimento.

Você já deu um grande passo, isso sozinho te coloca a frente de 95% do mercado, acredite.

[]'s

Anônimo disse...

Belo artigo. Explicativo, realista e motivador a um só tempo. Vou aproveitar para comprar mais VALE5 na segunda-feira. Abraços!

DrFox disse...

Oi Alessandro,

Obrigado pela visita e por participar.

Só um recado, nunca compre um ativo baseado na opinião de terceiros.

A decisão tem que partir de suas próprias convições, pois cada um sabe onde aperta.

Condições de contorno diferente, levam o mesmo trade a resultados direfentes.

Muita atenção.

[]'s