27 agosto 2007

Ampliando o Hedge

Boa noite pessoal,

Claro que na bolsa nunca estamos 100% certos de nossas decisões e isso faz parte do jogo.

Mais importante do que ter certeza, acredito seja ter a capacidade de tomar decisões diante da incerteza.

Eu não consigo explicar em detalhes o porque de minha decisão em aumentar o hedge de minha posição para cobrir toda a carteira.

Talvez porque um mar de ativos estejam fraquejando abaixo de suas mm50, talvez porque o volume não me fez acreditar na força dessa retomada.

Mas olhando para os gráficos de mais de uma centena de ativos, tudo o que eu consigo enxergar é que estamos diante de mais um degrau de correção.

Como não gosto de ficar esperando, resolvi tomar cedo atitude de proteger os ganhos já existentes.

No pior dos cenários (continuidade da alta), deixo de ganhar uma vez que (em tese) a perda nos mini-contratos seria compensada pela valorização dos ativos.

Como sempre, mais uma vez não tenho certeza, mas a estratégia está lançada e em curso.

Saberei os resultados daqui alguns dias.

[]'s

DrFox

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu não gosto de tirar dinheiro do bolso para quase nada

Aplicar em mini-índice envolve manter margem depositada para garantia, também não gosto muito disto. Além de poder perder dinheiro, seja estando comprado ou vendido.

O que estou tentando fazer no momento é aprender a usar aluguel e opções como forma de melhorar o rendimento da carteira.

Também não gosto de sair das posições, não sei aplicar stops, quando usei perdi dinheiro, pois vendi no fundo e tive de recomprar na alta.

Mas vamos aprendendo.

Unknown disse...

Amigo, por favor, me dê uma explicação do que seria essa ampliação de hedge, em verdade, não sei nem o que é o tal do hedge..

Grato.

DrFox disse...

Olá Klaus e Wil123,

Klaus, hedge é uma operação feita para proteger seus ativos.

No meu caso tenho uma boa valorização na carteira e acredito que há grandes chances de ocorrer nova correção (quedas).

Como não pretendo vender as posições "compradas", optei por proteger a carteira vendendo o mini-indice.

Já tenho parte da carteira protegida dessa forma e funcionou muito bem nessa queda.

Agora resolvi proteger o restante da carteira.

Funciona assim, se cair, os ativos perdem valor, mas o mini-dá lucro. Se subir as ações valorizam e o mini dá prejuízo.

Se bem calibrado, o ganho numa ponta é utilizado para cobrir o prejuízo na outra ponta, minimizando os efeitos da flutuação.

É apenas mais uma estratégia disponível.

Wil123, quem é que gosta de tirar dinheiro do bolso. rsrs

A margem depositada é fixa e resgatável no encerramento da posição.

Acredito que embute risco menor do que operar alugado ou com opções.

Seria mais fácil se as "puts" tivessem liquidez, mas isso no Brasil ainda é utopia.

No mais, se estiver errado, encerro a posição com um pequeno prejuízo, funcionando como um seguro.

Na minha estratégia esse é um custo aceitável perante o potencial de proteção que pode proporcionar.

[]'s

B i r d disse...

Opa DrFox !!!

Concordo com a estratégia. Não imagino a calibragem, ou melhor, imagino sim, ja que vc postou sobre o assunto, mas em época de quedas ou zerar ou proteger. Quem fica olhando perde o bonde ...

Só pra não desanimar, WILL, vale a pena dar uma estudada nos minis contratos. Uma excelente ferramenta. E, me desculpe, acho q faltou pra ti apenas estratégia. Se for operá-los, faça com moderação. Leia-se: NÃO ALAVANQUE !!! Aí sim seria gostar de distribuir o precisoso din din ...

Outra coisa. Não sei a quanto tempo vc opera. Mas STOP é muuuuuuuuito importante. Não quer dizer que quando caia vc tem q zerar tua carteira. STOP, cada um deve ter o seu, em função da sua estratégia. Principalmente se resolver operar derivativos e aluguel.

Bem, se fosse bom, eu cobrava. Mas apenas um conselho de um sardinha voador ...

Um grande abraço e ótimos negócios.

LB disse...

Prezado DrFox,

criei um espaço para divulgar os melhores blogs econômicos/financeiros, fazendo referência aos autores, e também redirecionando os leitores para o endereço original onde foi publicado o texto.

Como incluí o seu blog nesta lista, gostaria de saber se você faz alguma objeção ou aprova e incentiva a minha proposta.

Atenciosamente,

Lauro Bonfim

DrFox disse...

Oi Lauro,

Obrigado por escrever. Não me oponho a divulgação desde que o texto não seja alterado e você mantenha uma referência em link.

[]'s