02 agosto 2007

DJIA - Fundo quadrúplo?

Bom dia pessoal,

Quem acompanhou o pregão de ontem e em especial o índice Dow Jones, pode perceber claramente o nervosismo do mercado e os efeitos do trade automático.

Ordens eram executadas tão rapidamente que num instante o indice estava negativo e no minuto seguinte estava positivo, no final fechou positivo 1,14%. Esse balé (positivo/negativo) ocorreu 43 vezes.

Qual a leitura desse vai-e-vem?

Uma forte queda-de-braço, que quando analisada pelo gráfico de 2 minutos, mostra que durante todo o dia, os touros tomaram a dianteira.

Cansados, os ursos desistiram no final do pregão, permitindo a subida vertiginosa de mais de 200 pontos na última meia-hora.

O volume (não visivel nesse gráfico) acompanhou o movimento.

A leitura do gráfico diário, mostra um possível fundo quadrúplo, dando força a idéia de que estejamos num ponto de reversão.

Claro que ainda há um longo caminho para eventualmente retomar a alta, mas as condições para que isso ocorra são evidentes.

Há algumas barreiras pela frente, estando a primeira na faixa dos 13.550 pontos, onde provavelmente encontrará a resistência da mm50.

Passando esse patamar, nova pedreira situa-se na faixa dos 13.700, região que durante a queda, até esboçou um possível suporte, deve agora atuar como forte resistência.

Feitas todas as considerações, continuo achando que essa queda foi motivada única e exclusivamente por uma necessidade emergencial de caixa para atender chamadas de margem, relacionadas aos créditos imobiliários Americanos, como discutido aqui dois dias atrás.

Continuo otimista com a retomada do movimento de alta e pra quem se interessar, segue ao lado o gráfico do Dow Jones com o volume, cortesia do Stockcharts.

[]'s

DrFox

Nenhum comentário: