10 agosto 2007

IBOV - Também preso num range

Boa noite,

Tal qual o Dow Jones, o IBOV também teima em ceder terreno aos ursos.

Quem observou com atenção percebeu que essa queda dos últimos dois pregões, respeitou o fibo 'americano' com o índice fechando exatamente acima da LTBzinha do inicio da queda.

Os ursos martelaram de todas as formas possíveis. Foram auxiliados pela mídia com as noticias mais catastróficas em relação ao empréstimos imobiliários podres, e nem assim conseguiram tomar terreno além do ponto de suporte.

Dizem que aquilo que não cai, invariavelmente irá subir.

Eu aproveitei essa queda e coloquei em prática minha estratégia de hedge e com isso protegi mais de 60% da carteira de longo prazo.

Se os touros assumirem controle novamente da situação, não só terei meus ativos novamente valorizando, mas também um bônus do hedge, para aumentar as posições e melhor a preços interessantes.

As vezes nos momentos turbulentos da bolsa, chego a pensar que ando ficando maluco por praticamente contrariar o senso comum, mas depois que a chuva passa, vejo que ouvir os cavaleiros do apocalipse é a pior coisa que um investidor da bolsa pode fazer.

Bom final de semana.

[]'s

DrFox

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr.Fox, boa noite, estou comprado e querendo comprar mais para LP, vc acha que tá já na hora ou cai mais.
-se puder fale sobre fazer hedge, gostaria de aprender, obrigado.

DrFox disse...

Olá Carlos,

obrigado pela visita e pela participação.

Não tenho como responder a sua pergunta, pois cada investidor possuí condições de contorno diferentes (personalidade, timing, objetivos, etc.).

O que me parece é que se já está comprado, é porque acredita na alta.

Sugiro que faça uma avaliação dos seus objetivos antes de decidir por comprar ou não.

Sobre o mercado, as ultimas semanas aplicaram enormes descontos de forma generalizada, o que deixou alguns ativos de longo prazo, extremamente atraentes.

Acredito que as bolsas tem grande chance de recuperar a tendência de alta e estou aplicando com isso em mente.

Sobre o hedge, ainda tenho pouco a comentar, mas o conceito é vender alguns contratos de mini-indice próximo as resistências. A quantidade pode ser calibrada pelos betas ou mesmo nominalmente (valor monetário).

[]'s

Anônimo disse...

Olá, cara acho interessante você fazer um post mostrando como fez o seu hedge, pois é uma ferramenta importante para proteger os ativos mas muito pouco explicado e mostrado. No meu blog mostrei uma forma de fazer isso com opções.

Se puder, descreva a operação que você fez, assim acho que contribuirá para a educação financeira de muitas pessoas que acessam o seu blog!

Abraços!
Marco Carvalho

Anônimo disse...

Olá, Dr. Fox

Estava operando volatilidade, armado em uma borboleta, entre a h72 e a h78. Dada a volatilidade intrínseca do papel nas altura, semana antes de vencimento e o vix explodindo, melhor operar em condições em que a paridade put/call tenda a zero, ou é melhor tentar aos pouco, armar um spread de alta, pensando na próxima série? quantos contratos futuros vc opera, só para ter uma idéia?

Anônimo disse...

Olá Fox, como vai?

Como sempre uma visão ampla aprimorada....muito bom!

Lendo seu post, fiquei curioso sobre hedge. Como protegeu sua carteira? Se puder indicar material de leitura. Nestes momentos, não perder já é um grande lucro e acredito na alta para segunda feira.

[]'s
Maurit.

DrFox disse...

Boa tarde pessoal,

Obrigado pela visita e por participaram com comentários.

Desculpem a demora em aprovar as menssagens, estive longe de micros desde sexta-feira a tarde. :)

Então vamos lá:

Marco, minhas operações de hedge ainda são experimentais, quando me sentir mais seguro dos conceitos eu volto aqui pra comentar.

Por tratar com derivativos, tento ter mais cuidado, uma vez que os riscos são potencializados.

Fleury, não entendo de volatilidade, nem opero opções dessa forma. Monta um blog ai e verbalize suas idéia, tem muita gente que pode se interessar. Se precisar de ajuda, dá um grito ai.

Maurit,

Obrigado pelo elogio. O hedge que eu fiz foi para proteger minhas ações da Vale. Utilizei os betas e defini relação de quanto vender do mini pra cada lote de Vale.

Não consegui proteger tudo, pois acabei utilizando o hedge da forma errada, quis extrair muito suco desse limão.

Nas próximas operações, pretendo operar 'by the book' e deixar as posições flutuar até que a indefinição da direção estabilize.

Por enquanto é o que dá pra falar.

[]'s