08 agosto 2006

Quando o melhor a fazer é não fazer nada!

Bom dia pessoal,

Quando inicie pra valer minhas atividades na bolsa em janeiro, senti uma energia muito boa.

Todos os dias sentia que tinha encontrado o trade perfeito, todas as minhas análises davam certo e mesmo assim não estava conseguindo ganhar dinheiro.

Quantas vezes errei o ponto de entrada, ou pior, assisti um trade que teve lucro se transformar em prejuízo pela simples falta de um stop protetor.

Hoje olhando pra trás, e nem estou falando de um horizonte muito longe, percebo que o erro era achar que todos os dias eram dias bons para 'trades'.

Nesse período inicial o mercado só subia, a tendência era claramente de alta e num mercado assim qualquer um consegue ganhar dinheiro, certo? Como é que eu não estava conseguindo.

Novamente as emoções estavam no controle, a adrenalina de poder fazer um negócio todos os dias, me fazia sentir bem, sabe, no controle da situação.

Com o tempo fui percebendo que o excesso de confiança e a sensação do ato de investir estavam no controle e que eu 'apostava' só pelo prazer.

Nesse interim, a tendência mudou, já não está tão clara como no período 2003-2005.

Agora assistimos uma luta entre touros e ursos e ouvimos todo mundo falando que o mercado esta de LADO.

Tenho lido muito, estudado muito e cada dia fica mais claro pra mim que além da dedicação, do estudo, do esforço, um bom investidor é capaz de controlar essa vontade de querer 'jogar' todos os dias.

Muitas vezes o quadro geral não é adequado a fazer ou desfazer uma posição.

Nesses dias o melhor que você pode fazer, mesmo parecendo contraditório, é justamente não fazer nada.

É isso mesmo: NÃO FAZER NADA!

Uma vez disse aqui no blog uma coisa que aprendi na época em que jogava tenis: No tenis, ganha quem erra menos.

Engraçado não é? Sempre fomos ensinados que ganha quem acerta mais, mas no tenis a verdade é outra.

Estou aprendendo que a bolsa e o tenis, tem muito em comum, e que como lá, ganha quem erra menos, na bolsa acerta mais, quem as vezes escolhe simplesmente não fazer nada.

[]'s

DrFox

5 comentários:

DrFox disse...

Oi Luiz,

Obrigado pela visita.

No fundo não se trata de ser 'cool', mas sim de só decidir fazer algo quando tiver certeza da decisão.

Tendo essa certeza e confiando no seu julgamento, é possível evitar a indecisão na hora mais crucial, que é quando ou ligamos para o corretor ou quando iniciamos a ordem no HB.

Se não está preparado, sente um frio na barriga, um momento de indecisão e é essa indecisão que mais atrapalha o trade.

De qualquer forma, mais uma vez obrigado pela leitura do blog.

[]'s

Anônimo disse...

Esse é o meu Mestre!!! Parabéns pela matéria. Gostei muito. Aliás, é muito pertinente com o que temos conversado ultimamente. Um grande abraço. Viana Filho

DrFox disse...

Poxa Viana,

Já te falei pra parar com esse negócio de mestre. Aqui não tem mestre, sou tão aprendiz quanto qualquer outro.

Mestre aqui, só o mercado.

[]'s

Anônimo disse...

Pois é. "Quem fala pouco erra pouco"

Bom texto! Keep writing :)

Paulo Colacino
http://www.monitorfinanceiro.com.br

DrFox disse...

Oi Colacino,

Obrigado pela visita e pelo elogio. É uma honra!

[]'s