10 agosto 2006

Tentaram papar meu stop

Bom dia pessoal,

Bom, como eu sempre digo, o blog é o local onde eu coloco os meus trades e minhas idéias sobre estratégias de investimento.

Sinceramente, eu espero que vocês, meus leitores, não sigam o que eu escrevo aqui como verdade absoluta, mas só como um referencial, nada além de uma perspectiva diferente. Sempre insisto nesse ponto e não vou cansar de insistir.

Meus objetivos por enquanto é aprender a utilizar minhas estratégias, não busco lucro rápido, mas sim consistente ao longo do tempo e tenho a preservação do capital como prioridade número um.

Bom, agora que já falei sobre minha visão, gostaría de explicar que a Duratex está sendo um laboratório pois pra testar uma estatégia é preciso acreditar nela, principalmente em dias como o de ontem com ativos subindo 10%.

Podemos dizer que eu 'perdi' esse oportunidade, mas acredito que foi em prol de algo mais duradouro, algo que ainda está no futuro.

A Duratex tem uma liquidez média/baixa, algo em torno de 100 negócios dia que se distribuem calmamente por todo o pregão e possui também um spread razoável.

Por essas razões e vendo que havia a possibilidade de uma onda 3 de um pivot de alta, resolvi seleciona-la para esse teste de estratégia.

Os detalhes não estavam claros ainda como agora, mas de forma inconsciente, minha mente já trabalhava a minha frente.

Hoje por sorte, tive a oportunidade de acompanhar a abertura do pregão, coisa rara, uma vez que tenho meu trabalho.

O dia abriu normal e eu estava avaliando se continuaria no trade ou sairia dele. De cara o spread de abertura era de 50 centavos.

Até ai tudo corria bem quando de repente, começaram a entrar várias ordens em poucos segundos, derrubando o preço.


Num ato instintivo, agi contra a estratégia e cancelei meu stop em 20.50, pois 'senti' que seria 'stopado' e eu ainda não tinha decidido sair desse trade.

Bom, cancelei o stop e quando vi o preço abaixo de R$ 20,00 achei que tinha feito besteira.

Eis que pra minha surpresa, o preço reverteu e agora já está acima do stop novamente. tudo parece normal.

Não me lembro quantas foram as vezes em que fui tirado de um trade por movimentos assim, mas nunca tinha conseguido presenciar um.

Hoje isso aconteceu e por mais estranho que pareça estou muito feliz por ter escapado dessa vez. Dá uma sensação de começar a entender os movimentos do mercado.

Na verdade, acho que isso só foi possivel porque escolhi um ativo que gira lentamente. Se esse teste fosse num ativo mais liquido ou numa Petro por exemplo, dificilmente eu conseguiria acompanhar o que aconteceu.

Se por acaso a idéia não ficou clara a todos, deixem comentários e tentarei responder, pois também estou ainda 'digerindo' essas informações. O gráfico da DURA4 está no formato TICK, ou seja, negócio a negócio.

Bom dia a todos.

[]'s

DrFox
Acho

4 comentários:

RodriFernandes disse...

Dr. Fox,

Muito bom o seu post sobre suas expectativas. Só fico meio preocupado quanto a mudança de "stops" que você faz.

Como na análise técnica trabalhamos com probabilidades de eventos, a mudança de "stop" pode um dia ser benéfica (como foi hoje) ou ser extremamente prejudicial ao bolso.

Acho que você deve estar colocando o "stop" muito curto. Mas como disse é apenas uma suposição! Você faz o Money Management?

Como filosofia de STOP posso te dizer a minha experiência: Nunca mudo o stop!!! Já mudei muito, mas no todo é sempre maior a perda pois o mercado acaba caindo mesmo.

Abraços
Rodrigo Fernandes

DrFox disse...

Oi Rodrigo,

Você está corretissimo e vou te dizer que fiquei preocupado com isso quando coloquei esse post, pois é uma quebra da estratégia.

Mas como estou encarando esse 'trade' na Duratex como um laborátorio, me permito fazer esse tipo de teste, já sabendo que o resultado final pode ser ruim, afinal se você não testa suas idéias nunca saberá se elas estão certas. A resposta só vem se colocar dinheiro de verdade, por uma série de razões.

Como eu disse no post, não estou preocupado em ganhar no curto prazo, mas em aprender a ter consistência nos ganhos.

Sim, faço MM e sou um defensor, veja vários posts aqui no blog falando sobre isso.

Só pra concluir, o que eu relatei nesse post, foi a sorte que eu tive de poder 'assistir' de camarote o processo do papa-stop.

Se eu não estivesse com os olhos colados no monitor, com certeza a essa hora estaria com a posição liquidada.

Seu comentário só reforça o que eu sepre digo aqui no blog e nos foruns, de que eu espero que as pessoas não tentem repetir o que eu faço aqui. Cada investidor tem seus interesses particulares e isso muda tudo.

O meu é aprender e se pra isso eu precisar perder um pedacinho do meu capital, estou em paz com isso, desde que seja pra testar um sistema.

Outro dia mesmo eu disse o quanto fico inconformado ao ouvir relatos de pessoas que assistem sem fazer nada seu capital reduzir a 50%. Loucura total.

Obrigado pela visita e pelo comentário. Sou frequentador assiduo do seu blog também. :)

[]'s

Anônimo disse...

SÓ PRA COMPLETAR, VOCE ACHA QUE O STOP HAVIA SIDO MAU CALCULADO SIM OU NÃO?

DrFox disse...

Olá,

Nesse caso especifico não, pois tratava-se de um trade de curtissímo prazo.

A fisgada do papa stop durou alguns segundos e numa faixa muito abaixo dá média dos últimos 10 dias.

[]'s