03 agosto 2006

Protegendo o Capital

Boa noite,

Mais uma vez venho aqui falar sobre o tema da gestão do capital.

A cada dia me convenço de que os grandes investidores e grandes especuladores, são pessoas mais aversas ao risco do que o investidor médio.

Sabe aquele 'papo' de perfil de risco que ouvimos quando questionamos o gerente do banco sobre investimentos. A idéia é classificar o 'cliente' em baixo, médio e alto risco.

Somos levados a acreditar que para obter retornos maiores, teremos que aceitar riscos maiores, o que é uma grande mentira.

Correr riscos altos, significa que grande parte do seu capital pode virar pó, e se isso acontecer, seu 'consultor de investimentos' dirá palavras vazias na tentativa de consola-lo

De forma alguma lhe devolverá as comissões cobradas, afinal não importa se você ganha ou perde, ele sempre ganha.

Só que é possível investir em ações sem com isso correr riscos além do necessário, mas fazer isso exige um esforço enorme do investidor, bem como uma postura ativa para gerir o risco.

Todo dia, vejo pelos foruns estórias de pessoas que assitiram paralisadas seu capital encolher 30, 40 as vezes até mais do que 50% em posições perdedoras.

O pior disso tudo é o conformismo dessas pessoas em relação a essa enorme perda. Existe uma 'esperança' falsa de que mantendo a posição o ativo poderá retornar ao preço original e o prejuízo evitado.

Só esquecem que isso pode levar anos e enquanto isso, deixam de aproveitar outras oportunidades em outros ativos.

Se aprendi alguma coisa de tudo isso e da leitura de inúmeros livros é que os grandes investidores são extremamente aversos a qualquer perda, e que não as aceitam passivamente.

Suas estratégias os preparam pra ajustar suas posições ao primeiro sinal do mercado indicando que estão errados, e fazem isso sem apego emocional, pois já sabiam que essa possibilidade existia.

O importante é que eles pulam fora dos maus negócios, antes que o capital seja corroído, respeitando uma espécie de instinto de sobrevivência, pois se há um fato na bolsa é que é mais importante sobreviver do que ganhar.

Sobreviver significa que você estará no jogo no dia seguinte e assim poderá ter uma boa chance. Se você perde grande parte do seu capital, seu destino é o cemitério bursátil, pois sem capital de nada adianta estar defronte a uma grande oportunidade.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Fabio M disse...

Fox,
Otima postagem!
Abraco!
Eduardo

DrFox disse...

Oi Edu,

Obrigado e parabéns pelo novo blog. Deixa você ter mais conteúdo que eu divulgo aqui.

[]'s