30 agosto 2006

A questão do 'timing'

Boa noite pessoal,

Andei relendo vários dos meus posts antigos pra tentar avaliar se houve uma evolução sólida nos meus conhecimentos e tentar mensurar o que deu certo e o que não deu.

Se fiz a lição de casa direito, continuo tendo como diretiva principal a preservação do capital, não tenho dúvidas quanto a isso.

Mas decobri uma outra coisa muito interessante sobre meus trades. Tive uma grande dose de acerto nas minhas previsões, mas que não resultaram no resultado esperado por falta de melhor calibração do "timing" tanto de entrada quanto de saída.

Vejamos, algumas vezes entrei no trade tarde demais, o que prejudicou tanto o custo do 'stop', quanto do proprio movimento de alta.

Outras vezes, entrei muito cedo, quando o movimento ainda não havia iniciado e acabei não tendo paciência de esperar o movimento ocorrer. Quem já não experimentou a sensação de ver vários ativos subindo muito e justamente aquele que você escolheu ficar ali "paradão", alienado. Vejam o exemplo da Acesita aqui mesmo no blog. :-)

Então a lição aprendida dessa revisão é que o 'timing' é muito importante na obtenção de bons resultados.

É preciso esperar o movimento iniciar, ou seja, não entrar muito cedo, mas não se pode também vascilar na hora em que este acontecer sob o risco de entrar muito tarde.

[]'s

DrFox

4 comentários:

SirTrader. disse...

Realmente ajustar o timing é muito díficil, mas indo com a tendência ao final o lucro surgirá.
É sempre bom ler seus artigos e análises pela simplicidade, objetividade e acima de tudo pela sinceridade.

Abração,

Harfang/SirTrader.

RodriFernandes disse...

Dr. Fox, fiz alguns comentários sobre os ativos que você indicou nos fóruns.
abraços
Rodrigo.

DrFox disse...

Olá SirTrader e Rodrigo,

Obrigado pelo elogio e pela leitura. Parece fácil, mas dá trabalho escrever pouco! :)

Rodrigo, só uma correção, não indiquei os ativos, mas sim iniciei estudos dos mesmos, pois parecem estar seguindo independente do humor do IBOV o que deve se mostrar importante num futuro breve.

No mais tudo bem, mas é que evito ao máximo passar qualquer idéia de indicação de investimento.

[]'s

Anônimo disse...

Dr. Fox, é mesmo como vc comenta a respeito do timing... Os melhores momentos de meus trades têm sido quando menos age a pressa em entrar p/ aproveitar o q. parece ser o início de alta e a impaciência de ver tudo ir e a minha aposta andar de lado. Agora mesmo estou assim em rapt4... Consola e ensina quem mostra como somos todos bastante parecidos, neste aspecto. Obrigado p/ seus sempre interessantes ptos de vista. Luiz