13 junho 2006

Como no Futebol......

Bom dia pessoal,

Tenho acompanhado muita coisa na net sobre investimentos e participado de alguns foruns. Nesse pouco tempo de bolsa, descobri que o tema mais importante e que deveria merecer total atenção de qualquer investidor que espera obter sucesso na bolsa chama-se: GESTÃO DO CAPITAL.

Comentei aqui outro dia sobre o assunto, e me assusta ver que muitas pessoas ao serem pegas numa posição perdedora, acabam tomando a pior decisão possível que é permanecer na posição, assistindo imobilizado seu capital ser corroído.

Quando nessa situação muitos buscam as mais diversas justificativas pra si mesmo, numa tentativa desesperada de se sentir bem, quando na verdade deveriam tomar uma atitude corajosa e cortar a sangria o quanto antes.

Aproveitando o período de copa, me lembro de uma frase que sempre discutia com os amigos na roda de bar, de que no futebol, uma boa defesa é muito mais importante do que um bom ataque.

Me lembro também de um professor de tênis que me ensinou uma coisa importante e muito verdadeira, no tênis, ganha a partida, quem erra menos. O importante é devolver a bola pra quadra do adversário e não fazer grandes jogadas, pois essas só aumentam suas chances de erro.

Qual o significado desses dois exemplos? R: CONTINUAR NO JOGO !!!

Na bolsa, a única forma de continuarmos no jogo é pela proteção do nosso capital. Já mostrei aqui que uma perda de x% não se recupera com x% de alta, está relação não é linear. Alguem que sofre uma perda de 50% do seu capital, só retornará ao mesmo patamar, ou seja ao zero-a-zero, se o papel em que ele ficou posicionado subir 100%.

Recentemente BBDC4, caiu de 92,23 pra 60,60, uma queda de 34,29% em apenas 72 dias. Para recuperar o nível anterior o Bradesco terá que subir 51,67%.

Imaginem como está se sentindo alguem que comprou Bradesco lá no topo, ou pior, alguem que não vendeu no lucro e hoje, percebe que não só deixou de ganhar, mas que está no prejuízo.

Ai surge a pergunta: "Mas como eu evito isso? Como saber se estou num topo ou fundo?"

Infelizmente não existe resposta pra essa pergunta. Depois do fato, qualquer um é capaz de dizer onde comprar e onde vender. Ah, se fosse tão fácil assim.

Sabemos que não é fácil, mesmo assim, podemos definir algumas regras pra garantir nossa permanência no jogo.

É ai que a estratégia entra, pois ela nos permite estabelecer "a priori" o ponto de saída de um trade, seja por que ele foi na direção contrária a nossa aposta, seja porque ele já entrou na zona do lucro.

Quando desenho minha estratégia pra um determinado negócio, meu primeiro objetivo é avaliar a volatilidade e assim determinar minha tolerância a perda nesse papel.

Se vou operar com gráficos no intraday de 15 minutos, quero que essa tolerância seja a mínima possível. Se vou operar através de uma tendência semanal, é preciso aceitar uma tolerância maior.

Mas isso é secundário. O importante é que só entro no trade com essa tolerância definida, ou seja, quando emito a ordem de compra, meu psicológico está preparado pra sair do negócio se essa margem de tolerância for invadida, sem dó, sem apego emocional ao papel. Como faço? Coloco imediatamente uma ORDEN STOP.

Prefiro sair da posição e reavaliar a situação. Em alguns casos após reavaliar o trade, decido que as chances ainda são boas e entro novamente calibrando melhor o stop, em outras situações percebo com clareza que sair foi o melhor negócio.

Outra coisa que faço frequentemente, é proteger uma posição ganhadora, ou seja, se entrei num trade e o ativo sobe um pouco, não tenho receio de subir o stop, faço isso de forma paulatina, mas constante. Primeiro protejo o capital subindo o stop até o ponto em que cubra o os custos de corretagem de entrada e saída, assim se for stopado, não perco um centavo sequer.

Se a posição continua ganhadora, vou subindo o stop paulatinamente e de acordo com a tolerância, faço isso manualmente pra ter mais flexibilidade, afinal já estou ganhando então não precisa ter stress. Em geral vou traçando as LTA's (primária, secundária, etc.) e se o ativo cruzar essa linha de forma incisiva, saio da posição.

Observar de fora até que o mercado esteja na configuração desejada é como mastercard, não tem preço.

Era isso, desculpem se ficou muito longo ou chato, mas era um tópico importante.

[]'s

DrFox

3 comentários:

Anônimo disse...

Fox,
Parabéns pela exposição. Tenho acompanhado suas idéias por aqui e no forum.
Também sou novo neste negócio. Venho tentando aprender bastande e operar valores pequenos para observar a lógica (?) das aplicações.
Aproveito seu texto para entender melhor sua estratégia. Por exemplo, seu stop é um % do preço de compra, uma mínima, alguma perda razoável ou ambos.
Outra: você já consegue avaliar se é possível sobreviver apenas como investidor?
Por fim: você ainda considera AMBV4 uma boa oportunidade? E BBAS3?
Desculpe se ficou extenso.
Grande abraço.

DrFox disse...

Oi Nickel,

Apesar de não parecer, eu não cuido só da bolsa não. Tenho uma empresa de logistica e dou duro todo dia. :)

Por enquanto, meu melhor retorno é minha empresa mesmo. Reivisto quase todo meu capital nela.

Mas pretendo desenvolver meus conhecimentos na bolsa pra garantir um futuro tranquilo.

Já falei bastante sobre stops, então sugiro vc fazer uma pesquisa aqui no blog. Tem um campo no canto superior esquerdo da página que faz isso.

Ambev ainda mantem o setup da estratégia, mas gostaria que não visse meus posts como dica, pois eles são válidos pra mim, mas podem não ser pra você.

Sobre BBAS3, envie sua analise pra mim por email que eu comento o que acho dela, mas não pretendo aqui no blog fazer uma consultoria, busco a troca de idéias e espero que meus leitores tragam as suas pra podermos debater.

Uma boa noite.

Anônimo disse...

Fox,

Encontrei seus artigos.
Grato pelo retorno.

Abraços.