Bom dia pessoal,
Depois de um final de semana prolongado e diria até preguiçoso, estou voltando a carga. Aos que visitaram e não encontraram novidades nesse período, minhas desculpas.
Essa semana promete algumas emoções fortes, pois há uma batalha em curso na bolsa entre a alta e a baixa no curto prazo.
Para o médio e longo prazo, não vi ainda sinais de mudança, ainda aposto na tendência baixista.
Em virtude da possibilidade de um cenário baixista, fiquei imaginando qual deveria ser a estratégia correta pra esse período uma vez que não deve haver alterações antes de 12-24 meses.
Depois de muita pesquisa, descobri um grande aliado do investidor inteligente: possuir uma boa gestão de capital.
Ainda fico assustado de ler nos foruns, relatos de investidores que assistem passivamente seus investimentos perderem 20%, 30% e até 50% do seu capital, por acreditar que "um dia", o papel irá voltar ao nível anterior e "salva-lo" do prejuízo.
Não percebem que essa atitude é contraproducente tanto em termos psicológicos, quanto financeiros, fazendo com que eles se transformem em "torcedores" e não mais "investidores".
Uma perda de 50%, tem um efeito tão devastador, que mesmo que o papel retorne ao preço anterior e não haja prejuízo nominal, há com certeza uma enorme perda de "oportunidade" de fazer esse dinheiro render em outros negócios.
Por isso em meus trades, passarei a atribuir grande importância a Gestão de Capital. Me convenci de que uma boa gestão traz tantos beneficios que fica dificeis de imaginar investir na bolsa sem aplicar essa técnica.
A importancia dela está em permitir ao investidor lucrar mesmo quando tem mais trades perdedores do que vencedores.
O principal objetivo da gestão de capital é te fazer permanecer no jogo, só depois é que ele foca em te dar lucro.
Esse assunto é muito complexo e estou trabalhando num texto que devo postar até hoje a noite, então aguardem pois será bem didático.
No mais, cuidado essa semana, pois a volatilidade está alta.
Um bom dia e bons trades a todos.
[]'s
DrFox
19 junho 2006
Esquentando os motores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário