21 junho 2006

Iniciando em Renda Variável

No Brasil, por incrível que pareça, o pior lugar em que se pode pensar pra buscar orientação de investimentos é com o seu banco, visto que os gerentes, os administradores, e toda a estrutura do banco, estão muito pouco interessados no retorno dos investimentos que indicam a seus clientes.

O único interesse deles é gerar receita, comissões, taxas, juros, etc., para engordar os lucros do banco e em alguns casos seus rendimentos mensais.

Falta também ao brasileiro, uma atitude mais independente perante seu dinheiro, pois é muito mais fácil perguntar a alguem sobre alguma "dica" do que ter o trabalho real de aprender e entender como seu dinheiro pode e deve trabalhar pra você.

Durante muito tempo, senti vontade de aplicar recursos na bolsa de valores, mas tinha enorme dificuldade em enteder como eu poderia faze-lo.

Sempre ouvi que aplicar na bolsa era muito fácil, bastava comprar na baixa e vender na alta.

O problema era saber, quando estavamos numa alta e quando estavamos numa baixa?

Mal percebia que minha dificuldade vinha de estar olhando para o problema pela mesma ótica de um investidor do inicio do século, olhando cotações nas páginas dos jornais e tentando digitar séries só com os preços de fechamento no excel.

De que adiantava olhar o jornal todo dia, aquilo era uma sopa de letras e números não fazia qualquer sentido.

Levei um bom tempo pra entender que na bolsa, um investidor individual tem contra si uma quantidade enorme de desvantagens, pois ele entra no ringue pra lutar contra grandes blocos de investidores: estrangeiros, institucionais, bancos ou mesmo especuladores.

Esses investidores estão muito bem preparados, dispoem de informação rápida, ágil e de qualidade, quando não de informações ainda não tornadas públicas na grande mídia.

A sensação que passa ao lembrar do ringue, é de pegar um garoto raquitico, pra lutar com o Mike Tyson no auge da sua carreira e pior, o garoto entra no ringue vendado.

Nem é preciso dizer o resultado, a grande maioria dos investidores individuais que tentam a sorte na bolsa, saem dela chamuscados, derrotados, abalados, alguns definitivamente sem rumo, pois entram numa luta desleal e totalmente despreparados.

Numa estimativa grosseira, acredito que podemos admitir que mais de 95% das pessoas que resolvem investir na bolsa, perdem dinheiro.

Então como lutar contra isso?

Dá única forma possível. Estudando muito, pagando para obter informação rápida e de qualidade, não lutar contra a tendência (existe uma teoria do contrário, mas essa fica pra um futuro distante), e principalmente, usar uma vantagem que o grande investidor não tem: Agilidade.

Mas como ?

Novamente, só há uma saída. Traçar antecipadamente uma estratégia e ter disciplina e controle emocional para segui-la. Ir aperfeiçoando essa estratégia a cada trade, aprendendo com os erros e revisando os acertos.

Como já disse, na bolsa não existe almoço grátis, então cada um tem que por mãos-a-obra e aprender pelo suor próprio.

Boa madrugada a todos.

[]'s

DrFox

Nenhum comentário: