13 junho 2006

Considerações sobre os Tubarões

Boa tarde galera,

Não resisti a um último post.

Os tubas no Brasil são basicamente os investidores estrangeiros e os bancos. Os institucionais, tem regras muito rígidas de alocação dos recursos e acabam um pouco tolhidos do jogo.

Agora os "tubas", além de muito bem informados e assediados pelas corretoras, possuem acesso privilegiado a vários meios (impresa, empresa, etc.), além de contarem com ferramentas melhores do que o investidor individual.

Essa noção de que as chances são 50/50 pra cada lado é mais falsa que nota de 3 reais.

É preciso entender que em função disso, os "tubas" começam a sair do negócio antes que os sinais estejam visíveis a todos e começam a entrar na mesma situação.

Como podemos nos defender?

Primeiro, deixando de ser ingênuos achando que o mercado é perfeito e que todos jogam pelas mesmas regras.

Segundo, estudando, estudando, estudando e quando já estiver cansado de estudar, lembrar que tem que estudar mais um pouco.

Terceiro, ter uma estratégia traçada que deixe claro o porque entrar, quando e a que preço, qual a perda máxima aceita, e qual o objetivo esperado. Só entrar no trade com todas as questões claras.

Quarto, coragem pra acreditar nos seus estudos.

Quinto, ser flexível pra adimitir que as vezes, mesmo cumprindo todos os passos, você pode errar e quando perceber isso, ter a humildade de reconhecer o mais cedo possível e sair do trade antes que seu capital vire pó.

[]´s

DrFox

Um comentário:

Anônimo disse...

Dessas dicas eu gostei. Valeu Dr. Fox. Abçs, Viana Filho