12 maio 2006

LULA LÁ

0021Gente,

Nunca tive a intenção de fazer desse espaço um local pra algum tipo de discussão política, mas dado os últimos acontecimentos em Viena, não consegui conter minha vontade de palpitar um pouco sobre o tema.

Desde o inicio do governo Lula, nossa diplomacia tem cometido erros grosseiros na estratégia e nas ações tomadas.

O ego inflado do nosso presidente, acabou por cegá-lo totalmente da realidade ao imaginar que num simples passo de mágica poderia ser alçado a lider de outras nações.

Hoje está claro a falta de estrutura, de conhecimento, de competência, de capacidade, e até a falta de compreensão de nosso lider maior de como rodam as engrenagens das relações politico-comerciais.

Esquece nosso presidente, que a America Latina é muito diferente do Brasil desde sua ocupação e colonização e que sempre houve um equilibrio tenue nas relações diplomáticas entre o Brasil e qualquer pais vizinho.

Ao tentar se fazer lider desse grupo, só conseguimos reabir feridas há muito tempo fechadas, mas ainda não cicatrizadas.

Perdemos tempo e oportunidades enormes de andar nas negociações como os países realmente importantes economicamente, pra atender devaneios de uma quase impossível liderança na America Latina.

Mas nem tudo são pedras, nesse período estabelecemos importantes acordos comerciais com países Africanos, acordos muito bons talves para os Africanos pois pra nós resultou em nada.

Entretanto, não consigo esconder a irritação causada ao perceber que nosso lider maior, tornou-se um titere nas mãos de Chavez e Morales, ou que dinheiro do BNDES financia o metro de Caracas.

Causa indignação a postura de nossos diplomatas ante aos sopapos desferidos por Morales e seus ministros, que nos intitulam "ladrões" de suas riquezas.

Acho que finalmente nosso presidente descobriu de forma amarga o que significa um pais não cumprir seus contratos, afinal pimenta só arde nos olhos alheios.

Engraçado, mas essa situação da Petrobras, me fez relembrar dos ataques do MST as propriedades privadas sem que o governo fizesse nada pra garantir os direitos contratuais estampados na Constituição.

Sem regras claras, nada vai pra frente e pelo jeito ainda não será dessa vez que as nuvens pesadas deixarão nosso céu.

Aos que odeiam temas politicos, peço desculpas pelo desabafo, é a primeira é única. :)

[]´s

DrFox

Nenhum comentário: