23 maio 2006

Efeitos nocivos de operar durante o pregão

Bom dia amigos,

Outro dia falei por aqui de estratégia. Esqueci de explicitar que sempre procuro traçar minha estratégia a noite, quando o mercado está fechado, o que nos deixa livres do fator emoção.

Ontem sabia que teria um dia dificil, com poucas oportunidades para acompanhar o mercado.

Na sexta, havia comprado petro a 42,90 e ao ver a situação da Petro ontem, imaginei que ela viria fechar o GAP só pra poder fazer a onda C do pivot de baixa.

Com isso, coloquei uma ordem de venda a 43,00 na esperaça de sair ao fechar o GAP e assim fugir da queda maior que se aproximava. Corri o risco caso não voltasse a fechar o gap de só conseguir vender bem mais lá em baixo, mas achei que valia a pena, pois a petro quase sempre fecha o gap.

Bom, não preciso dizer que a ordem foi executada ontem mesmo.

Somente a noite, quando fui analisar a situação é que pude perceber que havia feito besteira, pois a pressão vendedora estava arrefecendo.

Hoje de manhã pra piorar, a Europa abre positiva e agora sou obrigado a assistir o papel subir acima de 44,00 o que permitiria uma saida no lucro.

Conclusão, pude reavaliar uma lição já aprendida. Uma vez traçada sua estratégia, obedeça-á!

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

Fox,
Essa terça foi horrível. Eu acreditava, pelo dia anterior, que teriamos um repique, visto que o índice tinha encostado nos 50% e voltado pra cima. Compras, só nesses pontos. A terça começou bem e pra mim era dia de faxina (vender). Acreditava que teriamos uma alta na terça e em parte da quarta. Depois, ia voltar pra baixo. Para minha tristeza, o mercado deu um refresco por poucas horas.
Bem, lição 1: ficar longe de tudo o que teve IPO. Tá de dar dó.
Lição 2: ser rápido no gatilho.
Petro, pra mim, ainda tá cara.
Por fim, o IBOV continua com um volume elevado, não gosto. E aquele discutido OCO de fevereiro/março? Chegei a conclusão que deveria ter caido naquele momento. Seria menos traumático, de menor intensidade. A bolsa acabou adiando um queda anunciada.

Ábaco

DrFox disse...

Oi Abaco,

Primeiramente, obrigado pela visita e pelos ricos debates lá no forum.

É verdade, os dias não estão pra sardinhas como nós e pra não queimar a mão devemos estar atentos durante todo o pregão e sair na primeira perda da LTA, não importa qual (primária, secundária ou terceária), a que cruzar primeiro.

A ferramente que utilizo (ProfitChart) tem um alarme que pode ser colocado sobre a LTA.

Isso permite que eu vá trabalhando sem ter que ficar colado no monitor.

Quando o papel encosta na LTA, o alarme toca e eu executo a ordem sem dó, isso tem garantido uma saida não traumática.

Amanhã promete ser um dia de oportunidades, vamos ver.