10 março 2009

DJI & IBOV - Raly dos Tolos II... ?

Boa noite pessoal,

Mais um pregão armadilha, mais uma vez a sardinhada foi pega no contra-pé.

É por essas e outras que o momento atual pede cautela.

Claro que existe espaço para todos e algumas pessoas transitam muito bem pelo caos, mas esses são exceção e não regra.

Vamos então olhar um pouco cada um dos índices.

O Dow Jones, apesar da forte reação e de um bom volume, não foi ainda capaz de reclamar sequer a resistência imediata de 7.000 pontos.

Mesmo que deixe essa pedreir para trás, terá ainda que vencer a forte LTB que se formou, sendo que o encontro com a primeira derivada desta pode acontecer nos 7,5K.

Pessoalmente, acredito que não chega lá e deve ceder já de onde está.

O IBOV, mais uma vez realizou um feito que foi recuperar o fechamento de preços dentro da flâmula.

Entretanto a mm50 age com força nesse momento, mais uma vez abrindo caminho para novas quedas.

Esses são meus dois centavos.

[]'s

DrFox

11 comentários:

Leonardo de Araújo disse...

Caro, mais uma contribuição ao debate de idéias.
Por conta desse momento do mercado, tenho procurado pesquisar visões de prazo mais longo.
Essa área de 36.000 é resitência fortíssima do gráfico mensal.
Quando olhamos para o corpo dos candles mensais, notamos que foi o valor mínimo do corpo dos candles de maio a setembro de 2006, último fôlego do ibovespa para compor a derradeira arrancada aos 70k.
Outubro de 2009 lançou sombra até 29k no mensal (o fundo de outubro), mas o corpo do candle insite em permanecer dentro dos 36k no mensal.
Esses 36k são forte suporte, nessa perpectiva. Uma perda dos 36k, de fato, põe o fundo da congestão do diário como objetivo.
Desde janeiro, quem comprou na faixa dos 36,x...k e vendeu 41k em diante fez vários bons trades.
A insitência do índice em perder o fundo da flâmula e imediatamente depois dar um repique para dentro dela, mostra o exército de compradores que tem operando na bovespa que "viciaram" nessa faixa.
Será que eles não vão resistir? Será que cederão à lei da gravidade que impera no momento?
Um indício: muitos amigos (pequenos investidores) com ações na carteira desistiram de fazer qualquer coisa e estão esperando o mercado melhorar comprados. Cansaram de se mexer na areia movediça.
Um aviso: Não estou sugerindo para ninguém comprar em 36k neste momento. O grande teste é a formação de um duplo fundo nos próximos dias... com confirmação.
Um lembrete: Não existe triplo fundo (ou é OCOI ou é Duplo fundo, ou é BAIXA MESMO).
"Meus dois centavos": como você diria, meus dois centavos, ou melhor, meu um centavo (risos) está na perda dos 36k.
Se não perder, inverto a posição.
HAJA CORAÇÃO.

Brindes
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

Anônimo disse...

Parem de ser derrotistas, vejam que agora rompeu

Romeu

Anônimo disse...

Dr Fox, o espelho ainda não esta igual.
Fez topo antes dos 44K, é sinal de venda. (pra mim é claro!)
SIMPLES ASSIM!
Uma colocação aqui bem legal:
STOP DE LUCRO: Se chegou onde você queria proteja seus lucros.
STOP DE PERDA, Se não foi do jeito que você queria, saia, o mercado não vai devolver seu dinheiro.
Uma brincadeira bem legal para entender o que escrevi sobre STOP é: O RESTA UM.
Uma caloura do programa Silvio Santos disse certa vez:
Mas Silvio se eu apostar eu vou perder tudo,e o Silvio Santos de pronto disse:
Você não vai perder, você vai apenas deixar de ganhar pois você entrou nesta aposta com nada.
Brinque com o RESTA UM e quando conseguir deixar apenas um, faça novamente, treine seus olhos.
Qual é seu estomago para perda, 1%, 2%, 3%.... 50%... tudo!
Porque acha que o mercado vai devolver seu dinheiro?
Porque quando esta em uma posição ganhadora realiza-se lucros rápidos ao contrário não?
Precisamos deixar de ser "SAPOS FERVIDOS".
Infelismente apesar da coisa estar mudando "novos cursos, novas técnicas" o mercado ainda tem muitos "SAPOS FERVIDOS"

Nelson Costa.

Anônimo disse...

Flamula, cunha, os dois, ou nenhum dos dois?

Quem nao sabe AT fica perdido com estes neofitos

Anônimo disse...

Ceu de brigadeiro secadores!!!!!!!!!!!!!!

O fundo ja passou, quem nao compra nao compra mais.........

Romeu

DrFox disse...

Bom dia Xorxe,

Essa postura de só reclamar é muito fácil. Por acaso você pretende dividir um pouco seu pretenso conhecimento em AT?

Diga a que veio e encontrará retorno.

Quanto a terminologias, elas são uma forma de dar representação as idéias que as contém.

[]'s

DrFox disse...

Romeu,

Por que sempre cita o blog no plural?

Aqui não tem "eles" tem "eu". hehehehe

No mais essa deve ser a quarta vez que você escreve algo parecido, sempre após um dia de alta.

Se olhar o quadro geral desde a primeira vez que falou isso, verá que estamos em uma situação cada vez mais deteriorada.

Lembre-se de que uma queda de 5% não se recupera com uma alta de 5%. Só como exercício, faça a mesma conta com uma queda/alta de 50% e entenderá o que eu digo.

[]'s

DrFox disse...

Bom dia pessoal,

Não fiz um post ontem pois as condições permanecem as mesmas e quis evitar ser repetitivo.

Devo fazer um post "panorâmica" durante o dia, falando mais um pouco do cenário macro.

[]'s

Anônimo disse...

A estrategia de quem manda no mercdo funcionando mais uma vez...

Ibov subiu na frente de DJI

agora o DJI vai subindo e vao desacrregando suas carteiras de IBOV

proximo movimento : ambos cairao forte, sardinhs aniquiladas sera o prato do dia

Bolsa valores verdades

Anônimo disse...

Fox

Engano seu, nossa bolsa só subiu....DJI concordo que caiu...
tanto que esta completamente defazada pra cima

só tem uma possibilidde para isso inverter, é DJI a partir de agora e IBOV nao acompanhar,

meio dificil isso....mas nao impossivel 98% contra 2%


Romeu

Anônimo disse...

Somente para quem esta comprado, como Dr fox disse: Tem mercado pra todo mundo;
Comprados, (só índice) protejam seus lucros entre 39.600K à 39.700K.
Quem disse que quando rompe a LTB ou LTA é para comprar? A Análise técnica? rsrsr.
Tem uma história bem legal: Vale a pena a leitura:
Eficiência de (super)mercado.
(Por Elvis Pfutzenreuter)
Imagine um supermercado cheio de gente. Você já encheu o carrinho e seu objetivo é sair de lá o mais depressa possível. As filas dos caixas parecem estar todas bem compridas. O que você faz?



a) Passa em revista a todos os caixas, e entra na menor fila;

b) Passa em revista a todos os caixas, mais de uma vez se for necessário; olha detidamente a quantidade de compra nos carrinhos; olha bem a cada dos clientes para adivinhar os mais lentos (pagantes em cheque, idosos e mulheres), e escolhe a fila que pela sua análise ponderada seria a mais rápida;

c) Usa bola de cristal e lê a mente dos clientes para adivinhar a melhor fila;

d) simplesmente entra na fila mais próxima, desde que não seja flagrantemente mais comprida que as outras mais próximas, pois é perda de tempo procurar filas mais rápidas;

e) faz o mesmo que (d), porém nem mesmo compara a sua fila com as filas ao lado, pois ainda é perda de tempo.



Se você perguntar a pessoas próximas, vai constatar que todas as estratégias acima têm seus adeptos. E cada um vai defender a "sua" estratégia com unhas e dentes, considerando-a superior
às demais. Se alguém que escolhe filas a dedo discutir com alguém que não se dá a esse trabalho, teremos uma discussão religiosa sem fim, quiçá uma briga.



Este exemplo ilustra muito bem a hipótese de eficiência de mercado, e a forma que as pessoas posicionam-se em relação a ela. O mercado é análogo ao conjunto de caixas; os investimentos ruins são análogos às filas lentas, e os investimentos campeões são as filas rápidas. Assim como os investidores escolhem investimentos, os clientes de um supermercado escolhem as filas.

O cliente que adota a estratégia (a) acredita que os demais clientes do supermercado são altamente imbecis, e uma simples varredura nas filas, usando o comprimento como métrica, identificará uma fila melhor que as outras.

Já o da estratégia (b) respeita um pouco mais os demais clientes, e sabe que dificilmente achará uma fila flagrantemente mais curta (embora sonhe com esse acontecimento). Porém ele usa sua inteligência para tentar ser mais esperto que os demais, e cria métricas mais sofisticadas (eventualmente baseadas em preconceitos, como achar que mulheres atrasam a fila).

O cliente tipo (c) não acredita muito nas estratégias (a) e (b), porém ele possui informações secretas, que os demais não podem ter, e tenta extrair vantagem disso. Note que o cliente tipo (c) não existe, porque ler a mente não é possível, nem existe bola de cristal. Mas esse tipo fictício vai ser útil nas comparações mais à frente.



Já o cliente da estratégia (d) acredita que o supermercado está cheio de espertinhos dos tipos (a), (b) e (c); e que devido a isso as filas auto-regulam-se, ficando aproximadamente todas iguais. Ele acredita que a única estratégia de sair rápido do supermercado é justamente não perder tempo escolhendo a fila; ele vai logo para a mais próxima dele.



Porém ele sabe que as filas podem apresentar diferenças transitórias muito grandes, assim, ele ainda se dá ao pequeno trabalho de olhar as filas próximas -- quem sabe não esteja no dia de sorte de pegar uma fila pequena?

O cliente do tipo (e) é igual ao tipo (d), porém ele nem mesmo olha as outras filas. Se houver uma fila muito menor que as outras, ele é capaz de evitar entrar nela. Ele confia tanto na auto-regulagem das filas que uma fila menor deve ter algo errado, como um caixa próximo de fechar ou um ladrão armado ameaçando o atendente.



O mercado eficiente é aquele onde os preços refletem a melhor estimativa do valor das coisas. Em resumo, ele auto-regula oferta e demanda. Isto não quer dizer que não haja preços distorcidos no mercado. Provavelmente todos os preços estão distorcidos! Porém essas distorções dever-se-iam a oscilações aleatórias e fatores ainda desconhecidos do mercado. E ninguém seria capaz de tirar vantagem dessas distorções.



Bolhas e pânicos não deixam de existir dentro da doutrina do mercado eficiente, são simplesmente reações ao conhecimento atual dos participantes do mercado (otimistas demais ou pessimistas demais). Os proponentes do mercado eficiente apontam que o "otimismo desenfreado" das bolhas e pessimismo dos pânicos só ganham esses rótulos quando analisados do ponto de vista histórico. É muito fácil dizer que uma bolha era "óbvia" 20 anos depois que ela aconteceu...



O fato é que mercados têm alguma eficiência, porque afinal de contas eles foram preços que em boa parte do tempo são razoáveis. Assim como as filas de supermercado normalmente tendem a apresentar comprimentos parecidos.



A questão é "quão" eficiente é o mercado.



Apesar da crença generalizada hoje em dia de que os mercados são muitíssimo eficientes, isto ainda é apenas uma hipótese, e existem pilhas de evidências a favor e contra a eficiência "forte" do mercado. Existem basicamente três "sabores" na hipótese de eficiência do mercado:



* Hipótese da eficiência fraca: o mercado é eficiente até certo ponto, porém longe de ser perfeitamente eficiente.



* Eficiência semiforte: o mercado é bastante eficiente, porém pessoas com informações privilegiadas conseguem levar a melhor em cima do resto.



Eficiência forte: o mercado é tão eficiente que ninguém consegue, na média e a longo prazo, levar a melhor em cima dos outros.



Os clientes tipo (a) e (b) do supermercado acreditam na eficiência fraca do mercado. Assim como eles procuram filas melhores, provavelmente eles acreditam em escolher bem seus investimentos, e talvez acreditem em intervenção do governo para corrigir distorções na economia etc.

Poderíamos comparar os clientes (a) com investidores fundamentalistas, pois eles baseiam suas decisões de investimento em análise de balanço. O balanço é uma informação pública e uma métrica relativamente simples.

Já o cliente (b) poderia ser comparado a um investidor grafista, que não acredita em balanços por serem simplistas demais, porém trabalha com técnicas mais abstratas, analisa padrões de comportamento etc. Outro possível tipo de cliente (b) é o fundamentalista com um "flash" adicional, que seja capaz de enxergar além do balanço e antever coisas como inflação, crescimento, taxas de juros etc.



Os clientes tipo (c), embora não existam no supermercado, podem existir no mercado financeiro na forma de "insiders", aqueles que possuem informações privilegiadas que ainda não foram a público. Eles acreditariam num mercado semiforte (forte para a maioria porém fraco para os espertalhões).

Muito da existência de entidades como a SEC americana e a CVM brasileira deriva duma crença num mercado semiforte, onde é importante combater o "insider trading" por danoso aos investidores "normais".



Os clientes tipo (d) e (e) podem ser comparados a investidores que colocam toda a sua fé no mercado. Eles acreditam que nem mesmo os "insider traders" têm vantagem consistente a longo prazo, devido ao fato do "insider trading" ser rapidamente descoberto e imitado; além do fato de que fatores imponderáveis podem contradizer até uma "tacada certeira" baseada em informações privilegiadas.



Fazendo uma analogia com o supermercado, o cliente tipo (c) pode ter lido a mente das pessoas na fila, mas não conseguiria prever que a caneta borraria a última folha de cheque, causando embaraço e demora totalmente inesperados. O cliente tipo (d) sabe disso e conforma-se.

Vamos enquadrar alguns investidores famosos nessa crença. Warren Buffett acredita que o mercado é fracamente eficiente; ele é um cliente de supermercado tipo (b). Chegou mesmo a dizer que "se os mercados fossem mesmo eficientes, eu seria um mendigo pedindo moedas na sarjeta". Considerando seu sucesso como investidor, Buffett pode ser tomado como uma grande evidência contra o mercado fortemente eficiente.

Ben Graham, o "Batman" do Buffett, era um cliente tipo (a): ele acreditava que a simples análise dos balanços e de fatos óbvios levava a escolher bons investimentos. Warren Buffett considera que a estratégia de Graham é simplista demais para os dias de hoje.



Peter Lynch é um investidor entre os tipos (a) e (b); ele acredita em métricas simples porém também presta muita atenção a itens completamente fora do universo das finanças. É dele a famosa recomendação de investir em empresas cujos produtos você conhece e gosta. Alguns detratores acusam Lynch de acompanhar "de perto demais" as empresas que compõem o seu fundo, o que o classificaria como um "insider trading" (tipo c).



É interessante notar que estes três monstros sagrados das finanças não acreditam em análise técnica (grafismo), e consideram importante economizar dinheiro em transações, evitando ao máximo ficar comprando e vendendo na tentativa de capturar os altos e baixos do mercado. Neste aspecto particular, eles têm um quê de crentes no mercado forte -- aproximam-se do cliente (e) que não fica olhando que filas parecem estar andando.

Finalmente, é curioso que o mercado precisa de todos os "tipos" de investidores para funcionar, e até mesmo para ser eficiente. Se não houvesse espertinhos como (a), (b) e (c), distorções de preço não seriam esvaziadas -- e as filas ficariam cada vez mais disparatadas, com todo mundo pegando cegamente a fila do último caixa.

Por outro lado, se não houvesse gente que entrasse em qualquer fila sem esquentar a cabeça, todos os "espertinhos" ficariam tentando competir entre si ao invés de passar a mercadoria, e ninguém sairia do supermercado senão depois de uma longa competição absurda e sem sentido (e os mercados tornar-se-iam ilíquidos, como os mercados de imóveis onde sempre há grande contenda entre comprador e vendedor). Viva a diversidade :)

SEJA UM PROSSUMIDOR!
Nelson Costa