13 agosto 2008

IBOV - Ainda no escuro...

Boa noite pessoal,

Quase duas semanas sem postar e mesmo assim o quadro permanece inalterado.

Infelizmente, muita gente tem cedido a pressão e tentado operar essa montanha russa em que se tornaram Petro e Vale.


É uma pena, pois aqueles que tentarem isso sem estar realmente preparados, perderão um bom dinheiro e outros depois de perder muito, se casarão com o papel absorvendo perdas significativas.

Claro que investir numa Blue Chips raramente é um mal negócio, mas isso só vale para aqueles investidores que não irão precisar do capital nos próximos dois ou três anos. Para todos os outros, só restam perdas e frustrações.

De novo no IBOV, apenas o fato incontestável de que perfurou o importante suporte nos 57K-58K.

O gráfico semanal não deixa dúvidas disso e como rompimento demanda confirmação, existe ainda a possibilidade de um breve soluço de alta.

Como já dito aqui, acredito num repique, anteriormente previsto até os 66K, mas que agora pela mm50 do semanal não deverá ultrapassar os 63K.

Impressionante como deteriorou!!!

Partindo desse cenário e considerando que mercado não cai em linha reta e que uma avaliação mensal revela que essa queda ainda não é significativa, não vejo com tanto espanto uma visita aos 45K.

Como sempre, emitir opinião é perigoso, peço a todos que considerem as idéias aqui expressadas apenas como uma visão particular e que não tomem essas poucas linhas como base em suas decisões de trade.

Investimento em bolsa é uma atividade solitária e cada investidor tem a obrigação de avaliar profundamente sua situação e traçar sua própria estratégia antes de se aventurar na bolsa.

Não escutem ninguem além de vocês mesmos, afinal dinheiro não aceita desaforo.

[]'s

DrFox

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Dr. Fox, só quero lhe dizer que suas postagens são muito inteligentes e nos mostram muitas armadilhas, como o mercado age para pegar os pequenos investidores, e eu nessa condição só observo seus desdobramentos. Já decidi, não vou operar por um bom tempo na bolsa, só depois que a perspectiva mudar, que for boa, que o cenário estiver mais claro. Tomei muita paulada este ano, uma grande e as outras pequenas, mas faz parte do jogo. Dias melhores virão.
Um abraço!

Anônimo disse...

"Falling Wedge"?
Não tá esquisita essa divergência em curto prazo entre IBOV e DJI?

Fico até pensando se depois da "arapuca" que os estrangeiros soltaram por aqui, eles não estão preparando outra, só que dessa vez em casa... e com essa história de dólar se revalorizando, commodities caindo e tudo mais.

DrFox disse...

Olá Daniel,

Recebo estórias parecidas com a sua todos os dias e justamente por isso sempre enfatizo que a bolsa é um ambiente solitário, pois não há como dividir a decisão.

Perder as vezes faz parte do jogo, mas mais importante do que ganhar é manter-se vivo e isso poucas pessoas entendem antes de perder todo seu capital.

Você por acaso já estudou seus trades errados? Eles contém informações valiosas e devem ser analisados em detalhe pra você compreender o que deu errado e porque, assim terá melhores chances na próxima vez.

Eu, nunca entro num trade sem saber exatamente porque quero entrar, sem saber o que espero daquele ativo, as vezes o objetivo são os dividendos e não necessariamente apenas a valorização.

Mas mais importante, eu sempre defino o "point of no return" e se chegar ali é porque estou errado.

Na maioria dos casos como o seu, pelo que me escrevem, as pessoas investem apenas com esperança e quando o trade se vira contra a sua perspectiva de valorização, mais uma vez a esperança te faz permanecer no trade tempo demais e com perdas além do que planejava suportar.

No fringir dos ovos, pense positivo, pois já experimentou o pior lado da bolsa e agora está em suas mãos aprender com os erros e estar melhor preparado para os próximos 'rounds'.

[]'s

Anônimo disse...

Olá Dr. Fox,

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que acompanho sempre o seu blog, quase que diariamente. Gosto dos seus comentários e da sua visão sobre o mercado.

Numa dessas leituras eu vi que escreveu o seguinte: "Esse final de semana, pretendo publicar o artigo sobre o hedge, então fiquem atentos".

Vc publicou? Se sim, onde posso obter?

Obrigado,

Robson

DrFox disse...

Bom dia Fernando,

Pra ser sincero não vejo nenhuma divergência entre nossa bolsa e a matriz.

É importante lembrar que nossa bolsa ainda é movida pelos interesses dos estrangeiros, aqui falta 'know-how' e principalmente capital suficiente para 'abrir a mesa'.

Enquanto jogamos na mesa das fichas de 1, esses players tem ficha mínima na casa dos 1.000 o que deixa o campo totalmente desfavorável para nós.

Não podemos esquecer que a nossa bolsa vem caindo principalmente pela forte liquidação das posições estrangeiras pois devido a erros básicos cometidos no quintal de casa, esses mesmos players com ficha de mil, andam precisando saldar contas antigas e chamadas de margem sobre créditos podres que se meteram a securitizar.

Como já disse aqui uma vez, a pior situação num trade é você ser forçado a liquidar uma posição, pois geralmente você sai na pior hora possível aumentando ainda mais a dor da perda.

Quanto a 'arapuca', o Christian é um grande amigo e alguém que admiro como trader, vale a pena ler o que ele fala, mas não esqueça, decisões de trades são decisões individuais, siga sempre a sua cabeça.

[]'s

DrFox disse...

Olá Robson,

Ainda não publiquei, com essa situação pessoal, acabei não podendo me dedicar a esse tópico, mas vamos ver se consigo publicar esse final de semana.

[]'s

Unknown disse...

O principal motivo dos meus erros foi a ansiedade, o impulso... "tenho que estar no mercado, só assim vou aprender..." pensamentos de um iniciante tentando ter sucesso nas operações. Li muitos livros, mas a maioria diz a mesma coisas em palavras diferentes, recentemente comprei um que é diferente - Axiomas de Zurique - totalmente diferente dos conselhos e técnicas tradicionais ensinados e reverenciados pelo mercado. O que você acha deste livro? Existem outros nesta linha?
[]'s.