02 junho 2007

Minha Visão do IBOV

Bom dia,

A semana terminou com mais um baile dos touros sobre os ursos.

A vida dos ursos não anda fácil mesmo, a cada quedinha eles se armam todos, se preparam, começam o discurso de "AGORA VAI!".

Tudo isso só pra perceber que foi mais um alarme falso.

Claro que depois de um histórico de altas como esse, a maioria dos investidores está com os nervos a flor da pele e pré-disposto a realizar seu lucro aos primeiros sinais de perigo.

Só que a força compradora está tão consistente, que basta algumas poucas vendas, uma pequena retração nos preços para que os touros "entrem" comprando tudo que podem.

Esse movimento deprime os movimentos de venda e causa um sabor amargo em quem vendeu, ajudando a reforçar o movimento altista.

Até onde isso vai ou até quando é difícil saber, mas o que é mais difícil para o pequeno investidor perceber é que essas perguntas são irrelevantes.

De que adianta saber as respostas?

O que realmente importa é que atitudes você tem quando o mercado está como agora.

Por incrível que possa parecer, existe muita gente de fora dessa alta toda, esperando não sei o que.

Um dia a dor de estar fora será tão grande que vão acabar entrando, muito provavelmente quando já for a hora de sair.

A bolsa é muito louca mesmo, pois repete sempre os mesmos movimentos, não importa quantas milhões de vezes os fatos sejam os mesmos, as regras sejam as mesmas, enfim os ERROS serão os MESMOS.

Bom final de semana a todos.

[]´s

DrFox

4 comentários:

Seagull disse...

É verdade Fox!

Perde-se uma parte da alta, mas nunca a cabeça.

O perigo é alguem perder a paciencia e querer entrar na hora errada... ai sim, a dor da perda será maior do que apenas ter deixado de ganhar.

Em todo caso, eu, particularmente, continuo travando no CP.

O lado direito nao é tão previsível assim...

Abs ^v^

DrFox disse...

Oi Seagull,

Como sempre gosto das sua intervenções, mas discordo sobre esse medo que existe de entrar no mercado.

É sempre a mesma coisa, toda vez que entro num trade, sinto aquele receio (medo) de estar fazendo algo errado e com isso correndo o risco de perder dinheiro.

A resposta só sabemos depois que entrarmos no trade.

O medo faz parte do jogo, só precisamos aprender a lidar com ele utilizando ferramentas para gerir o risco e o capital.

Essa gestão de risco e capital é que diferenciam os vencedores dos perdedores, mais até do que acertar ou errar trade.

Parece maluco isso não é, mas o investidor pode acertar 9 trades em 10 e ainda assim perder dinheiro e outro investidor pode errar 7 em 10 e ainda assim ganhar dinheiro.

De tudo isso, a lição que tirei é que não aceito ficar parado olhando, seja com o mercado em alta ou em baixa, pois fora do mercado não fazemos nada.

[]´s

Seagull disse...

Boa Fox!

E eu gosto muito quando discordam de mim... faz-me refletir e aumenta ou modifica as minhas convicções.

Acho que sentimentos como medo, emoção, dúvida não podem fazer parte do cotidiano do trader.

Repara que eu não citei nenhuma destas palavras... para mim é tudo técnico. Deixar de ganhar não é o mesmo que perder!

Minha posição de ter realizado o lucro da carteira, e não entrar novamente por enquanto, é estratégica e me permite ficar líquido, operando as opções no curto (alternando nas 2 pontas) com um resultado bem interessante.

Mas estou de olho em Petro, e na possibilidade de arbitragem com Vale.

Quando vc perceber que é mais dificil não se impor a fazer nada do que estar sempre no mercado de risco, e que o dinheiro pode trabalhar por si com os juros compostos, vai ver que a gestao do capital está um pouco além da teoria que praticam por aí nas bolsas. ;-)

Abs

DrFox disse...

Oi Marcio,

Obrigado pela resposta, é assim mesmo que ampliamos nossos horizontes.

Bom domingo!

[]´s