29 junho 2007

Estudo de Tendência - Posição Jun/2007

Boa noite pessoal,

Mais uma vez é hora de avaliar o desenvolvimento das carteiras do estudo de tendência iniciado em Setembro de 2006.

Só para lembrar aos que chegam agora, esse estudo é hipotético e não detenho todos os ativos listados, nem comprados na data e preço em que foi iniciado o estudo.

Uma das coisas mais interessantes que aprendi conduzindo esse estudo foi que quando a bolsa está em tendência de alta, não devemos nos desfazer de eventuais posições perdedoras, principalmente ser as perdas ocorrerem em quedas bruscas.

A força da tendência se encarregará de trazer os preços aos patamares anteriores, inclusive superando-os.

É só dar uma olhada no que aconteceu com Gol, TAM, Natura e Tractebel, que já reverteram quedas abissais e agora caminham para um futuro mais calmo.

Hoje resolvi olhar qual foi o rendimento do IBOV no período analisado e pude constatar que o IBOV está dando uma verdadeira surra em todas as carteiras, pois saiu de 34.972 pontos para impressionantes 54.392 pontos, uma alta de 55,53%.

A melhor carteira segue sendo a das Blue Chips, com 46,00%, seguida pela Tendência de 2ª Linha com 43,33% e na lanterna a carteira de Tendência de 1ª Linha com 31,79%.

A carteira de 1ª Linha foi a que mais sofreu com a conjuntura, pois nela estão Gol e TAM, além de Natura e Tractebel.

Daí a experiência (já conhecida na teoria) de não alocar recursos em ativos de um mesmo setor, aumenta o risco sistêmico. De efeito prático, utilizei esse aprendizado na compra da BRML e resisti a tentação de adicionar IGTA3 a minha carteira, preferindo aumentar a posição naoprimeiro ativo.

O fato de estar atrás do IBOV no quesito rendimento não me incomoda muito, pois essa alta que o mercado experimenta desde o final de 2002 é tão forte que em determinados momentos a coisa segue em ritmo parabólico.

Considero também o fato de que tive a sorte de iniciar o estudo quase no fundo do vale de uma correção fortissíma sofrida pelo indice em Maio do ano passado.

No mais, informo que todas as modificações sofridas pelos ativos tais como troca de PN/ON, splits, etc. foram refletidas nas tabelas afim de manter uma consistência dos dados.

De novidade mesmo foi a saída da Arcelor do mercado e portanto da carteira no dia 18/Junho, a qual prontamente substituí por igual valor pela BR Malls.

Boa leitura a todos, fiquem a vontade para tirar quaisquer dúvidas.

Bom final de semana.

[]'s

DrFox

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, como voce calculou o risco de suas ações apresentadas na tabela?