08 novembro 2006

Reflexões de um ano de bolsa

Boa noite pessoal,

Perto de completar um ano de bolsa acredito que chegou o momento de uma avaliação do que fiz até agora. Refletir sobre os acertos, revisar os erros e avaliar os estudos de estratégia realizados.

Na pratica, sinto-me na obrigação de dizer, que considerando o montante de recursos disponível para investimento, tive um resultado abaixo do que teria se tivesse colocado todo meu dinheiro num fundo de renda fixa.

Olhando por outra ótica, considero que dei um passo enorme na compreensão dos mecanismos da bolsa, e de suas armadilhas.

Aprendi muito também sobre equilibrio emocional, ponto de entrada, paciência, disciplina, gestão dos recursos, tamanho de posição e principalmente acredito que aprendi a sair do trade na hora indicada.

Uma das coisas mais dificeis que tive de aprender, foi transformar em ação imediata uma decisão pré-determinada pela estratégia. No começo foi muito dificil e resultou em fortes perdas.

Hoje, mais maduro, tomo as decisões sem me deixar influênciar pela situação do trade, seja positiva, seja negativa.

A ano de 2006, não foi um ano fácil pra quem começou, houve muita indefinição. A forte queda ocorrida em maio levou seis meses pra recuperar os níveis anteriores, não sem sustos pelo caminho.

Resumindo seja 2007 um ano de alta ou de baixa, sinto-me preparado para lidar com o mercado e pronto para buscar na renda variável o objetivo de crescimento do meu patrimônio dentro de um horizonte de dez ou quinze anos.

Vamos ver o que 2007 reserva pra mim.

[]'s

DrFox

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana teu depoimento.
Parabens!
Abs
BF

DrFox disse...

Oi BF,

Muito obrigado pelo incentivo moral, vale muito, tenha certeza.

[]'s

Anônimo disse...

Parabéns pelo depoimento, muito sincero e honesto, mostrando para quem pensa em investir em renda variável a necessidade de ESTUDAR SEMPRE e cada vez MAIS, MAIS E MAIS. Abraço Rodrigo Tessarini

Anônimo disse...

Fox, as dificuldds q vc relata são as minhas e acho q de todo mundo. Mas, é só qdo a gente lê o q os outros enfrentam é q nossos próprios fantasmas são exorcizados. Caem por terra os pensamentos de q sou "despreparado além da conta"... A questão é bem essa q vc diz: preparo sempre e cada vez mais, quer técnico quer das emoções. Parabéns p/ blog e pelas formas de pensar q vc induz. Luizantonio

DrFox disse...

Olá Rodrigo e Luiz,

Primeiramente obrigado pela leitura do blog e por participar com comentários.

Os três anos ininterruptos de alta de 2003 a 2005 trouxeram muita gente nova para as bolsas, eu inclusive.

Sempre tive claro que existe um processo, uma 'learning curve' e nenhum atalho e que nào deveria esperar muito dos meus primeiros anos de bolsa.

Claro que a sorte pode sempre dar uma mãozinha e criar em nós a falsa impressão de que já dominamos o negócio, mas esse jogo é durissímo e jogamos contra oponentes mais fortes, mais preparados e principalmente com muito folego.

Esse último elemento na minha opinião é o mais letal, pois tira o novato do jogo e permite ao grande jogador recuperar a perda sofrida durante esse expurgo dos novatos.

Por essa razão, sempre foi muito claro que o primeiro item de todas as minhas estratégias era a sobrevivência, nunca o lucro. Só quem consegue se manter no jogo pode voltar amanhã.

Ainda é dificil pra mim acreditar que as pessoas sejam capazes de assistir perdas de 30%, 40% ou até 50% passivamente, é quase pedir pra morrer.

Fico muito feliz de saber que minhas idéias, meus erros e meus acertos ajudam outros investidores a pensar melhor sobre seus trades.

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

[]'s

Anônimo disse...

Parabéns pelo primeiro ano, Fox !!!

Com certeza muitos ainda virão !
E isso apenas mostrará sua competência no mercado. Afinal de contas, nosso primeiro objetivo no mercado é sobreviver. :-)

Abs
CHRistian

Fabio M disse...

Olá, Fox!

Como sempre, sincero!
Parabens pelo 1o. ano! E saiba que voce, sem querer, é carro-chefe de um monte de gente (inclusive eu).

Ja disse isso em outro post, em outro blog: Eh bom ver gente de carne-e-osso operando. Torna nossa caminhada mais solidaria.

Grande abraço!
Leitão

DrFox disse...

Bom dia Edu,

Obrigado pelo comentário, mas deixa de lado isso de carro-chefe.

Sou só mais um maluco tentando sobreviver nesse mar revolto.

[]'s