29 outubro 2006

Mercado: um eterno estudo

Voltei a estudar muita matemática, estatística, física e algumas outras coisas necessárias para umas "maluquices" que anda programando.

A maluquice se chama trade-system. Ainda que muitos não acreditem, cada vez mais as "máquinas" estão decidindo pelos humanos. Inteligência artificial, otimizações e tantas outras técnicas computacionais fantásticas são milhões de vezes mais rápidas do que nós humanos. Claro que a IA não deve substituir totalmente o "pensamento humano" e o "livre arbítrio", mas em várias e várias tarefas ela se mostra bastante eficaz. E por que não no mercado?

Fourier
É interessante como conhecimentos já vistos no passado, voltam de formas diferentes. Tempos atrás falava com um amigo que estava usando Fourier para plotar os ciclos do mercado. Esses dias estudando otimizações, me deparei novamente com Fourier.

E agora estou estudando. Para quem não conhece, uma breve definição da Wikipedia

A Transformada de Fourier, baptizada em homenagem a Jean-Baptiste Joseph Fourier, é uma transformada integral que expressa uma função em termos de funções de base sinusoidal, i.e., como soma ou integral de funções sinusoidais multiplicadas por coeficientes ("amplitudes"). Existem diversas variações directamente relacionadas desta transformada, dependendo do tipo de função a transformar.

Bom se alguém é fera nisso e quiser me dar uma ajuda estou aceintando, afinal sou um auto-didata nato, generalista :)

Mercado
Medo de altura, como diria o Leonarndo. É a única coisa que me vem nesse momento.

Economia parece continuar avançando, mas o crescimento menor nos EUA deve afetarnos de alguma forma. Mas o importante é surfar a onda e treinar como sair dela rápido e sem se machucar.

Bom final de semana.




2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, O algoritmo que voce pode usar para fazer a transformada de fourier se chama DFT e é bem simples, vc pode ler mais sobre ela com uma linguagem acessivel num livro q se encontra de graça na internet em http://www.dspguide.com/
Existe tambem outro algoritmo FFT, fast fourier transform, mais dificil de implementar, porem mais rápido. Apesar da rapidez recomendo a DFT, pois a diferença num PC para algo q nao precisa ser em tempo real é imperceptivel.
Voce pode usar o matlab para testar esses algoritmos, as ultimas versoes já tem eles inclusive já implementados.

Abraço.

Anônimo disse...

Paulo,

No meu curso de engenharia eletrônica eu estudei muito essa matéria. Não sei como posso te ajudar. Mas se quiser me procurar para conversar me procure no Web Ação. Terei prazer em te passar meus conhecimentos.

[]s
Atz

www.webacao.com.br