05 outubro 2006

Considerações sobre a Alta

Bom dia pessoal,

Ontem não tive tempo de comentar, mas vamos lá.

Parto do pressuposto de que a filial (Brasil), reflete o comportamento da matriz (USA).

Acredito que esse comportamento, está relacionado a maior participação dos investidores americanos em nosso mercado e não a qualquer implicação de ordem política. É só um fato economico.

Comparando o comportamento do IBOV e do DOW JONES nos últimos meses, é possível perceber a alta correlação entre eles durante todo o primeiro semestre de 2006.

Mas a partir da segunda metade de agosto, fica claro um descolamento dos indices.

O DOW inicia claramente, uma ascendente que praticamente ininterrupta, leva o indice a quebrar o topo histórico ocorrido em 2000, quase seis anos atrás.

Nesse mesmo período (ago-out), o IBOV até que tentou acompanhar, mas sofreu três grandes movimentos de baixa, que de alguma forma tolheram a demanda 'esperada' da correlação com o DJIA.

Meu palpite, é que esse processo teve dois motivadores:

  1. Incertezas relativas ao cenário economico no mercado americano, principalmente sobre 'housing', coincidindo com o período das férias de verão, o que retraiu a vontade de investimentos off-shore dos americanos. Com mais recursos dentro de casa, abriu-se espaço para um incremento na demanda e consequentemente para a alta.
  2. Incertezas politicas no Brasil decorrentes da eminente eleição presidencial.
Voltando a questão da correlação, e olhando as considerações acima, imagino que existe hoje um enorme espaço de recuperação do IBOV frente ao DOW, visto que ele estar 'atrasado'.

Há ainda forte pressão compradora para o DOW, afinal, o rompimento do Topo Histórico ocorreu com aumento considerável no volume, exatamente o que se espera numa alta real.

Onte,m tivemos também uma alta expressiva do IBOV com um volume bem acima da média, quase o dobro do volume médio, diário de agosto.

Então, até que eu perceba um sinal contrário, estou alterando meu viés de médio prazo para ALTA.

Se nenhum fato inesperada surgir no horizonte politico-economico, vejo o IBOV caminhando para o teste do seu Topo Histórico nos 42.061.

Se chegar lá, será preciso reavaliar, e já vou me preparar, pois acho que não vai demorar tanto assim.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderia comentar o movimento da Pret4 de hoje? Abriu com um GAP legal mas infelizmente fechou com leve baixa, você acha que se trata de uma realização e que o movimento de alta dará continuidade ou que é reversão? E sobra as opções da séria J, alguma recomendação.

Obrigado

DrFox disse...

Oi Ramon,

Primeiramente, obrigado pela visita.

Faço todo o possível justamente para não dar recomendações de nenhum tipo, pois considero as decisões de investimento em bolsa, ações individuais.

Em relação a petro, me parece que o ativo está passando por uma região de forte congestão, mas que ainda existe força pra buscar a mm200.

Mas claro isso tudo é só especulação. No fundo a ação só faz o que quer, não o que a gente acha. :-)

[]'s