19 outubro 2006

Dinheiro e emoções

Primeiramente gostaria de agradecer ao Dr. Fox que me ofereceu esse espaço para deixar aqui alguns pensamentos e opiniões sobre o mercado, enquanto não tenho minha própria “casinha” : ) . Muito obrigado Fox!!!

“(…) trading can be a positive game monetarily, but it’s a negative game emotionally” (William Eckhardt / The New Stock Market Wizards)

Concordo com o William. Aliás concordo com muitas coisas que ele diz. Dos “magos do mercado” que já li, ele é o que tenho mais afinidade. “Investir no mercado pode ser um jogo positivo monetariamente, mas é um jogo negativo emocionalmente”.

Ele dá um exemplo quando abrimos operações em que o mercado vem contra nós. Nos faz sentir medo, angústia... nos faz "rezar" para que o stop não seja atingido. Eis que depois de muito stress o preço finalmente anda ao nosso favor e então encerramos a operação o mais breve possível (aliás esse é algo que tenho comigo >> operações ruins devem ser cortadas antes que as coisas piorem ainda mais). Apesar do lucro (positivo) o emocional foi constantemente bombardeado. Ao final sentimos alivio, euforia, felicidade... alguns vão mais longe em meio à esses sentimentos e acham que "bateram o mercado". "Tá vendo eu estava certo!!!". "Eu sabia que iria subir, estava na cara!". Pode até ser verdade, mas isso só vai ser provado ao longo do tempo.

Por outro lado, se essa mesma operação passasse a ficar cada vez mais negativa, tendemos a pensar em termos contrários e "amenizar" para nós mesmos o efeito dela. "Não é só 2% daqui a pouco volta." "Isso é uma pequena correção em meio à uma tendência maior". Esse costume de amenizar as coisas pode levar à perdas maiores.

Um exemplo próximo foi a correção em COSAN. O papel foi altamente especulado durante alguns meses e valorizou-se rapidamente. Isso atraiu mais e mais gente. De repente corrigiu mais de 20% em poucos dias. Logo em seguida voltou a subir forte. quem stopou ficou pensando "tá vendo, eu sabia que ela ia subir... era apenas uma correção". O pensamento não está de todo incorreto, porém um "drawdown" (perda não contabilizada) de 20%, não é fácil de aguentar. No longo prazo isso pode ser fatal para nossas contas.

Se o investimento pode ser um jogo de soma positiva (caso você consiga aumentar seu capital) em questão de emoções ele sempre vai ser uma soma negativa. Muito comum ignorar que está caindo, quando estamos comprados, ou subindo, quando estamos vendidos, e pensar que todo movimento contrário é apenas uma correção. Devemos tentar ser imparciais sempre e analisar como se fossemos uma 2a pessoa. Esse assunto comento outro dia.

Bons investimentos !

Paulo Colacino

Nenhum comentário: