12 setembro 2006

O ponto de saída de um trade

Bom dia pessoal,

Nada como um bom período de leituras para reavivar velhas idéias, consolidar o aprendizado e descobrir novas facetas do negócio em terreno ainda inexplorado.

Cada vez mais, consolido uma percepção, uma crença pessoal, de que há um grande viés no mercado, esse viés tem nome: Ponto de Entrada.

É algo parecido com uma caça as bruxas, ou ao santo graal, em que todos correm pra descobrir qual o melhor ponto de entrada nesse ou naquele ativo.

Várias estratégias são criadas utilizando AT, AF, estatistica, astrologia, etc., para determinar esse tal "ponto certo".

Venho me convencendo cada vez mais, de que o ponto de entrada tem pouquíssima relação com bons resultados na bolsa. Mais importante do que saber quando entrar, pra mim, é saber quando sair.

Que bem faz um trade com uma entrada perfeita e uma saida desastrosa?

O dinheiro só é seu de verdade no momento em que o negócio é encerrado. Se no lucro seu patrimonio cresce, se no prejuízo seu patrimonio encolhe. Simples assim!

Afinal, quem já não passou pela experiência de ter acertado magnificamente o ponto de entrada de um trade e assistiu passivo todo seu lucro reverter e se tornar prejuízo?

Por isso venho me convencendo a estudar não a arte de como entrar num trade, mas sim a arte de como sair dele.

Ainda é cedo pra dizer se os resultados serão diferentes.

Aparentemente estão melhores, mas com o alongamento do meu perfil para médio prazo, não posso garantir que os resultados atuais irão se manter.

De qualquer forma, saber a hora certa de sair de um trade é uma tarefa árdua e ainda tenho muito o que estudar.

[]'s

DrFox

5 comentários:

Anônimo disse...

Dr Fox

Muito bom o texto.

Sugerimos a leitura aqui
http://www.monitorfinanceiro.com.br/node/12727/

Paulo Colacino

DrFox disse...

Oi Colacino,

Obrigado pelo elogio e pelo post no forum.

Já tinha visto e fiquei lisonjeado.

[]'s

ana disse...

"O dinheiro só é seu de verdade no momento em que o negócio é encerrado"

Eu diria mais: o dinheiro só é verdadeiramente seu quando sair do mercado, quando deixar de ser trader. Até lá pode sempre perdê-lo ;)

É esse ponto, quando sair do mercado e reformar-me ehehe, que me preocupa, será que vou ser capaz ou vou estragar tudo depois, com as maluquices da velhice, tipo esquecer-me que tenho posições abertas e coisas assim? :)

DrFox disse...

Oi Ana,

Dificil responder a sua dúvida, mas acredito que será fácil sim.

Mas não imagino que um dia irei sair do mercado, afinal o dinheiro é consumido de uma forma ou de outra.

A solução seria criar mecanismos de proteção do capital e talvez diversificar alguns investimentos, mas de olho na liquidez.

Obrigado pela visita.

[]'s

Fabio M disse...

Otimo artigo, Fox!
Estou sentindo isso na pele...
Em busca da arte de encontrar o melhor ponto de entrada e de SAIDA!

Grande abraço!
Leitão