09 setembro 2006

Estudo de Tendencia de Longo Prazo

Bom dia pessoal,

Já estou matutando sobre o assunto há alguns dias e até postei uma lista de ativos que gostaria de acompanhar tanto no forum do BRSM quanto no Monitor Financeiro.

Hoje resolvi dar uma forma mais concreta aos estudos e com a ajuda da ferramenta Carteira do Infomoney, criei três carteiras vistuais assim divididas:

Primeira Linha: carteira com ativos em tendência de alta primária (sem drawback recente).

Fazem parte dessa carteira os seguintes ativos: ALLL11, AMBV4, ARCE3, CGAS5, GOLL4, NATU3, RENT3, TAMM4, TBLE3, TLPP4 e WEGE4.


Segunda Linha: carteira com ativos em tendência de alta, mas com drawback recente.

Fazem parte da segunda carteira os ativos: ACES, BBAS3, CTAX4, CYRE3, ELET6, EMBR3, POMO4 e SBSP3.

Blue Chips: carteira com 5 ativos considerados carros-chefe do Indice Bovespa em tendência de alta.

Fazem parte desse último bloco: BBDC4, ITAU4, PETR4, VALE5 e USIM5.

Foram escolhidos somente os cinco ativos com maior participação no indice. A Telemar não foi incluída por não apresentar tendência de alta no longo prazo.

Para a cada carteira foi alocado um total de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) distribuidos equitativamente entre os ativos escolhidos.

A idéia central é checar a evolução dessas carteiras no longo prazo. A checagem dos resultados será feita uma vez por mês no último pregão, incluíndo setembro.

Uma vez que os ativos apresentam uma tendência de alta, não me importei com o ponto de entrada. Todas as compras foram feitas com base no preço de fechamento de sexta-feira, dia 8 de setembro.

Num cenário de aplicação real, os critérios de entrada sofreriam pequenos ajustes, possívelmente com entradas próxima ao fundo do canal de tendência.

Por enquanto é isso.

[]'s

DrFox

Nenhum comentário: