08 setembro 2006

Alongando o Perfil

Bom dia pessoal,

Depois de um feriado, mercado lá fora em queda (ontem), as aberturas em gap podem dar boas oportunidades hoje.

Bom, esses últimos dias dediquei a colocar a leitura em ordem, inclusive revisitando alguns livros que já tinha lido há algum tempo.

Apesar do pouco tempo de bolsa, percebi um grande amadurecimento na minha forma de operar e posso dizer que depois de muita tentativa e erro, estou encontrando uma forma tranquila e lucrativa de operar.

Nesses meses que passaram, gastei muita energia em operações que em sua maioria, não eram lucrativas ou com lucro pequeno, descobri a vantagem de operar posições de um tamanho minimo de forma a reduzir os custos operacionais, melhorando portanto minha margem risco/retorno.

Meu grau de acerto nas análises foi muito bom, mas tive grande dificuldade em traduzir esses acertos em ganhos.

Em inúmeras situações percebi só quando já era muito tarde que havia saído de um trade, antes dele mostrar seu real potencial, o que me levou a exercitar a paciência e disciplina pra acreditar na análise feita.

Descobri também que nunca devemos nos antecipar ao mercado. Várias vezes consegui visualizar um determinado movimento, mas acabava entrando no trade muito cedo e duas coisas aconteciam: ou o movimento não se realizava e eu acabava saindo com pequeno prejuízo pelo stop, ou eu desistia do papel e saia dele com um pequeno lucro.

Em ambas as situações, eu perdia o grande movimento que poderia resultar em um bom lucro.

Revisando meus 10 últimos trades, pude perceber o quanto isso representou em "oportunidades perdidas".

Bom, mas qual a relação de tudo isso com o título do texto?

Simples, é a compreensão de que na minha situação, em que não posso dedicar 100% do meu tempo ao mercado, vou obter mais resultados sendo um "trend follower" do que fazendo muitas operações no curto prazo.

Existem inúmeras vantagens, sendo a mais significativa a questão do imposto de renda, assunto que vai merecer um melhor estudo da minha parte. Agradeço ao amigo Tapetele por ser o primeiro a chamar minha atenção para esse fato.

O resultado acredito que vocês já estão sentindo aqui no blog com uma desacelerada no ritmo. Os posts, acredito vão mostrar menos exemplos de trades e mais fundamentos técnicos, estudos, leituras. Ainda não estou certo sobre o formato final, mas vou seguir tateando no escuro até me sentir confortável.

Espero que continuem gostando.


[]s

DrFox

4 comentários:

Anônimo disse...

Imposto de renda; é impressionante como o IRPF consome boa parte do capital ,em posiçoes perdidas .

Exemplo ;digamos que estaja num prejuízo de xx.% no mercado avista e vc faz uma operação de lucro no intraday mas que não supera o valor do mercado avista .ele acaba gerando imposto . Vc continuo no prejuízo da diferença do mercado avista e paga imposto.

Conclusão ; vc está pagando imposto sem recuperar todo o capital aplicado na operação.Sem levar em conta o desgaste e o risco da operação.

Negociomeu

DrFox disse...

Olá Negociomeu,

Primeiramente, obrigado pela visita.

Esse lance do diário/intraday é complicado mesmo. A Receita tributa de forma diferente cada uma das operações e por isso cabe a cada investidor definir se opera de forma mista ou opta só pelo daytrade ou pelo diário. eu optei pelo diário, não faço mais daytrade.

De qualquer forma, não foi esse o detalhe que eu quis chamar a atenção.

A questão é mais profunda!

Veja que toda vez que você encerra um trade, vai ser tributado em 15% sobre os lucros, o que diminui sua capacidade de reinvestir.

Tomando como suposição, um ativo em tend6encia de alta, imagine que está com um lucro de R$ 10.000.

Se você realizar com o intuito de buscar outro ativo, irá perder R$ 1.500 do poder de capitalização, ou seja somente R$ 8.500 daquele lucro poderão ser re-investidos.

Nesse cenário, e imaginando os juros compostos de vários anos, é quase um crime realizar.

Claro que estou imaginando um investimento de Longo Prazo (LP), na verdade, algo do tipo Buffet, "comprar e ficar". :)

Como disse no artigo, fiquei curioso e vou estudar o assunto mais a fundo.

O exemplo acima é só uma pincelada rápida, vou tentar elaborar algo mais preciso com o tempo.

[]'s

Anônimo disse...

Sim sua análise esta certa .

Mas com o titulo em alta vc tem uma otima oportunidade o problema e vender em um ponto bom.

Digamos que tenha 10000 de lucro tem de pagar 1500 se fechar a operação naquele titulo e trocar por outro, ou o mesmo no mês seguinte.

Mas se vc tiver 10000 de lucro e recomprar o titulo no mesmo mês por exemplo

Ao preço inferior vc só paga imposto da diferença

Ex; comprou um titulo de 40000 vendeu por 50000 ganhou 10000 mas se recomprar o mesmo titulo no mesmo mês a 48500 vc vai pagar imposto apenas de 1500 que corresponde a 225,00 reais

Vai continuar com o titulo e mais 1275 reais no bolso.

A questão é o ponto de saída, a venda tem de ser nas resistência e a recompra tem de ser bem feita.

Negociomeu.

DrFox disse...

Oi Negociomeu,

Só pra te ajudar, note que estou moderando os comentários, pois estava recebendo muito SPAM.

Portanto, basta postar uma única vez. Infelizmente a moderação impede seu comentário de aparece imediatamente, mas tenho acompanhado sempre e isso não demora muito.

Sobre a sua explicação, confesso que não entendi muito bem, pois independente de nova re-entrada, o ganho de capital é apurado pela venda somente e não pelas compras.

Prometo me aprofundar nessa questão do IR e seus efeitos em um futuro breve.

Por enquanto estou aprendendo a sair dos trades. hehehe

[]'s