11 fevereiro 2009

Panorama DJI & IBOV

Boa noite pessoal,

Ainda me refazendo da correria dos últimos dez dias e hoje retomando as atividades do blog, perçebo que mais uma vez a breve ausência não modificou o cenário anteriormente traçado.

Acho importante ressaltar esse detalhe, pois existe uma diferença em acompanhar cada pequeno movimento do mercado, acreditando em coisas do tipo "vai cair", "agora é só pra cima", etc. e acompanhar o movimento macro do mercado.

Eu, dentro de minha experiência e expectativa com relação a bolsa, tento sempre compreender qual é o movimento "lento" aquele que vai se desenrolando sem pressa.

Lembro-me que em 2006 e 2007, quando o mercado se encontrava em clara tendência de alta, eu já pensava em formas de tentar proteger o ganho que eu havia alcançado.

Falei sobre isso na palestra da Expomoney e repeti esse fato em várias postagens aqui no blog e também no fórum BRSM e WEBAÇÃO.

Foi nessa época que tomei contato com o mini-índice e aprendi (a duras penas, diga-se de passagem), a utilizar o hedge, no sentido de proteger o que já havia conquistado.

Bom, hoje como todos já pecerberam, minha visão é baixista. Vejam que "estar baixista", passa longe de ser pessimista.

Trata-se apenas de uma leitura do mercado.

Falando um pouco de IBOV e Dow Jones, continuo com a mesma visão. No primeiro estamos subindo para cair, no segundo o fundo está tentando resistir, já sem forças eu diria.

Como sempre, apenas meus dois centavos. Lembrem-se que sempre posso estar errado.

[]'s

DrFox

13 comentários:

Anônimo disse...

noooooooossa, foi só a bolsa dar uma sacolejada que o cavalheiro do apocalipse voltou......

Queria saber se nesse seu metodo,tamanha alta nao significa nada.....

E tambem como faz para remunerar o capital durante esse longo periodo que teoricamente ficou de fora, penso foram quase 2 meses de alta

Robert

DrFox disse...

Boa noite Robert,

Deixando sua ironia de lado, dois meses é um período muito curto para uma avaliação séria.

Se essa alta fosse realmente tão boa, estaríamos de volta aos 70K, mas isso não aconteceu ainda.

Sequer superamos as primeiras resistências.

Continue visitando e comentando.

[]'s

Anônimo disse...

Olá caro amigo, venho acompanhando seu blog a tempos, desde que meu amigo da FGV indicou seu blog. Esse amigo fez alguns cursos contigo...de qualquer forma gosto muito de acompanha-lo...
Vejo que nesses ultimos meses o Ibov tem realizado alguns movimentos diferentes do Dow, vejo que aqui estamos iniciando um movimento melhor, bem no inicio é claro...vejo nosso mercado andando de lado enquanto o Dow confome comentando, sem forças, porem, concordo com voce em um de seus posts, o mercado virou um noticiário do que o próprio mercado!
Gostaria muito de assistir uma suas palestras...visto que no Expo eu estava um pouco ocupado!

abraço
Marcelo Bueno

Anônimo disse...

Desculpe a ironia, mas vc nao rspondeu como pode ser feito para remunerar o capital durante esse longo periodo que teoricamente ficou de fora, penso foram quase 2 meses de alta

A propsito hj parece prepara uma alta para os proximos dias

Robert

DrFox disse...

Caro Robert,

Esse espaço, como sempre digo é para a colocação das minhas idéias e não para esclarecimento de suas dúvidas.

Se quer respostas, sugiro que pague para alguem que venda essa informação.

No mais continua preocupado com as minúcias do curto prazo.

No curto prazo, ninguém sabe de nada.

[]'s

Anônimo disse...

Sabe por que nao responde?

É por que não existe essa resposta...

Robert

DrFox disse...

Caro Robert,

Engana-se mais uma vez.

Se você acompanha o blog, sabe os meus passos.

Não sou dono de todas as respostas nem me proponho a isso.

Convido as pessoas a participar para debater idéias só isso.

Se quiser apresentar sua idéia de como defender seu capital eu me proponho a argumentar, como fiz recentemente em relação ao BDI.

[]'s

Anônimo disse...

Eu poderia tambem me esquivar e lhe responder que nao sou pago para informar isso ou dizer que não irá cair informaçoes em sua parabolica de mim.

Mas eu lhe respondo:

Não existe resposta para isso, proteção e rendimento? Seja franco..

pois qto muito conseguir proteger 100% sem risco ja é muito dificl em uma queda
e na alta perde-se a alta.

Robert

DrFox disse...

Caro Robert,

Vou considerar que está bem intencionado.

Um dos maiores enganos de quem investe na bolsa é acreditar que o o dinheiro não pode ficar "parado", que ele tem sempre que estar "rendendo".

O fato é que se você estiver 100% investido todo o tempo, ficará sem margem de manobra e será forçado a navegar ao sabor das ondas do mercado.

As oportunidades reais são raras. O momento atual até pode ser um dessas oportunidades, mas só poderá usufruir dela aqueles investidores com recursos livres para aplicar.

Não é pecado deixar o dinheiro parado. Tudo depende do objetivo, da conjuntura e da estratégia.

[]'s

DrFox disse...

Boa tarde Marcelo,

Por um descuido meu, seu post não havia ainda sido publicado.

Amigo do MBA? Se for o caso, mande um email (fox0021@yahoo.com.br) para eu saber quem.

A situação atual do mercado não está pra sardinha e como dizem na matriz, em momentos assim "cash is king!".

Infelizmente não pretendo palestrar novamente. Foi uma experiência muito bacana, mas acredito que uma vez está bom.

De qualquer forma, estou aberto ao debate de idéias e de vez em quando organizamos entre amigos alguns encontros.

Quando o próximo for marcado eu posto aqui no blog.

[]'s

Anônimo disse...

Dr Fox:
poderia nos ajudar a entender pq
a oscilação no BDI?

Amaro

Anônimo disse...

Sr. Zeca Urubu

leia isso

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/593/artigo125992-1.htm

antes de ficar aterrorizando as pessoas com suas previsoes catastroficas e se agarrando ao 100% de fibonacci

Humberto Santos

DrFox disse...

Bom dia Amaro,

Eu comentei sobre isso no post anterior: "Breve Pausa". Segue o link:

http://www.drfox.com.br/2009/02/breve-pausa.html

[]'s