23 fevereiro 2009

IBOV - Horizonte em 22K

Boa tarde pessoal,

Seguindo um debate que se iniciou nos comentários do último post, apresento um gráfico mensal do IBOV.

A idéia é mostrar porque acredito que veremos o índice descer ao patamar dos 22K.

A primeira coisa que eu quero ressaltar é a violência tanto do movimento de alta quanto da recente queda.

A segunda observação é que o movimento em formação desde Outubro/2008, tem viés baixista e por isso acredito que veremos mais uma pernada de quedas até o final do ano e quem sabe um pedaço de 2010.

O terceiro ponto é que não vejo ponto de parada antes dos 22K.

No final, se serão 22K, 24K ou mesmo 15K como um amigo meu já disse, não importa, é apenas um valor nominal.

O fato é que estamos numa situação crítica e pelo cenário atual, não existe nada que pareça impedir a concretização desse ciclo.

[]'s

DrFox

27 comentários:

Anônimo disse...

Nunca é demais repetir, apos a levada descarada, manipulada ate 42K e posterior cozinhamento pelos banqueiros colocando materia paga na midia, gurus de corretoras, que estamos descolados, que por aqui não havera sofrimento, que ja tinha feito fundo, etc, etc
, houve tempo suficiente para sairem do mercado vendendo indice, lançando opçoes, alugando papel, etc,

Voltamos a realidade, os monstros estao com fome de novo, colocaram as sardinhas encurraladas,portanto apertem o cinto o piloto sumiu, preparem-se para a temporada dos circuit breaker......

Verão a tal descolada o quanto irá custar!!!!!!!!!!

e nao ira surprender chegar por ai mesmo Fox 15K 12K 8,5K no ibovespa
22k é "quase" uma certeza....

Bolsa Valore Verdades

Anônimo disse...

Caro Fox: ajude a entender.
DJI caiu 3,41%. Olhando la vemos:
1.Bank of américa sobe 3,17% e tem o maior volume 511,600,281
2.CITIGROUP fecha com valorização de 9.74% (isto mesmo 9,94%) e com o segundo maior volume 388,041,318
3.General Motors fecha o dia no ZERO A ZERO com volume de 11,430,951
NO ultimo pregao ponteavam no negativo.

O que voce pode nos dizer?

Amaro

André disse...

Pois é...
Fundo de Bear Market se caracteriza pelo desinteresse total por renda variável, e pelo que leio aqui no Blog tem muito "Gazeteiro" dando piruada...
Quando esse pessoal sumir e o Jornal Nacional, Veja, Isto É, pararem de falar nas bolsas será a hora da virada.
Eu, particularmente acredito que o fundo se dará em 15/17K. Isso é uma desvalorização de quase 80% tomando-se por base o TH.
Acho que é um número razoável para a crise mais severa depois de 1929.
O gráfico do IBOV dolarizado, na minha opinião, mostra bem o canal histórico de alta e acho que será ele o melhor instrumento para balizar o derradeiro fundo.

DrFox disse...

Boa noite Amaro,

É muito simples explicar isso.

Se você olhar o gráfico do Citi, verá que ele caiu de 50 para 2,50. O BAC caiu de 48 para 4.

Isso quer dizer que no caso do Citi um movimento de 35 centavos no preço da ação já resulta numa alta de 10%.

Se comparado com o preço no topo, esse mesmo movimento representaria meros 0,25% de alta.

A queda está relacionada outras ações, lembrando que no Dow, o peso de cada componente depende da cotação.

É por isso que para se manter no Dow Jones, a ação tem que valer pelo menos 10,00.

Em breve alguns antigos gigantes terão que ceder seu lugar a novos participantes.

É aquela máxima: "Não existe empresa grande o suficiente que não possa falir".

Eu sempre disso isso de Petro e Vale, grandes empresas, mas mesmo elas posseum um grau de risco de falência, como qualquer negócio.



[]'s

DrFox disse...

Oi André,

Li agora que o Morningstar acompanha 9.000 fundos e desses todos estão no vermelho em 2009.

Não há um único sequer que esteja azul.

Não sei se chega nos 15K, gosto de acompanhar passo a passo o desenrolar do mercado.

Se chegar mesmo nos 22K, ai eu faço uma nova avaliação, mas por enquanto prefiro esperar.

[]'s

FATOS RELEVANTES disse...

Fox,

obrigado aí pelas considerações técnicas em meio ao feriado

abraço



http://fatosrelevantesbolsa.blogspot.com/

Sulfilm Películas de Controle Solar disse...

Vamos todos juntos então FOX operar na venda??/? vamos contudo rss

Anônimo disse...

Show de bola Dr Fox, estamos na era da ONDA KONDRATIEFF, Elliot descobriu que dentro desta onda existia outras ondas e como estamos numa nova era (quântica), existem outras ondas dentro das ondas de Elliot.
Simples assim.
Quando se é apresentado um gráfico mensal (rarissímo para trader), se vê que na Onda de Kondratieff tem uma parada em 61,8034% do fibo, mas isso não quer dizer que vá subir rsrsr.. sem pivô como sobre?
Um amigo disse, aplicar no mercado de ações é uma boa pois a tendência é sempre alta, eu disse para ele:
Então tem alguém realizando seus lucros não é mesmo?
Lá em outubro de 2007 os URSOS mostraram a cara para os TOUROS.
Valeu Dr Fox!!
É raro alguém fazer análise num gráfico mensal.
Nelson Costa

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fox,

Durante muitos anos (sempre!) nossa economia esteve "muito" defasada da dos países desenvolvidos. De 2003 para cá, nossas empresas e nossa economia evoluíram muito (desnecessário exemplificar, mas grande relevância para o fato das privatizações e internacionalização de diversas delas).
Vejo essa grande escalada nesse período como reflexo de uma redução da enorme distância em relação às economias mais desenvolvidas.
Por outro lado, com a movimentação do capital internacional e a interconexão mundial (comércio e informações) não é mais possível que as bolsas sejam um termômetro da economia de um país isoladamente.
Assim, não consigo ver conexão entre os preços de 2000, 2001,...,2003, etc., e os atuais.
Acredito que há distorções importantes entre o que representava um determinado valor lá atrás e os valores de hoje! Assim, não gosto do gráfico do IBOV em longo prazo!
Acho que essa baixa está totalmente associada ao que acontece na economia norteamericana e não temos parâmetros para identificar o fundo baseado no "histórico" de preços.
Prefiro acreditar que o fundo acontecerá (como no maior parte dos períodos pós-recessão passados) algum tempo "após" a economia mundial (em especial EUA)voltar a crescer.
Acho que não existe mais (por enquanto!) esse tal descolamento, nem positivo nem negativo.
A queda desses dias está na precificação do risco que o sistema bancário norteamericano e europeu representam atualmente à "expectativa" de recuperação econômica.
Forte abraço,
Ronald

Anônimo disse...

Fox: achei sua explicação plausivel
mas ha outras empresas em que as
ações tambem estão com preço baixo e ontem também cairam. Na verdade so 2 tiveram ganhos,exatamente
Citi e Bank of america. Se Down diz que tudo ja esta precificado, então podemos pensar que ja ha algo diferente para estes dois??

Amaro

DrFox disse...

Bom dia Sulfilm,

Entendi o teor da brincadeira, mas fico preocupado quando vejo um comentário como o seu.

Lembrem-se de que na bolsa não existe consenso de opiniões.

Nunca embale numa determinada ação só porque todo mundo está indo na mesma direção.

Se quiser operar na venda, o faça por suas próprias convicções e não por que eu ou qualquer outra pessoa disse.

[]'s

DrFox disse...

Bom dia Ronald,

Gostei da sua argumentação, mas discordo sobre essa questão da defasagem.

Uma coisa é governo, outra são as empresas.

Vamos tomar como exemplo a Vale.

Ela sempre exportou e seu faturamento não estava atrelado a nenhuma defasagem governamental e sim a demanda internacional para seus produtos.

Após a privatização a Vale experimentou um forte incremento nos resultados decorrente de uma melhor administração.

Isso seria esperado de qualquer empresa e também não tem nada a ver com a defasagem entre economias.

Após essa melhora administrativa, ela gozou da sorte na forte demanda internacional o que só acelerou seu crescimento e mais uma vez o resultado.

Sei que a idéia dessa associação é tentadora, mas empresas se valorizam por vender mais ou lucrar mais.

Foi assim com a IBM décadas atrás, foi assim com a Apple recentemente e tem sido assim com a Amazon, só para citar exemplos de empresas que em tese estão nas economias "desenvolvidas".

O Brasil é e sempre foi uma potência econômica, nossos problemas estão mais relacionados a má gestão dos recursos públicos do que a possuir uma economia forte e internacional.

Infelizmente, nosso "presidanta" perdeu e ainda perde ótimas oportunidades para tomar as medidas necessárias para manter a economia saudável.

Paciência, não foi pelo meu voto que ele foi parar lá.

[]'s

Anônimo disse...

É isso ai, que os secadores nao vao com muita sede ao pote, amanha pode abrir aqui e nem cair

Japao caiu so 1,5%

a bolsa se cair ira cair qdo ninguem esperar e nao qdo todo mundo dizer que vai cair

p ciclo vicioso esta somente comecando, quebrou-se uns dentes da engrenagem, agora ela vai patinando ate quebrar o resto mas o tempo ninguem sabe

Romeu

DrFox disse...

Bom dia Amaro,

Não sei o quanto acompanhou os dois papéis citados, mas são exatamente dois bancos que estão sendo "nacionalizados" pelo governo Americano para evitar que ambos venham a falir.

Só por esse detalhe fica difícil olhar para qualquer alta, mesmo sendo de 10% como um sinal positivo.

No mais, fui olhar os componentes do Dow Jones (http://uk.finance.yahoo.com/q/cp?s=%5EDJI) e apenas 5 empresas estão cotadas abaixo de $10,00:

Alcoa - 5.81
BAC - 3.91
Citi - 2.14
GE - 8.85
GM - 1.77

Se você quiser conhecer a composição e os pesos de cada ação segue o link:

http://www.djindexes.com/mdsidx/?event=components&symbol=DJI

Alcoa - 0.650616
BAC - 0.43785
Citi - 0.239642
GE - 0.991041
GM - 0.198208

No total essas cinco ações representam apenas 2,5% do índice, ou seja, uma grande variação percentual delas, irá influenciar muito pouco o resultado final.

C.Q.D. :)

[]'s

DrFox disse...

Puxa Romeu,

Você começando a falar em possibilidade de quedas?

Xiiiiiiii!!!!

Agora só falta o Romildo concordar com você!

Ai faz fundo! hehehe

[]'s

Anônimo disse...

Fox

Com base no que seu amigo fisico ta dizendo que é raro que nao se utiliza ghrafico mensal?
Ta doido mesmo!

So pra ter uma ideia de 29 a 32, em quase dois anos o down caiu 89%
se isso se repetir down vai a 1500

mas vamos dizer que nao se repita, que caia 50% dai vamos em torno de 5000 pontos

Romildo

Anônimo disse...

Bom só pra contribuir com o post:

utilizando fibonacci as projeções que vejo aqui são:

mensal: 1º 25700 2º 14400

semanal: 1º 18500 2º 5700

André disse...

Romildo, essa tua matemática tá complicada... Tem certeza que vc anda ganhando na bolsa???? Vc tá usando o TH como referência???

Gustavo, como sugetão, trace Fibonacci usando 0 como 0% e TH como 100%. Assim vamos achar as principais linhas de LP(suportes e resistências) do índice. Estou de olho na que corta os 17K.

Anônimo disse...

E agora Jose?
O que vc ira escrever depois da alta de hoje? Que anulou aqueda de ontem....

Piter

DrFox disse...

Olá Piter,

Não entendi?

Esse "soluço" de hoje mudou alguma coisa no quadro geral?

Essa alta foi tão fraca que o fechamento sequer superou o anterior.

Por enquanto o caminho é para baixo.

É isso que eu penso e é isso que eu tenho a dizer. :)

[]'s

Anônimo disse...

Boa noite Fox:
É verdade, voce tem razão, tambem acho que vai voltar para baixo. O que não consigo entender e por que no DJI e no S&P 500 muitas empresas do setor financeiro subiram + de 20%. Se a bomba esta no setor financeiro o que justificaria esta alta. Mais,GM e FORD subiram. Sei que nao devemos ficar tentando entender o Mercado.
E não podemos cobrar que alguem tenha a obrigação de acertar.
Mas, podemos elocubrar...
Alguma sugestão ou avaliação??

[]s
Amaro

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fox,
Só para explicar melhor o que entendo por defasagem de economia, mas sem polemizar!
A 3 anos atrás passei boa parte do ano estudando aspectos geográficos e históricos do Brasil.
De forma geral, vi vários indicadores brasileiros ao longo do tempo, por exemplo: capacidade de geração de energia, emissão de carbono, PIB, PIB per capta, escolaridade, Hiato do PIB, mercado consumidor, etc. etc. etc.
De forma groseira, percebi que nossos indicadores representavam uma faixa entre 10 e 20% dos valores encontrados para os dados dos EUA!
Bastante "defasado"!(não sei se essa é a expressão correta!).
Acredito que a capacidade de nossas empresas estão indexadas à capacidade do país de criar um ambiente propício ao desenvolvimento delas. Não adianta o mundo aumentar a demanda por um produto que uma empresa produz mas não tem capacidade de produzir por falta de energia (por exemplo! para se ter idéia, só a produção de energia nuclear americana é maior que a produção de toda a nossa matriz energética).
Assim, a diminuição da defasagem está relacionada a melhora do ambiente geral para a produção e para o consumo (nesse caso, elevação de renda).
Sem querer defender nenhum governo, acho difícil que qualquer empresa pudesse ser competitiva sem essa melhora, independente da melhora da governança (pública ou privada!).
O quis dizer é que com a nossa melhora, agora estamos num patamar que permite que os fluxos de capitais considrem o Brasil como destino, e assim, estamos também indexados ao movimento geral das bolsas mundiais.
Forte abraço,
Ronald

Anônimo disse...

Caro Fox:
24/02/2009 - 19h18
Bolsas de NY sobem após Fed afirmar que recessão termina neste ano
Por favor, nem publique meu comentário.
Obrigado

Amaro

DrFox disse...

Boa noite Amaro,

Percebo que está muito preocupado com o movimento do último pregão e está deixando de olhar o quadro geral.

Veja que não há simetria entre altas e baixas.

Uma queda de 50% necessita de uma alta de 100% para "zerar" o movimento.

Alguns bancos cairam 90% desde o topo.

Assim, para voltar ao ponto inicial eles precisam de uma alta de 1.000%

Dentro dessa expectativa, uma alta de 20% é quase irrisória.

O movimento de um pregão ou outro não tem tanto significado, é preciso entender a conjuntura e a direção do mercado.

O resto é apenas ruído e nessa seara, somente alguns estão preparados o suficiente para sair vivos.

[]'s

DrFox disse...

Oi Ronald,

Obrigado pela resposta. Acho que suas considerações são importantes, mas daí inferir que estamos dependentes da economia Americana é um passo muito grande.

O que eu concordo é que o fluxo de capital tornou-se mais livre e ávido.

Ou seja, ele vai onde as chances de retorno são maiores, desrespeitando regras e/ou barreiras.

Quanto as empresas, se a demanda por seus produtos sobe muito, os fatores dependentes do governo tornam-se irrelevantes.

Perder a oportunidade custa muito mais caro do que bancar do bolso as ineficiências.

É algo assim:

- Precisa construir sua própria hidreletrica? Feito!

- Não existe ferrovia até o porto? Cusntruam!

Essa dependência do Estado só existe quando há dependência do capital ou quando o governo é a única fonte financiadora.

Aliás penso que essa é a maior lição que essa crise tem deixado para os Estados mundo afora.

Nada mais pode ser contido em seu próprio quintal.

Os governos não são mais os atores principais, foram substituídos pelo capital livre.

Em breve o capital voltará a circular e quando isso acontecer, mais uma vez os Estados serão deslocados para o segundo plano.

[]'s

Leonardo de Araújo disse...

Dr. Fox,
Nem estou afim de entrar nessa polêmica toda.
Por enquanto, quem surfou com coragem o canal com topo em 42k (vendendo em 40 ou mais e comprando cada vez mais acima) se deu bem. Eu, escaldado, aproveitei menos.
De fato, depois desse último topo, parece que está descendo (ainda dentro do canal). Se é o canto do cisne para sua tese se realizar, não sei.
O importante é que levo em conta a possibilidade de você estar certo. Não custa ligar os stops e acompanhar as posições de perto.
Minha dúvida é sobre as ondas que citava em posts anteriores.
VOCÊ FALAVA EM QUINTA ONDA. VOCÊ PODERIA DEMONSTRAR TAIS ONDAS, POR FAVOR???
Abraço
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

DrFox disse...

Bom dia Leonardo,

Não se preocupe com as polêmicas, mantidas no universo da bolsa elas são ótimos temperos para a mente.

Entenda que você não é o único gato escaldado nessa estória e por isso eu sempre digo que poucos aproveitaram essa alta toda.

Alguns aproveitaram apenas um pedaço e a maioria certamente perdeu, o jogo é assim, não dá pra argumentar contra o mercado.

Entendo suas considerações sobre eu poder estar certo, mas peço que tenha reservas em relação a isso.

O importante é você acreditar naquilo que faz, só isso é importante!

O resto é ruído externo que precisa ser filtrado, decodificado e traduzido dentro da lógica pessoal de cada um.

Sobre Elliot, sugiro o seguinte link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Elliott_wave_principle

[]'s