17 outubro 2007

Gerenciando a Carteira

Bom dia pessoal,

Voltei um tanto quanto preguiçoso do feriado e sem muito tempo para acompanhar o mercado, razão pela qual estive ausente por aqui.

Para aqueles que visitam diariamente, peço desculpas, vamos ver se o recente ócio mental resultará em artigos interessantes. :-)

Sou um participante ativo de alguns fóruns (BRSM, Webação e Fórum Infomoney) e nesse convívio diário com as mais diversas idéias e estratégias, notei que muito se fala sobre ponto de entradas, de saída, stops, etc., e quase nada sobre ter uma carteira.

Fica as vezes a impressão, de que o bom trader tem obrigação de manter seu dinheiro "circulando" pelos diversos ativos disponíveis, na busca de melhores retornos.

Infelizmente, isso está mais para uma fábula do Santo Graal, do que para algo passível de execução no mundo real.

Essa busca permanente pelo trade de ouro, acaba provocando o efeito justamente contrário, pois promove a concentração dos recursos e um stress emocional que eventualmente sairá vencedor, levando junto boa parte do capital do investidor.

Durante esses ultimos 2-3 anos, tive a sorte de poder construir paulatinamente uma carteira, primeiramente robusta e segundo lucrativa.

Hoje, minha maior preocupação não é saber qual será o super trade, mas sim gerenciar as posições que detenho para manter o rumo do lucro, enquanto crio mecanismos de proteção para as tempestades que inevitavelmente virão.

Essa mudança de perspectiva teve resultados tão brutais na forma como vejo meus investimentos, que é pra mim quase impossível compreender a motivação que leva alguem a ficar nesse "pula-pula" frenético de ações tal qual vejo pelos fóruns.

É como eu disse na palestra da Expomoney, pra investir na bolsa, temos que possuir um capital mínimo que viabilize a montagem de uma "carteira" de verdade, que nos permita cometer alguns erros sem perder tudo e que permita diversificar o risco.

Construir uma carteira, é como subir uma escada, devemos galgar um degrau de cada vez, cuidando para que o capital seja alocado nas oportunidades, e ali deixados para crescer enquanto o ativo permitir.

Acho que para uma primeira abordagem, já está bom, se alguém tiver algum comentário ou visão diferente sobre o assunto, por favor comente.

Bom dia a todos.

[]'s

DrFox

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fox,
Parabéns pelo blog!
Sou iniciante. Quanto é uma carteira para você? Você é adepto do "buy and hold"?
Grato

DrFox disse...

Olá Ricardo,

Obrigado pela visita e pela participação.

A questão da carteira não é necessariamente o valor, mas a forma como você a estrutura.

O importante é começar paulatinamente, sempre, sem correria.

Minha estratégia atual é de "trend following", gosto de deixar o ativo mostrar todo o seu potencial.

Parece bem mais fácil do que é, mas os resultados tem sido alentadores.

[]'s

DrFox

Anônimo disse...

DrFox,

A consistência de seus comentários, que conheci, infelizmente, apenas recentemente, me fazem perguntar se é possível você informar a composição dos papéis da sua carteira. Ousadia ou ingenuidade minha?

DrFox disse...

Olá Anônimo,

Primeiramente agradeço a visita e o comentário motivador.

Eu mantenho a postagem anônima como um incentivo a participação das pessoas, mas se for possível, da próxima vez, deixe seu nome e quem sabe, conte um pouco sobre a sua visão do que é uma carteira de investimentos.

Quanto a composição da minha carteira, serei bem sincero e direto.

Meu objetivo com o blog não é dizer o quanto ganhei, mas sim aprender a cada dia.

Dessa forma a composição da carteira só é relevante para mim, da mesma forma que a sua carteira não é do interesse de mais ninguém além de você.

Estou sempre aberto a debater idéias, acho que é a melhor forma de aprendermos.

No mais, só publico aqui no blog ações que executo na vida real, exceto o Estudo de Tendência, que é parcialmente real.

Se tiver paciência para cavar os posts antigos, terá uma boa idéia dos ativos que estão na minha carteira.

[]'s

DrFox

Anônimo disse...

Fox, ótimo pode debater idéias aqui com em seu blog.

já fui em vários foruns e blogs,
interessante que tem rivalidade forte entre participantes.

besteira, meu único interesse é aumentar meu capital. Importante é montar uma carteira, preservar o capital, remunerar quando der. E nesta tarefas a gente precisa é de ajuda, não de dúvidas.

DrFox disse...

Oi Wil123,

Você é um dos visitantes mais constantes aqui do blog. Obrigado!

Eu já sofri um pouco com os fóruns, tentando defender meu ponto de vista. Hoje coloco minha visão, quem gostar ótimo, quem não gostar ótimo também.

O problema é que como qualquer outro ambiente, os fóruns estão lotados de pessoas frustradas e que só perdem dinheiro. Diria ainda que 90% do que se lê nos fóruns não serve pra nada.

Porque participo? Pelos 10% que podem vir a valer a pena, nem que seja só para atiçar a curiosidade sobre algo novo ou outras formas de enxergar os trades.

É um trabalho duro, separar o joio do trigo, mas acredito que vale a pena.

Sobre a questão da ajuda, eu vejo direfente.

Não quero e não busco a ajuda de ninguém, pois é muito difícil encontrar pessoas com a mesma realidade financeiro-econômica e que tenha objetivos semelhantes. Ou seja, o que pode funcionar e valer muito para um, pode não valer nada para outro.

Mais importante do que ajuda, acredito na troca de idéias e na construção das nossas próprias verdades.

[]'s