31 outubro 2007

Estudo de Tendência - Panorâma Outubro

Boa noite pessoal,

Como prometido, volto para apresentar minhas conclusões sobre o Estudo de Tendência no fechamento de Outubro.

Uma das constatações mais importantes desse estudo foi entender que os ativos não se comportam como esperado.

Quando iniciei esse estudo, minha aposta era de que a carteira de ativos considerados em tendência de primeira linha, seria a grande vencedora. A realidade mostrou que essa carteira na verdade é a lanterninha das três.

Dois fatores levaram a essa situação: concentração de ativos no mesmo setor (aéreo) que teve a infelicidade de passar por uma forte crise, não prevista no cenário inicial. A segunda decorre da forte desvalorização da Natura.

A situação só não foi pior pois a Weg salvou a pele dessa carteira. Mesmo assim, percebo que esses ativos foram os que menos reagiram as flutuações de mercado, nos dois sentidos.

A carteira das Blue Chips, são emoção pura. Oscilam ao sabor dos ventos num balé de quebrar os ossos daqueles menos preparados.

No final de tudo, a constatação de que: Blue Chips Rock's!

Até o mês que vem.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Itiho disse...

Olá Dr.

Parabéns pelo blog que sempre acompanho.

Me responda uma coisa. Teria como disponibilizar essa planilha? De preferência com explicações para alguns campos que eu não entendi como "ATR" e "range de meta"?

obrigado

DrFox disse...

Olá Itiho,

A planilha é muito simples, já disponibilizei uma vez no brsm. Manda um email que eu lhe envio o template.

ATR é a média do True Range, e mede a faixa de variação dos preços, indicando a volatilidade. No caso do estudo era a volatilidade do inicio do trade.

o Range da meta é uma medida percentual de um multiplo 4 do ATR, o que definiria o ponto estimado de saída do trade.

Só para esclarecer, trata-se de um estudo teórico, uma vez que só possuo alguns dos ativos listados e nem todos comprados na data de 8/set.

[]´s