19 outubro 2007

DJIA - Será a gestação de um O-C-O-i?

Boa noite pessoal,

Teve gente se aproveitando das estorinhas do crash de 1987 pra criar terrorismo nas bolsas da matriz e conseqüentemente no mercado tupiniquim.

Estava observando o gráfico do Dow Jones e achei até engraçado, pois se na próxima semana, cair mais uma "beiradinha" e vier a encontrar suporte nos famosos 13.250 pontos, podemos estar assistindo à gestação de um O-C-O invertido no Dow Jones.

Some a isso mais uma dose de China Parabólica, a uma massa gigantesca de Ienes sendo exportados em operações de carry-trade para mercados emergentes e teremos mais uma pernada de bolha-potencial.

Por enquanto é gerenciar o que já está garantido e observar esse movimento.

[]'s

DrFox

11 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, antes de tudo achei seu blog muito informativo, parabéns. Mas como sou novato, não entendi meia dúzia de expressões utilizadas aqui. 1) o que é um O-C-O invertido e o que ele representa? 2) pq China Parabólica? 3) e o que seria uma pernada de bolha? Ficaria muito grato se pudesse me responder.

Anônimo disse...

vi num post abaixo que vc construiu uma carteira nos últimos 3 anos.

então vc pegou um mercado só de alta. Com o mercado só subindo, eu nem preciso me esforçar, só comprar e encarteirar.

e esta é a questão, como fazer nas grandes quedas, pois elas ocorrem de tempos em tempos. E quando, cai, cai forte.

eu estou comprando sempre nos fundamentos de minha análise pessoal. Pena que não sou arrojado que nem os traders, se tivesse aproveitado todas as oportunidades que vi, estaria hoje aposentado e feliz.

DrFox disse...

Olá Nonsense,

OCO Invertido é um padrão de comportamento de preços. Faça uma busca no google com "head and shoulders" e terá vários exemplos.

Parabólico, quer dizer que os preços estão subindo hiperbolicamente, ou seja, acelerando em escala exponencial.

Pernada é um termo que eu utilizo pra falar de um movimento brusco e forte na bolsa. Bolha porque sendo hiperbólico, tem grandes chances de descer na mesma velocidade que subiu.

No mais, são apenas algumas referências para tentar descrever como vejo a situação atual.

[]'s

DrFox

B i r d disse...

Fala FOX. Ando meio sumido. Mas pode ter certeza. Quase todos os dias dou uma passada por aqui.

Adoro este seu otimismo. Mas é isto mesmo, apesar da forte queda, estamos claramente dentro do canal de alta.

Eu, pessoalmente, não gosto muito de OCO invertido em topo. Costumo procurá-lo mais em fundos, mas, como disse, é pessoal. E o porque: OCOi, nada mais é do que a quebra do ritmo de fundos e topos descendentes.

No caso do DJ, ainda temos um topo mais alto né? Então não podemos falar que a festa acabou. E uma nova pernada altista pode estar a caminho mesmo.

Também gostei do adjetivo pra CHINA. Me lembrou o tigrão (Hiper, hiper, super hiper e por aí vai)

Só devemos estar atentos a outra figura que pode estar se formando: TOPO DUPLO. Meio forçado, mas pode ser também. O último fundo tem um "buraco negro" a ser trabalhado, que fica entre 12984 e 12580 - corresponde a sombra do candle. O que vc acha ?

E como vc disse há uns dias atrás, podemos ter uma correção importante em setembro/outubro. Então não custa ficar de olho e armar uma estratégia pra não devolver.

Uma ótima semana a todos.

Anônimo disse...

Oi,
O OCO invertido nao tem que acontecer num fundopara ser valido?
thanks,
Dominique Fournier.

Anônimo disse...

VAleu, Dr. Foxx. Já saquei o significado do OCO invertido e o porquê da possível pernada de bolha. Sucesso!

B i r d disse...

Ei Will, aproveitando o seu comentário e tentando enriquecer para todos.

Vc disse "então vc pegou um mercado só de alta. Com o mercado só subindo, eu nem preciso me esforçar, só comprar e encarteirar."

Não acredito que não precise esforçar. Se acompanha os posts vê que o FOX tem uma estratégia traçada e já valeu de proteção da carteira quando as coisas não iam de acordo com os critérios por ele definidos.

Claro que concordo que, nos últimos anos, quem comprou e segurou se deu muito bem, mas pode não ser eterno.

Mas também é fato que não sabemos quando a "alegria" vai terminar, se é que vai terminar. Ninguém sabe. Há tempos atrás vi gente zerando a carteira só porque achava que já tinha subido demais ... De lá pra cá teve ação de primeira linha que ja deu 300% !!!

O que estou querendo dizer, não tomando partido algum, é que o mais importante é ter um modus operandii e que mercado tem todos os dias. Ganha se, perde se, e alguns levam um troco pra casa. Tento ser um deles. Mas garanto, não é free.

E lembrando, só da pra falar em perdas ou ganhos na realização da operação.

DrFox disse...

Olá Wil123 e Bird,

Parabéns pelo debate construtivo, é assim que se aprende, trocando idéias.

Wil, é verdade que montei minha carteira em um mercado de alta, sorte minha e de muita gente.

De qualquer forma, mesmo durante essa alta tivemos muitos "soluços" no mercado o que pegou muita gente desprevenida, inclusive eu.

Por isso mesmo é que já há algum tempo, venho estudando formas de proteger o ganho acumulado na carteira, o que tenho feito através dos mini-contratos.

O aprendizado que acumulei até o momento, mostra que dias como hoje, representam oportunidades, basta saber operar a incerteza.


Bird,

Essa possibilidade de topo duplo está embutida nos meus cálculos sim, mas isso só confirmaria como você mesmo disse, na perda dos 12.500 pontos.

De qualquer forma é uma possibilidade e não pode nem deve ser ignorada.


Dominique,

Não posso dizer que minha resposta é absoluta, mas acredito que seja possível essa formação tanto num fundo quanto num topo.


[]'s

DrFox

Anônimo disse...

Mt bom seu blog heim! veja só o que o lopes filho diz e se vc concorda ou esse cara é amigo dos tubas e manda vc entrar so depois que a festa ja começou e esta para acabar.
Análise para o dia 23/10/2007 Veja mais
Na queda verificada no início deste último pregão o Ibovespa atingiu o suporte situado em 59.540 pontos mas com o Indicador de Força Relativa em níveis totalmente oversold, o que impediu a progressão da trajetória declinante e permitiu a formação de um repique corretivo. No entanto, a expectativa neste momento é de que esta reação seja simples conseqüência da velocidade da queda, não devendo ultrapassar 61.500/62.300 pontos, sendo seguida de nova precipitação na direção do objetivo principal de 56.050 pontos.

DrFox disse...

Olá De Cesaro,

Primeiramente, obrigado por visitar o blog, esse feedback é muito motivador.

é difícil comentar a análise de outra pessoa, mas eu admiro todo mundo que se expõe.

No mais, somente utilizo as análises de terceiros, depois de ter feito a minha própria, e apenas como contraponto as minhas idéias e nunca como algo estanque.

Na bolsa, dúvide de tudo e de todos , construa sua própria base de reflexão, instrua-se e principalmente arrisque-se a formular suas estratégias sozinho.

A recompensa virá na forma de aumento de sua confiança para lidar com as diversas situações inesperadas que a bolsa nos impõe todos os dias.

[]'s

The Dominium disse...

Fox

Só tenho uma coisa a dizer, "OS CARAS NÃO PRESTAM".

No mais, Novembro e Dezembro nos últimos anos apresentaram Altas sigfinicativas.

Segue o jogo

Junior