15 dezembro 2006

Saneamento - Sabesp


Há alguns dias falei sobre o potencial das companhias paulistas que possivelmente serão privatizadas durante o governo Serra.

Outra coisa importante foi o marco regulatório para a área de saneamento, no caso da Sabesp.

Uma imagem vale mais do que 1000 palavras (gráfico dos últimos 5 dias). Um pouco mais de 20% de valorização (no topo).



Empresas privadas devem crescer 500% no setor de saneamento
Estimativa é para os próximos dez anos e se baseia no incentivo aos investimentos nacionais e estrangeiros, gerado pela nova regulamentação
Francine De Lorenzo, Portal Exame

A regulamentação que institui as diretrizes para o setor de saneamento básico no Brasil deve desencadear uma nova onda de investimentos no país. A expectativa dos especialistas é de que a participação da iniciativa privada no setor cresça 500% nos próximos dez anos. "Hoje, as empresas privadas têm apenas 5% de atuação no mercado, mas esse número deve saltar para 30% até 2017", afirma o presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas Prestadoras de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Carlos Henrique da Cruz Lima.

Aprovado nesta terça-feira (12/12) pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que normatiza o setor agora só depende da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor. A falta de uma legislação específica era considerada o maior empecilho para investimentos em saneamento básico no país. "O setor é carente de recursos e há perspectiva de bons retornos. As empresas não investiam porque não havia regras que garantissem as condições de entrada, permanência e saída do negócio, o que deixava os investidores receosos", diz Cruz Lima. Segundo o presidente da Abcon, 15% da população brasileira ainda não possui serviço de água tratada. Já a coleta de esgoto está disponível apenas para 50% dos brasileiros. Isso significa que o setor ainda apresenta 50% de potencial de crescimento. O faturamento atual é de 20 bilhões de reais ao ano, podendo subir para 30 bilhões de reais ao ano quando todos tiverem acesso aos serviços. (...)

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o texto!

Já coloquei nos favoritos!


Engenharia Ambiental