22 julho 2006

Sideline Cash. O que é isso?

Bom dia pessoal,

Há algum tempo atrás eu estava curioso sobre as razões da recompra de ações que várias empresas anunciaram recentemente e até fiz um post no BRSM.

Pesquisando um pouco mais, descobri que várias empresas aqui e no exterior, encontram-se em situação curiosa de possuir excedente de caixa em quantidade maior do que a capacidade de investir.

Segundo os preceitos da boa administração, quando uma empresa não é capaz de remunerar o dinheiro dos acionistas acima do seu WACC (Custo de Capital), o melhor a fazer é devolver esses recursos pros acionistas, o que pode ser feito de duas formas, por dividedos ou por programas de recompra de ações.

Então, acredito que a maré de recompras que assistimos recentemente, esta em linha com esse pensamento.

Normalmente, quando uma empresa recompra ações, ela as elimina, o que reduz a base de free-float, aumentando a participação dos acionistas na empresa.

Vale só observar alguns cuidados nas ofertas de recompra, pois ela pode ser utilizada de forma indevida para melhorar indices fundamentalistas da empresa, sem que isso seja verdade.

Achei também curioso, como algumas empresas lidam com o excesso de caixa.

Vejam o exemplo da Sadia, empresa que precisa crescer rapidamente pra enfrentar as crescentes demandas internacionais e que viu a oportunidade de utilizar seu excendente de caixa na aquisição da Perdigão (ainda indefinida).

Mesmo possuíndo grande parte dos recursos para a oferta feita pela Perdigão, a Sadia tomou o cuidade de financiar a operação, preservando os recursos para um eventual aumento da oferta (vide caso Arcelor-Mittal) ou para utilização nos projetos de integração da nova empresa caso a fusão venha mesmo a acontecer.

Um bom final de semana a todos e até segunda.

[]'s

DrFox

Nenhum comentário: