14 junho 2008

Blue Chips - Momento atual...

Bom dia pessoal,

Hoje pretendo fazer uma avaliação da minha percepção pessoa sobre a recente alta ocorrida na Bovespa ante a perspectiva do Brasil receber o tão falado "Investment Grade".

Quero mostrar como uma movimentação orquestrada de alguns grandes players para extrair dinheiro da sardinhada em grandes quantidades, fazendo uso da mídia e do grande volume de recursos que lhes são acessíveis.

Não sei precisar quando o mote começou, mas diria que foi no inicio de março quando foram ventiladas pela primeira vez noticias de que o IG estava no forno e seria servido a qualquer momento.

Nesse momento, começaram as compras dos orquestrantes, de forma paulatina, discreta mas constante.

Favorecidos pelas noticias do IG e da demanda compradora, as principais blue chips iniciaram processos de alta significativos, criando no imaginário dos pequenos investidores a falsa impressão de que a partir de agora teríamos somente "céu de brigadeiro".

Esse processo, resolve o primeiro lado da equação com os arquitetos acumulando gigantescas posições compradas nos ativos alvo.

De repente, a noticia da S&P, primeira agência a aumentar nosso IG, o mercado encontrou seu ápice e nesse momento, com a demanda por ativos em forte elevação, é iniciada a desova gradual das posições que haviam sido contruídas pelo pool de investidores.

O mvimento da primeira quinzena de maio reflete essa situação e com um leve impulso da Fitch e também dos arquitetos, sustenta-se a demanda compradora alimentando o sonho dos pequenos investidores de finalmente "participarem da festa".

Mais uma vez, tudo não passava de uma ilusão, pois os vendedores dessa vez não eram detentores dos ativos, mas sim os mesmos arquitetos responsáveis pela alta.

Utilizando de seus vastos recursos financeiros, iniciam eles uma escalada enorme de vendas a descoberto de ativos, para alimentar a fome dos novos compradores.

O risco é gerenciado pela manipulação das posições em opções até mais uma vez todos os arquitetos estarem posicionados satisfatóriamente.

Quando essa situação é atingida, inicia-se o processo inverso, com objetido de degradar o valor dos ativos, trazendo abaixo e rápido o preço das cotações.

Para eles não há limite, quanto mais cair melhor.

Nesse momento o pequeno investidor vê seus sonhos se desfazerem e seu dinheiro fazer água.

Só que é muito difícil abandonar um sonho e nesse processo, aqueles que mais demoram são os que mais perdem.

Jogam a toalha muito tarde, quando a situação já ficou severamente prejudicada.

O engraçado é que os arquitetos, sabem medir esse fluxo e justamente por isso, sabem a hora exata para terminar o processo e o fazem recomprando as ações alugadas e as devolvendo enquanto embolsam pela segunda vez um enorme de lucro.

Nessa hora, começa um novo ciclo, em outro ativo, quem sabe em outro mercado, afinal quem não morreu encontra-se muito ferido e precisa primeiro se cuidar antes de se lançar novamente ao mar.

E assim começa um novo ciclo.

Como é dura a vida de sardinha.

[]´s

DrFox

3 comentários:

Bolsaverdade disse...

Ola Fox

Perfeito o comentario, isso explica perfeitamente como e fraca nossa bolsa e a merce completamente da acao orquestrada dos grandes players, o mesmo ocorreu em Janeiro quando eles sabiam dos balancos ruins que viriam por conta do subprime(ja eram sabidos desde Agosto de 2007) e criaram o "fim do mundo" em Janeiro (que desapareceu rapidamente)e com tudo "ruim" comecou subir...
Estao sedentos por dinheiro novo, penso que agora esta um pouco mais dificl criar ilusoes no mercado, talvez a bolsa possa vir para numeros mais real da nossa economia
o tal mercado soberano (citado pelos vendedores de cursos)

Nao me surprendo com a precisao que eles atuam, pois possuem organizacao e vasto capital para isso, podem manter uma posicao vendedora ou compradora por um longo tempo e como estao organizados sabem que nao havera risco contrario

Outro ponto e que a bolsa permite a tal transferencia de acoes

se uma sardinha compra e vende para ela 1000 acoes chamam de ze com ze

se o Morgam vende 5 milhoes de acoes para o UBS e depois o UBS "empresta" para o UBS isso e permitido

Abcs

BolsaVerdades

Zoreninho disse...

Fala
Dr. Fox!
Mto bom o post! Concordo plenamente com vc!
Depois do investment grade da Fitch o book mostrava claramente isto, todos os dias os big player vendendo absurdo..e um monte de sardinha comprando.


Agora uma pergunta. As vezes vejo, normalmente em smallcpas, uma corretora vendendo uma grande quantidade pra ela mesmo.

Por exemplo, teve um dia em ideiasnet que uma corretora vendeu pra ela mesmo 7 milhoes de reias, sendo que o volume do dia foi de 8 milhoes.

O que esta acontecendo quando elas fazem isto?

Sou fa do blog, acho que suas opnioes sao extremamente importantes.

Foda mesmo ser sardinha!

Abracos

DrFox disse...

Olá Bolsaverdade e Marcelo,

Primeiro obrigado por participar e comentar e também pelos elogios.

BV, esses movimentos de grandes lotes também são uma dúvida minha, ainda não aprendi a debulhar o significado deles.

Marcelo, de porte movimentos nas small caps podem significar uma transferência de capital.

Pode ser também a mesma situação que o BV descreveu, ai não consigo ainda interpretar.

[]'s