10 abril 2007

Vida de Sardinha

Bom dia pessoal,

Na sexta-feita, assisti o Globo Reporter e numa parte da materia foi mostrado um cardume de sardinhas.

Foi explicado que as sardinhas são presas fáceis e possuem muitos predadores, no mar e no ar e que a única forma de protenção que possuem é vagar em densos cardumes.

Outra característica que me chamou a atenção elas vagam sem rumo, sempre seguindo uma sardinha, sem um caminho, sem um objetivo direto.

Espanta mais ainda, que essa sardinha é seguida religiosamente por todo o cardume.

A sardinha é um peixe medroso, pois ao menor sinal de perigo, todo o cardume bate em retirada, não se questionam as coisas, simplesmente segue-se os outros, afinal ninguem quer virar comida.

Terminada a reportagem, fiquei um bom tempo elocubrando como é precisa a comparação de nós pequenos investidores com as sardinhas.

De verdade não poderia haver nome melhor pra exemplificar os atos da grande massa de investidores pessoa física que atuam na bolsa, pessoas que reagem em pânico a qualquer sinal de fortes quedas no mercado.

O que mais me espanta é a enorme capacidade das pessoas em absorver noticias e/ou informações sem questionar, tomando por verdades absolutas qualquer dado que lhes chegam as mãos, olhos e ouvidos.

Vejam que não estamos falando de pessoas despreparadas, mas em profissionais que podem ser brilhantes em suas áreas de atuação, pessoas que foram capazes de acumular riqueza a ponto de querer investir em renda variável para justamente buscar um rendimento melhor do que a famigerada poupança ou dos investimentos mediocres enfiados goela abaixo por seus gerentes de banco, estes tentando desesperadamente cumprir suas cotas mensais.

Nessas horas, estranho a facilidade com que esses "investidores" alocam o dinheiro ganho com tanto sacrificio, na primeira coisa que vêem pela frente como se ganhar dinheiro na bolsa fosse um resultado liquido e garantido bastando pra isso comprar qualquer ação.

Estranho também o fato de todo mundo ter esse desejo latente para "ganhar muito", mas poucos possuirem a energia e a vontade de estudar, de aprender, enfim de tornar-se capaz de tomar suas decisões sozinhos.

Ou seja, todos querem os beneficios, mas poucos se dispoem a trabalhar duro para alcançar o fim do arco-iris, parece até a fabula da cigarra e da formiga.

Nessa hora fica clara a comparação com o cardume de sardinhas, pois incapazes de tomar suas proprias decisões, de escolher sozinhos o rumo que pretendem dar a seus investimentos, dos riscos que desejam correr, esse investidores vagam sem rumo pelo mar que é a bolsa de valores.

E nessas horas, como as sardinhas, reagem de forma avassaladora a qualquer movimento brusco, a qualquer sinal de catastrofe, e não sobra ninguem pra perguntar se a ameaça é real ou só mais uma armadilha preparada justamente para pescar sardinhas.

Desvincular desse cardume não é tarefa fácil. A sensação de remar contra a maré, de ir na direção contrária quando todos correm para o outro lado é uma das emoções mais dificeis de controlar.

Pessoalmente tenho vivido essa emoção muitas vezes, pois questionador que sou, teimo em fazer as coisas sem entender os porques e tiro dessa teimosia a energia necessária para estudar, aprimorar e expandir meus conhecimentos, na esperança de no final deixar de ser presa e me tornar um predador.

Um bom dia a todos!

[]'s

DrFox

Um comentário:

Aguimar Neto disse...

Excelente analogia, estou começando agora como trader. Vc utiliza tradesystems ou vai nas análises discricionárias mesmo.