03 abril 2007

Operando pra ganhar

Boa noite pessoal,

Sabem que eu não gosto de colar textos de terceiros aqui no blog, mas hoje visitando o site do TraderMike fui levado a um outro blog que leio com frequência, o The Kirk Report.

Ele escreveu hoje um texto "Trade to win" que trata do medo de perder que atormenta todo trader e deu um exemplo de um lutador de boxe novo, que parecia muito bem preparado.

Esse lutador ia confrontar com um ex campeão de 40 anos, fora de forma e mesmo assim, seu objetivo na luta era não perder.

O resultado, já devem imaginar foi nocaute no primeiro assalto.

A preocupação dele em não perder era tão grande que sequer tentou ganhar a luta.

Na bolsa vemos todos os dias situações semelhantes de traders que hesitam em "entrar" no mercado, com medo de perder.

Passam a maior parte do tempo assistindo aos movimentos e depois sofrem por não ter feito nada, por não ter tido a coragem de acreditar nos trades que viu.

O medo os torna meros expectadores, e quando num arroubo, resolvem entrar em um trade, o medo torna-se pavor e resolvem sair ao menor sinal de perda, utilizando stops muito curtos, ou então abortando trades ganhadores muito cedo e realizando depois que o lucro obtido por pouco não cobre os custos operacionais.

Vivem uma situação permanente de stress e medo e o único resultado que alcançam no longo prazo é perder dinheiro.

Esse post e o artigo que o originou, é so uma tentativa desse que vos escreve para libertar das amarras aqueles que ainda se sentem presos.

Perder faz parte do jogo na bolsa,. Ter uma quantidade de capital adequada e realizar uma boa gestão do seu capital, são os mecanismos que lhe mantem no jogo mesmo com algumas posições perdedoras.

É preciso aprender a ter um pouco de ousadia e entender que bolsa é investimento de risco e que eles precisam ser assumidos.

Não sob qualquer condição ou ou de forma irresponsável, mas baseado em muito estudo, muito esforço e uma boa dose de confiança na operação desenhada.

Boa noite!

DrFox

5 comentários:

Stock Buster disse...

Excelente artigo Fox!
Nao conhecia esse blog... boa dica.

Abraços
Carlos

Anônimo disse...

Olá, Fox.

Ótimo artigo.

Engraçado pois estava pensando exatamente isso esses dias. Estava avaliando a minha recente experiência na bolsa e o que realmente conquistei até agora. Tenho certeza de que posso ser um trader muito melhor e esse post me motivou mais ainda.

Tenho acompanhado os seus posts no fórum do brsm também e só tenho que parabenizá-lo por contribuir com tantas idéias bacanas.

É isso. Abraços.

DrFox disse...

Oi Carlos e Dvg,

Obrigado por visitarem o blog e pelos comentários. Eles são um grande incentivo pra mim.

Que bom que tenham gostado do artigo, não é fácil escrever coisas originais.

No mais recomendo a todos ter um blog ou postar nos foruns, o aprendizado que decorre de expor suas idéias é imensurável.

Continuem visitando.

[]'s

DrFox

Anônimo disse...

Oi, Fox.

Quem tem que agradecer somos nós.

Putz, eu sempre fui péssimo para postar em qualquer tipo de fórum mas pode ter certeza de que acompanho diariamente o que acontece por lá e por outros fóruns também.

Quem sabe eu não consigo ir numa das próximas reuniões que vocês marcarem... Será muito bacana.

É isso.

Um grande abraço e não deixe de escrever!

Anônimo disse...

...e não deixe de escrever suas análises!

Só para não pensarem que é especificamente para mim... rs...

Abraços.