23 fevereiro 2010

Cenários para o IBOV

Bom dia pessoal,

Uma das grandes lições que aprendi em minhas aventuras na bolsa é que não existe uma fórmula única, se é que existe alguma.

A grande verdade, e essa se mantem desde que a bolsa existe, é que a maioria dos 'players independentes' perde todo o capital em um curto período de tempo.

Meu tempo de bolsa não me permite arvorar nenhum tipo de "dom superior" ou "clarividência" sobre o mercado, mas acredito me tornou mais seletivo, paciente e minimalista.

É engraçado esse momento atual, pois não consigo encontrar muito o que falar sobre o mercado, apesar de ter uma visão definida de cenário a qual venho seguindo desde antes do início da crise.

Com isso quero dizer, que enquanto o mercado não me der razões para ter o que falar, as postagens dificilmente voltarão ao ritmo alucinante de quando iniciei o blog.

Isso dito, acho que chegou a hora de atualizar meu cenário de médio prazo, onde ainda considero a possibilidade de um topo duplo, que poderia trazer o IBOV entre 50K e 60K, isso não mudou. A recuperação se daria a partir desse ponto, mas não da forma meteórica que assistimos em 2009.

Entretanto começa a se desenhar a possibilidade de um período de consolidação na faixa 60K-70K que pode vir a formar um OCOi.

Se olharmos para a esquerda, essa consolidação pode tomar quase todo o ano de 2010 com uma possível quebra do pescoço a partir dali.

Então por enquanto é isso.

[]'s

DrFox

9 comentários:

Anônimo disse...

Pelo amor de meus filhinhos!!!!!!!

Tu insiste em chutar a esmo!!!!
POr que não pode ir a 30K novamente!

Por que chutas que ir somente a 50 ou 60 K? ou a 74K?

De um lado diz que no podes se divinhar....de outro começas a chutar!!!!

Impressionante como a bolsa deixa as pessoas ruim da cabeça!!!!

Irineu

DrFox disse...

Caro Irineu,

Bolsa é assim mesmo, cada um enxerga aquilo que quer.

Apenas falei o que eu vejo. Se você pensa diferente ou vê o mercado de forma diferente, basta apenas seguir com sua própria racionalização.

Esse tom ofensivo, pode deixar transparecer que você está com raiva de alguma coisa e isso não vai te ajudar a investir melhor.

Boa sorte

[]'s

Anônimo disse...

Triste e falidos irao ficar quem ir nas previsoes dos que nada sabem....(o que foi consagrado vide previsoes passadas)

Humberto dos Santos

DrFox disse...

Puxa Humberto,

Não sabia dessa sua situação, fico comovido.

Pode chorar suas mágoas aqui no blog, será sempre bem vindo.

[]'s

Anônimo disse...

dr fox

diga que vai cair que me atocho fazendo termo

diga que vi subir que me tocho de aluguel

é só alegria!!!!!!!

Chico

Sulfilm Películas de Controle Solar disse...

o meteoro passou amigão pocas oportunidades são assim a bolsa vive de expectativas futuras não adianta esperar ficar bom pra querer investir é o velho ditado "SOBE NO BOATO REALIZA NO FATO"

Sulfilm Películas de Controle Solar disse...

hehehe o Fox teve nas antigas materias postadas no infomoney foi vc mesmo? Fox meu amiguinho vai surfando a onda, ou aprende um pouco com o noronha ou o stormer vai estudando e surfando e faturando.........sucesso

DrFox disse...

Caro Ivar,

Sobre os artigos do Infomoney, sim era eu mesmo.

Aprendizado é algo que faz parte de nosso dia-a-dia, afinal ninguém sabe tudo.

Sobre o meteoro, não entendi, pois 99% dos investidores ainda não recuperaram sua perda de capital, mesmo com essa alta.

Alguns poucos sortudo e alguns poucos "saco-roxo" sim ganharam um dinheiro com a crise, mas se contam nos dedos.

No mais, sideline nunca fez mal a ninguém.

Obrigado por comentar e pelo bom humor.

[]'s

Antônio Marcos disse...

Tem uma amigo meu que disse que ganhou 130% na bolsa no ano passado. E tira em média 6% por mês.. quer fazer fortuna.. chegar a 1 milhao e 500 mil... será que é papo de buteco o que ele diz?