03 janeiro 2009

Perspectivas para 2009

Boa tarde pessoal,

Sempre que o mercado sobe um pouquinho, vejo comentários questionando minha visão de tendência baixista.

Não tenho nesse espaço intenção de "gorar" ninguém, muito menos de servir como referência para outros investidores, fato que sempre deixei claro e espero que aqueles que me visitam ou que acompanham o blog pelo RSS, tomem minhas linhas apenas como mais uma idéia entre as muitas que irão utilizar para racionalizar suas próprias convicções.

Espero que essa questão esteja esclarecida, e que todos que participam nos comentários continuem participando, mas com uma mudança de postura focada no debate de idéias.

Sobre o mercado, meu posicionamento é:

  1. Até que ocorra uma alteração estrutural na tendência, considero o mercado em queda;
  2. Como em qualquer processo de alta, espera-se por quedas (correções), é de se esperar que nos movimentos de queda ocorram também altas (correções) em relação ao movimento geral.
  3. Longo prazo é longo prazo, e quando digo isso estou falando em 10 anos. Alguém que considere 3 meses ou períodos menores como longo prazo só pode estar de piada.
  4. Minha estimativa é que 2009 será marcado pelo ajuste final do movimento de queda, com correção que deve ultrapassar os 50% do patamar atual. Somente a partir desse momento irei pensar no fim desse ciclo e na retomada da economia mundial.
Para aqueles que acreditam que estamos em céu de brigadeiro, sigam com sua visão e aproveitem esse degrau da escada.

[]'s

DrFox

17 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fox

Seu trabalho é esforçado mas muito equivocado

Foi bem enquanto firmou em dizer que cai,

Desprezar movimentos de 40% ? Minimo ser burrice, como operador estaria quebrado

O IBOV esta dentro do canal de alta de longo prazo
testou os 28K subido 44% por enquanto e testado o 40K por hora, esse é o fato!!!!!!

Para entra em tendencia de queda tem de perder definitivamente os 28K

Condiçao muito remota por enquanto

Essa teoria de rompimento tem de ter volume para valer é muito fraca, o que vale é o que esta na pedra

Longo prazo de 10 anos ? Penso longo prazo todos estaremos mortos....

Fernando

Anônimo disse...

Eu tenho uma teoria muito simples
ninguem previu a tal crise, tao crise que só foi ate agora de quebra de bancos americanos

dai nao acredito em previsoes de economistas, grafitistas, etcs

agora estao "prevendo" meses terriveis pela frente!!!

ate agora aqui no brasil nao teve NADA de ruim na economia, nao sentiu nada, temos ceu de brigadeiro ainda

entao nao acreditando em tragedias pré anunciadas nao acredito em primeiro semestre ruim ou pessimo

mais facil ser o segundo semestre talvez

talvez mais facil acontecer o contrario de tudo que tentam adivinhar, ninguem sabe nada

Jeremias

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fox,

Embarcando no debate de idéias, gostaria de fazer algumas colocações:

1 – Analisando os gráficos mensais dos últimos 10 anos, observei que em 01JAN99 o Ibov estava em 7.987 pontos, tendo evoluído até 73.920 em 01MAI2008. A mínima de 2008 foi 29.435, e estamos agora em 40.244 pontos (30% acima da mínima). Ou seja, para que entrou a 10 anos atrás, o Ibov evoluiu cerca de 9 vezes o seu valor e estaria agora realizando uma correção que “poderia” chegar aos 18.303 pontos.

2- A questão é que o país e o mundo evoluíram (tecnologia, comércio, globalização, legislação, etc.). As empresas possuem outra capacidade gerencial e o dinheiro em circulação é maior. Além disso, o aprendizado em termos de gestão evoluiu. Assim, acho improvável uma correção dessa magnitude (a não ser que o sistema financeiro quebre o que me parece que o mundo, cada vez mais, “keynesiano” não deixará ocorrer!).

3- A grande questão no momento é que o mercado “vive de expectativas”. Ninguém pode prever com certeza o que teremos pela frente. Quando alguns dados terríveis são divulgados eles já foram, na verdade, muito (!) antecipados pelo mercado (vide o que ocorreu quando saíram os últimos dados terríveis de desemprego nos EUA e a bolsa subiu!).

4- A expectativa no momento é o grande pacote do Governo de Barack Obama, que será muito maior que o de Roosevelt em 1930. Aquele “pacote” (da década de 1930) levou 10 anos para levantar a economia. A expectativa atual é de que o “pacote” de Obama leve “seis meses” para tirar o mundo da crise. Me parece um pouco absurdo! Nesse contexto, concordo com sua visão genérica de mercados em baixa até que uma mudança estrutural ocorra e que as altas atuais não possuem consistência!

5- Assim, temos o seguinte dilema:
Como ajustar a navegação nesse mar extremamente turbulento: Cabotagem próxima à costa (com alguma oportunidade de ganho - como nas últimas subidas em função das expectativas de curto prazo) ou aguardar a bonança (que vem depois da tempestade) para nos lançarmos em uma volta ao mundo mais segura. O problema é que essa bonança pode demorar muito mais do que imaginamos! (nova regulação, mercado imobiliário, confiança, etc..)

O que fazer dependerá, mais do que nunca, da capacidade individual de “GERENCIAMENTO DE RISCOS”. Estamos navegando em baixa visibilidade, sem radar, sem GPS e sem estrelas. Só sobreviverá nesse mar quem tiver muito senso do perigo que estamos correndo!!!!

Forte abraço,

Ronald

DrFox disse...

Caro Fernando,

Entenda o espaço e participe sem questionar ou ofender pessoas.

As oposições tem que ficar no campo das idéias.

Desejo-lhe sorte em suas operações de curto prazo.

[]'s

DrFox disse...

Bom dia Jeremias,

Como assim ninguém previu a crise? E o Taleb com seu "black swan".

Não sei qual seu objetivo em relação a investimentos, mas está certo ao não acreditar em ninguém, esse é exatamente o ponto chave, deve acreditar apenas em você.

Isso não invalida acompanhar as idéias e pensamentos de outras pessoas, sejam elas "istas" de qualquer linhagem.

Veja que bem ou mal, você já delineou a sua expectativa de primeiro semestre bom e segundo semestre com possibilidades de trovoadas.

Se acredita nisso, agora é só traduzir essa crença em ações e colocá-las em pratica.

Boa sorte!

DrFox disse...

Bom dia Ronald,

Mais uma vez, quero elogiar sua participação de alto-nível com a colocação de idéias.

É bom saber que mesmo não concordando em um ou outro tema, ampliamos o horizonte de visão.

Minhas colocações:

1) Concordo com a visão das variações nominais, mas acho importante olhar para esses valores desindexados, o que permitiria uma comparação mais justa.

As economias possuem um componente fixo e um variável, então é de se esperar um crescimento vegetativo a uma taxa relativamente constante, somado ou subtraído da parte variável.

Num prazo muito longo, o resultado sempre será de crescimento e isso se observa quando olhamos para uma escala de décadas seja em que índice for.

2) Não consigo concordar com essa expectativa, afinal somos humanos e a tendência é cometer os mesmos erros do passado, apenas em maior escala.

Justamente por isso não acredito nas soluções intervencionistas, o custo futuro é absurdo e a conta eventualmente chegará em algum momento.

3) Expectativa é sentimento de curto prazo e nesse "tempo" existe muita margem para manipulação o que dificulta a participação dos pequenos investidores.

Minha visão desse jogo é que o sistema ilude o pequeno investidor com pequenas vitórias até o ponto em que eles acabam sofrendo uma grande e irreparável perda.

Será que ainda há dúvidas de que 95% dos investidores pessoa física perdem todo seu capital em um período médio de 2 anos.

Em 2006-2007, eu vi muitos relatos de pessoas que perderam dinheiro com o mercado "em alta".

Em 2008, através do blog, recebi relatos tristes de pessoas que perderam economias de anos ao tentar ganhar do sistema.

Por isso sempre desconfio de qualquer ganho fácil, como por exemplo o comentário do Fernando ai em cima.

O sistema não é justo e totalmente desbalanceado em favor dos grandes investidores. Tentar vencer esse jogo consistentemente é a ilusão que faz quebrar os pequenos investidores. As excessões a regra são contadas nos dedos.

4) Como disse acima, não acredito na intervenção estatal, sempre vem acompanhada de um enorme custo social, uma armadilha engatilhada que será desarmada em algum momento futuro.

Esses mecanismos apenas transferem o problema para outro resolver. Apesar da elasticidade infinita dos Estados, ainda não existe uma forma imune de se fabricar dinheiro. Haverá sempre um custo escondido em algum lugar e em algum momento, o lado fraco ficará com a conta.

Um exemplo é o recente colapso imobiliário, muita gente ganhour muito dinheiro e no final os maiores perdedores foram aqueles que perderam suas casas.

Na bolha da Internet, muita gente ficou rica do dia para a noite. Quem perdeu? Todos aqueles que consumiram demais apenas por possuir ações de empresas que viraram pó do dia para a noite.

O custo sempre é repassado e apenas alguns sortudos escapam na crista da onda.

5) Não vejo a situação como um dilema. Tempos díficeis chegam junto com grandes oportunidades.

A dificuldade é saber se já estamos no ponto em que devemos entrar no barco ou se ainda temos algumas "marolinhas" para passar.

Eu acredito que ainda não é o momento e aceito perder um pedaço do novo ciclo de alta se estiver errado.

Se por acaso eu estiver certo o bolo ganhará uma cereja no topo.

Como sempre digo, é apenas uma questão de estratégia pessoal.

No mais você abordou o ponto chave, o negócio é gerenciar os riscos e não aceitar nunca perder capital e fecho repetindo duas regras do meu mentor virtual (Buffett):

a) Não deixar seus investimentos perder dinheiro.

b) Não esquecer da regra anterior.

O problema com essas regras é que elas são muito fáceis de ser entendidas e muito difíceis de ser aplicadas.

Um bom 2009 pra você Ronald e continue participando.

Grande abraço

DrFox

Anônimo disse...

Olá DrFox! Abrir espaço para que cada um dos leitores possa colocar suas idéias é uma atitude democrática da sua parte, parabéns por essa abertura. Só acho que alguns participantes podem melhorar seu vocábulo e observarem melhor suas afirmativas para que se mantenha o nível, afinal ninguém esta aqui para se agredir. Suas observações são bem colocadas e eu diria ate praguimaticas para alguns, particularmente não acredito que o sistema beneficie os pequenos investidores, esses só servem para pagar a conta, se nos EUA se vende créditos pobres, imagina aqui o que não se faz...

Anônimo disse...

Ola Fox
Um Feliz ano novo

Estarei aqui mais um ano tentando mostrar as falcatruas do mercado, das corretoras e alertando os investidores pessoa fisica que sao ludibriados por todos

Aproveitando o gancho na discussao
o Fox esta correto em que 95% dos investidores perdem no mercado, esse é o jogo, bolsa nao é algo que tem fechamento 0x0 como alguns dizem, muito menos as mentiras que mostram de pessoas que ganharam um milhao a partir de 10.000 reais em um ano, etc

Somente com muita experiencia, conhecimento e SORTE pode se ter algum ganho acima do CDI no longo prazo

É um jogo de cartas marcadas e alem disso as regras sao alteradas e manipuladas

As regras da roleta sao claras e nao tem falcatruas como existem na bolsa de valores

por tamto, em um cassino americano se tem mais chances de ganho do que na Bovespa

Concordo no que Fox disse que em teoria no longuissimo prazo sempre havera crescimento, mas isso vale para o indice e nao para todos papeis

Nao existe ninguem que possa acertar nada consistentemente no longo prazo que eu conheça, unica certeza que comprando qto maior for a baixa matematicamente esta mais proximo do zero e com menor chance de perdas, só isso é fato.

BolsaValores verdades

The Dominium disse...

Fox

Mas você está falando em MANIPULAÇÃO?!?!?!?!?

Isto "Non Ecsiste"! Ahahahahahah.....

Só os ingênuos ou quem tem intere$$e$ em esconder a verdade acreditam que não exista manipulação e cartas marcadas.

Um bom 2009 para você, cheio de REALIZAÇÕES*!

* Espero as Petr4 executadas nas "Opiças" a R$ 30,00 (+ prêmio R$ 6,00 Lançamento Coberto) e e não recompradas nos R$ 10,00 até o final do 1º semestre 2009, até lá só brincando com as "Opiças"

Junior

Anônimo disse...

Aqui irá virar o muro das lamentaçoes e arrempedidos

a maioria que esteve aqui provavelmente esta de fora dessa alta espetacular da bolsa!!!!!!

Mas bolsa é isso...tendencia de alta firme e forte por enquanto....

Romeu

DrFox disse...

Olá Bolsa Verdade,

Obrigado pela visita constante, mas meu amigo, deixe de lado essa coisa de "tentar" mostrar algo para os outros.

Já é difícil cuidarmos do que é nosso, não é?

A vida na bolsa não é mar de rosas.

Feliz 2009 pra ti também.

[]'s

DrFox disse...

Fala Junior,

Acredita que só hoje abri o email do sistema. Foi mal ai! :)

Hehehe, isso manipulação só existe na MATRIX. hehehe

Você e suas opiças hein, ficou viciado nessa coisa de VC, parabéns.

[]ão e Feliz 2009!

Obrigado por visitar o blog.

[]'s

DrFox disse...

Boa noite Romeu,

Ainda não consigo entender o que você tem a ganhar com uma postagem boba dessas.

Por acaso você ganhou esses 30%? Como já fiz antes com outros, eu te desafio a provar.

Na verdade, você ainda deve estar no prejuízo e torcendo pra subir mais um pouco só pra sair no zero-a-zero.

Aqueles com certezas demais são os primeiros a quebrar.

Repense suas ações e invista com inteligência, ficar cantando vitória não irá lhe acrescentar nada.

Feliz 2009!

[]'s

Anônimo disse...

Olá Fox, parabêns pelo trabalho.

Tenho uma dúvida, se você acredita tanto assim que o mercado continuará caindo porque não vende mini-índices e lucra 50%?

Ví que você se considera um Turtle Trader. Se esse é o caso você tem de estar ou comprado depois desta alta de 40%, ou vendido desde a perda dos 52.000 pontos (de um ponto de vista conservador), independente da estratégia de trend following que você use, donchian, médias móveis, breakout, etc.

Vejo muita preocupação em acertar o movimento da bolsa, não acho que esse seja o fator mais importante na especulação. Na minha opinião é mais importante gerenciar o risco.

Os grandes Trend Followers (turtles) do mundo raramente acertam mais de 45% mas são especialistas em gerenciamento de risco, como você bem sabe.

Não entendo as reclamações de algumas pessoas com relação a especulação, o mercado sempre foi e sempre será assim, não existe almoço grátis. Se o mercado fosse uma fonte de ganho fácil e sem stress jamais estaríamos aqui agora discutindo sobre bolsa de valores, este seria um jogo de poucos priviliegiados.

Ou aprendemos e aceitamos as regras do jogo ou então ficamos de fora. Bolsa não é pra todo mundo e acho que não tem problema nenhum nisso.

Abraços

DrFox disse...

Boa noite Ricardo,

Muito boa sua argumentação, estou gostando do ritmo de início de ano. Obrigado por visitar o blog.

Passei o ano de 2007 me preparando para o final da festa e comentei isso várias vezes no blog e em fóruns que participo.

Estive vendido praticamente dos 67K aos 40K fazendo hedge de posições. Considerando as rolagens e um ou outro desvio, diria que me protegi bem nessa queda e com isso pude conservar aquilo que já havia conquistado.

Tendência que pra mim é definida apenas pelas médias móveis simples de 50 e 200 períodos, isso quando não estudo os semanais e até mensais.

Risco é muito difícil de quantificar, capital não, então prefiro gerenciar o capital mais do que o risco.

Já li muita coisa sobre muitas pessoas e técnicas e hoje aplico o maior grau de simplicidade possível a meus estudos, o resto eu ignoro solenemente.

Sobre especulação, não vejo como reclamação, mas sim como constatação e penso que aquele que aprende a entender esse movimento, passa a enxergar oportunidades que os outros não enxergam.

No mais concordamos, bolsa não é para todos.

[]

Anônimo disse...

Onde que eu cuido do dos outros?

Sou uma fonte de informação e nao tenho egoismo

Alias se todos tivessem um pouco de solidariedade o mundo seria melhor......

A maioria só sabe ser omissa enquanto o problema é no vizinho, até a hora que chega na sua familia, dai reclama que ninguem faz nada

Chega de Hipocrisia

Essa matematica do cuido do meu e os outros que se danem não vale para mim

Sempre tive muito sucesso assim e nao penso em mudar

Meu pensamento é diferente: ajudo como posso desde que nao me atrapalhe em minhas atividades.

Que me custa escrever algumas linhas???????

Se eu salvar um cão no meio de milhoes abandonados já fico feliz...

Aqui só muda de cão para investidor..


Bolsa Verdades

DrFox disse...

Caro Bolsa Verdade,

Desculpe pela minha frase mal escrita, não tive a intenção.

Só tentei explicar independente de se querer ajudar, em relação a bolsa a grande maioria não consegue "ouvir".

Concordo com suas convicções e acredito que devemos fazer nossa parte sem exigir nada em troca, só assim crescemos.

[]'s