07 dezembro 2008

Dinheiro Medroso e Senso de Oportunidade

Bom dia pessoal,

A idéia para esse post surgiu da leitura no site da Bloomberg de um artigo sobre a bolha de demanda dos T-bonds de 10 e 30 anos, mesmo em face a um forte declínio na taxa de retorno, o que tem provocado uma alta fenomenal no preço de negociação desses títulos.

Basicamente, uma montanha de dinheiro está buscando abrigo nesses títulos do governo Americano, por acreditar ser a melhor forma de preservar seu capital, mesmo que remunerado por taxas que  vem se aproximando de zero.

Como sempre, minha mente curiosa me leva a pensar "outside the box" e me faz olhar para um futuro próximo.

Não me importo com o agora, pois o movimento atual é facilmente explicado pelo desespero instaurado no mercado.

Um dia a crise passa e um novo ciclo de crescimento será iniciado, isso pode ocorrer num período de meses ou mesmo um ou dois anos.

O fato é que em algum momento a economia voltará a crescer.

Quando isso ocorrer, essa montanha de dinheiro voltará a ter apetite por retorno gerando uma demanda contrária, a conseqüência será claramente uma derrubada nos preços e uma necessidade de oferta de taxas mais tentadoras por parte do governo.

Não sou nenhum especialista em renda fixa, mas tenho certeza de que tem gente graúda e experiente nesse mercado se preparando para colher uma boa safra.

Dois nomes vieram a mente, o primeiro logicamente é meu mentor virtual, o Buffett. O segundo, para surpresa de alguns, é um brasileiro recentemente imigrado de um banco suiço, especialista nesse mercado e com U$ 4 bilhões em caixa, com uma possibilidade de adicionar mais uma parcela de igual valor.

Quanto cada um deles irá colocar nessa engrenagem eu não tenho como estimar, mas duvido que deixarão passar em branco uma oportunidade como esta.

[]'s

DrFox

Do primeiro,

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fox,

Obrigado pela réplica ao meu comentário de ontem! Estimulado pelo seu post de hoje, curiosamente li o artigo referenciado. Uma frase me chamou a atenção.
“Extrema aversão ao risco”.
1- Numa leitura óbvia, a bolha que se forma na renda fixa significaria a busca de proteção contra o fim do mundo! Mas (como você bem falou!) as leituras no mercado não podem ser óbvias, nem vistas como a ilusão de ótica do “movimento perpétuo”;
2 - Ambos concordamos que há uma descarada manipulação em alguns mercados;
3 - Assim, acredito que, será MUITO difícil, por algum tempo, identificar SINAIS CLAROS de entrada na renda variável!
4 -Ficamos então com algumas poucas opções: Embarcar na bolha da renda fixa (?); assumir riscos (altos!) de curto prazo na renda variável; ou ficar fora (contabilizando os custos de oportunidade!).
Criando expectativas, não seria então esse o momento de seguir o ensinamento do seu mentor virtual e ser um pouco mais ousado em um momento de “extrema aversão ao risco”?
Volto a me perguntar se, por essa extrema aversão ao risco, não estamos "abaixo do pré-sal do fundo do poço"!?
Forte abraço,
Ronald

DrFox disse...

Olá Ronald,

Essa corrida para a RF, me parece mais uma falta de opção e muitos fundos, em especial os de pensão, pois são avessos a risco e recentemente sofreram fortes perdas.

Aquela coisa do administrador do fundo fazer a escolha "menos pior".

Acredito que não existe isso de hora certa para entrar no mercado, o que existe é a hora certa para uma determinada estratégia.

Deve ter muito daytrader ou swing trader ganhando dinheiro no contexto atual, mas isso é um jogo para poucos.

No conceito de investir na tendência, faz-se necessário esperar pela mudança.

O Buffett é meu mentor pessoal, mas de forma alguma penso em replicar seus movimentos, afinal ele tem um dom especial para ver as coisas antes do que a massa e se por alguma razão fizer um mal julgamento, pode pagar em tempo, até que o quadro reverta.

Nós pobres mortais não podemos nos dar a esse luxo.

Sobre o ponto do mercado tudo é possível e não há como saber para onde o mercado vai.

Hoje eu digo que ele vai para baixo, até segunda ordem.

Mais uma vez, parabéns pelos comentários e obrigado por participar.

[]'s

Anônimo disse...

O mercado sempre irá criar movimentos ilusorios, enganosos e é quase impossivel (a não ser por mero acaso) pegar sua virada em uma tendencia de queda.....penso ter mais possibilidades de acerto no topo do que no fundo....mais dificil ainda poder relacionar ao tempo quando o pior ja passou ou não

Lembrem que em 2002 saimos de 8.000 no IBOV, não podemos voltar ate lá? Tudo melhorou 100%, esta bem vamos dizer 16.000 IBOV

Buffet pelo que sei sempre foi muito bem relacionado com o governo americano, tambem possue estruturas fantasticas que permitem uma melhor leitura da economia com numeros e fatos que ajudam muito a tomada de decisoes
informações precisas sobre o que o esta ocorrendo no mercado real

os pobres mortais qdo muito tem uma agenda de mercado e opinao de feiticeiros de forum de corretoras

Nao descarto a quebra total dos EUA, sua bancarrota

Tomara novo presidente nao ser a xerox de Fernando Collor e ainda que seja um novo Rossevel ira preciar de tempo e dinheiro, muito dinheiro para as coisas melhorarem um pouco


Bolsa verdades

Anônimo disse...

Voce deveia ter mais humidade e ver que errou feio, feio mesmo!!!
vai secando que vai subindo, uns 10% otros 20%

Vai secando peste vai....

o mercado enxerga antes muito antes de vcs secadores

Jeremias

Anônimo disse...

cavalheiro do apocalipse
quem foi na sua

sifu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Romeu

Anônimo disse...

quanta dubialidade em seus testos e seus seguidores........tu é o jagunço do apocaliptico

Jeremias

DrFox disse...

Caros Jeremias e Romeu,

Vocês devem mesmo me admirar, é muita fidelidade.

Aproveitem seus cinco segundos de fama enquanto não embrulham peixe.

[]'s

DrFox