17 setembro 2008

DJI - Em direção aos 10K...

Bom dia pessoal,

A situação na matriz não está nada boa e mesmo com toda a intervenção recente, não acredito em recuperação no curto prazo.

Uma olhada rápida do gráfico mensal, sugere uma visita ao fundo da acumulação em torno dos 10.000 pontos.

É uma senhora queda desde os 14K, que reflete o impacto de uma política equivocada, amplamente financiada pelo deficit público.

Se foi para para pagar a guerra do Iraque ou apenas para atender demandas locais de lobbys de construturas eu não sei, mas o tamanho do estrago cada vez mais se consolida em torno dos 2 Trilhões.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fox,

Primeiramente parabéns pelo blog, sou leitor assíduo há algum tempo e sempre encontro análises interessantes por aqui. Mas desta vez terei de discordar.

Acredito que a crise atual tem muito pouco haver com o déficit público americano ou com política fiscal.

O problema veio mesmo do lado monetário, através de uma política monetária frouxa desde Greenspan, que mesmo vendo a "exuberancia irracional" como ele mesmo disse, manteve os juros baixos.

Isso fez com que os títulos lastreados em hipotecas ficassem bem mais atrativos, o que aumentou a demanda por eles. Com a demanda alta por títulos baseados em hipotecas, comecou-se a oferecer hipotecas para qualquer um, sem nenhum tipo de análise de crédito, já que o objetivo final era mesmo construir um título e vendê-lo. Além disso, as hipotecas eram garantidas por casas, e como os precos das casas estavam só subindo (justamente porque o crédito imobiliário estava aumentando, aumentando assim a demanda por casas!), emprestar dinheiro tendo casas como garantia era ainda um bom negócio, pois comprar imóveis era um negócio altamente lucrativo.

Junta-se a isso tudo o fato desses títulos terem a anuência das agências Fannie Mae e Freddie Mac, que tinham aval do governo, fazendo com que esses títulos fossem clasificados como AAA pelas agências de risco e tornando-os ainda mais atraentes, e você tem a fórmula para a explosao!

As agências de rating, modelos de risco e garantias do mercado financeiro têm muita culpa nisso também, como vimos ontem com a AIG, que foi rebaixada pelas agências de risco e foi chamada na margem, devido ao seu novo rating, mas nao tinham caixa para cobrir. Sorte que o FED liberou um financiamento de curto prazo para eles tendo as acoes do AIG como garantia.

Na verdade, enquanto o mundo aceitar comprar os "treasuries", está tudo tranquilo, já que o tesouro pode emitir dívida e bancar a estupidez de banqueiros ganaciosos, a loucura de presidentes, guerras e outros mais.

Abracos,

Guilherme

DrFox disse...

Bom dia Guilherme (xará), hehehe

Fiquei contente com seu comentário pois mostra uma visão ampla da situação.

Concordo com tudo que você falou e certamente a ganância dos "money managers" alavancou o problema.

Mas não dá pra deixar de interpretar essas decisões como um erro na política fiscal.

O FED sempre soube que juros baixos elevariam o consumo principalmente de bens duráveis.

Sabia também que haveria um reflexo artificial no preço dos imóveis e mesmo assim não fez nada pra parar a sangria.

O tesouro Americano estava e ainda está consumindo recursos a uma velocidade nunca antes vista.

No final boa parcela de todo esse dinheiro captado pelo sistema acabava revertendo mesmo era em títulos do tesouro.

Minha suposição pessoal era de que o grosso do din-din financiou parte da guerra, mas posso estar enganado, é só uma suposição.

Parabéns pela postagem e apareça sempre pra trocar idéias, é assim que aprendemos.

[]'s