23 julho 2008

DJI - Recordando o passado

Bom dia pessoal,

O movimento recente do Dow Jones parece surpreender muitos, afinal só se ouve falar em recessão e na crise financeira que vem já há algum tempo assolando os mercados da matriz.

O que então estaria por trás desse movimento violento de alta?

Já tem um tempo que só falamos em quedas, criando um sentimento generalizado de que o mundo acabou.

Me parece algo muito semelhante ao sentimento de climax da alta, quando todos falam dos ganhos "absurdos" da bolsa.

Não podemos esquecer que há muita gente graúda apostando na derrocada de várias instituições de porte relacionadas ao sistema de crédito habitacional, todos apostando fortemente na continuidade da queda.

A ironia dessas apostas contra gigantes financeiros, alguns com reputação que atravessa séculos, é que ela foi facilitada justamente por aqueles que hoje sofrem os ataques, pois movidos por ganância excessiva, cruzaram a linha do razoável e ao fazer isso deixar de ser predadores para tornar-se presas.

A lição que fica é que não há predador maior que o sistema, e aqueles que arriscarem provar o contrário podem até experimentar um curto período de êxtase. O problema é quando chega a conta.

Relacionando tudo isso, minha impressão desse repique é que trata-se de uma corrida de posições vendidas e que isso talvez seja um primeiro sinal aos abutres de plantão de que a temporada de fartura pode estar acabando também para eles.

Como sempre posso estar enganado, mas esses são meus dois centavos.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Anônimo disse...

Relacionando tudo isso, minha impressão desse repique é que trata-se de uma corrida de posições vendidas e que isso talvez seja um primeiro sinal aos abutres de plantão de que a temporada de fartura pode estar acabando também para eles.


Não entendi esse comentario? Seria que pode estar chegando a hora dos touros?
Ou os ursos ainda estao muito fortes?

Roberto

DrFox disse...

Olá Roberto,

Primeiramente, obrigado pela participação e por visitar o blog.

Tanto no final da alta como da baixa, o mercado vivencia um climax, com ações exageradas nas respectivas direções.

Nesse momento o mercado apresenta significativa posição vendida, quase criando um consenso.

Na bolsa, o consenso cria desequilibrios que em breve podem e serão explorados.

Quanto a frase, apenas insinuei que os ursos possam ter apertado o pé além do limite racional e agora são obrigados a dar um passo atrás.

Isso de forma alguma determina o final das quedas, mas pode ser o primeiro sinal de busca de um equilíbrio de forças no sistema.

O mercado pode oscilar em torno desse provável equilíbrio.

Retomada da alta me parece ainda um tanto quanto distante, exceto para alguns ativos escolhidos a dedo por suas características fundamentalistas.

[]'s