16 julho 2008

BOLSA, horizonte e objetivos...

Boa noite pessoal,

Já havia postado sobre esse tema no BRSM, mas achei que seria interessante trazer o assunto aqui no blog.

Na bolsa, a cada transação temos sempre um comprador e um vendedor. O que deixa sempre aquela ponta de curiosidade sobre o que motiva esse comportamento tão antagônico?

O fato de duas pessoas discordarem quanto a um determinado ativo, não representa necessariamente que apenas um dos lados esteja certo, pois trata-se certo ou errado irá depender da avaliação relativa do horizonte do investimento e dos objetivos de cada parte.

Para o scalper, daytrader ou mesmo swing trader, de nada adianta realizar análises num horizonte de dez (10) anos, pois seus negócios se desenrolam muito antes disso.

O contrário também vale para o 'Buy & Hold' ou 'Dividend Yelder', pois em nada lhe interessa a alta ou baixa recente de um ativo, mas sim o seu comportamento futuro daqui a 3, 5, 10, 15, 20 anos...

São essas diferenças que explicam como duas partes atuando em direções opostas, podem estar certas ou erradas ao mesmo tempo.

SOBRE O MEU PERFIL

Quem me acompanha já há algum tempo sabe que meu perfil de investimento vem se alongando a cada dia, pois meu objetivo está em obter remuneração para um futuro ainda distante (20 anos ou mais).

Hoje sou economicamente ativo e não dependo da bolsa para viver, mas daqui a 20 anos, talvez essa situação mude e nessa hora quero ter o suporte de um bom colchão financeiro, solidamente construído.

Então, pra quem gosta de ler meus posts, tenham sempre em mente esse detalhe, não estou olhando para o curto ou médio prazo.

E você, quais são seus horizonte e objetivo? Deixe aqui seu comentário.

[]'s

DrFox

6 comentários:

Felipe Cypriano disse...

Eu não tenho um horizonte fixo. Gosto de operar position, usando gráficos semanais.

E também tenho ações para longo prazo, analisando os resultados financeiros.

Comecei a operar a uns 9 meses. Acredito que ainda estou definindo meu "perfil".

Abraço

Anônimo disse...

Fox. Gosto desa sua visào de longo prazo. Queria aprender mais sobre como vc faz seu Hedge.

Não tenho experiência nisso.

Poderia fazer um post coloacndo detalhes (sei que vc opera mini-índice, masisso pra mim é coisa extraterrester por enquanto).

Abraços

Coitrader

Felipe Cypriano disse...

Boa pedida Anônimo. Também tenho curiosidade de saber com mais detalhes como é feito o hedge.

Abraços,

DrFox disse...

Boa noite Felipe e Cointrader,

Veleu pela participação, bacana saber um pouco do perfil de todos.

Sobre o hedge vou fazer um post sob o assunto.

[]'s

Anônimo disse...

Ola Dr. Fox...
como você, minha visão, construção e gerenciamento do portfolio é bem de longo prazo...

Acho interessante seu post, porque tenho recebido alguns comentários no meu blog de leitores insatisfeitos com os resultados obtidos nos últimos meses. :- ?

mantemos contato,
abraços.
Stock Buster

Anônimo disse...

Meu horizonte é de longo prazo. Talvez uns 15 ou 20 anos.