17 janeiro 2008

A importância do planejamento

Boa noite pessoal,

Mercados sangrando sem parar e muita gente em estado de "medo".

Quando se opera sem um planejamento é isso que acontece.

Eu gosto sempre de traçar cenários do que pode acontecer com o mercado, afinal mesmo com as melhores ferramentas, ninguém é capaz de prever com certeza o que irá acontecer amanhã.

Pessoalmente, acredito que os estudos e a previsão, apesar de importantes, pois balizam o que vem depois, correspondem a uma parcela pequena do grau de sucesso nos investimentos.

Uma coisa é você desenhar um cenário, outra bem diferente é você executar seu planejamento quando esse cenário se apresenta.

É justamente nessa hora que devemos mais acreditar em nossos estudos e em nosso planejamento.

Há alguns dias postei no fórum BRSM um possível cenário para o Dow Jones. Esse cenário levou em conta uma deterioração da situação de consumo nos EUA.

Me preparei para esse cenário e para dois outros, um neutro e um otimista.

Quando o cenário pessimista começou a tomar forma, eu agi de acordo com o planejado.

Hoje o mercado chegou num ponto em que considero ser uma boa oportunidade e em mais uma vez, tomei decisões em linha com esse desenho, desmontando um hedge que vinha trazendo desde o ano passado.

Claro que amanhã o mercado pode novamente dizer que estou errado, faz parte!

Se eu estiver certo estarei bem posicionado, se estiver errado devolvo uma beirada.

[]'s

DrFox

Nenhum comentário: